Funil de vendas: entenda como funciona a jornada do consumidor

Os novos hábitos de compra dos consumidores modernos forçaram empresas dos mais diversos segmentos a apostarem em estratégias eficientes para se adequar às novas exigências do mercado. Dentro dessas estratégias, o funil de vendas é um poderoso aliado para otimizar os resultados e promover mais vendas para um negócio.

O consumidor moderno não é mais influenciado por propagandas e campanhas que tentam vender diretamente um produto ou serviço. Pelo contrário, o novo consumidor quer ser educado e, para isso, busca conteúdos relevantes para ter certeza de que fará o melhor negócio ao fechar uma compra.
Apostar no funil de vendas como parte de suas estratégias de marketing digital pode fazer uma diferença significativa no número de vendas de sua empresa. Entenda melhor como ele funciona e como seu negócio pode se beneficiar!

Afinal, o que é funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico que emprega um conjunto de etapas e gatilhos, que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda, podendo ser considerado uma representação do caminho que o cliente percorreu até realizar uma compra.
O funil de vendas está diretamente relacionado às etapas da jornada de compra, ajudando a guiar o consumidor até o momento de fechar um negócio. É uma estratégia que ajuda a identificar em qual estágio de compra o consumidor está, permitindo que você pense nas melhores ações para dar suporte à jornada de compra.
O nome “funil de vendas” se deve ao processo como um todo, que se assemelha a um funil. A quantidade de pessoas que identificam que possuem um problema, passam a considerar uma solução e realmente realizam uma compra com sua empresa vai diminuindo gradativamente, tal como o formato de um funil.

Quais são as etapas do funil?

O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Saiba mais sobre cada uma delas!

Topo de funil

O topo de funil é considerado uma etapa de aprendizado e descoberta, já que, até então, o usuário não sabia que tinha uma necessidade ou problema a ser resolvido. Nesse primeiro momento, o consumidor começa a despertar sua consciência e passa a buscar conteúdos relevantes para aprofundar seus conhecimentos sobre determinado assunto.
O topo de funil consiste no primeiro contato que o usuário possui com sua empresa, mas ainda não é a hora de oferecer seu produto ou serviço. Pelo contrário, nesta etapa os conteúdos devem possuir caráter educativo e informativo para que o cliente passe a ter um entendimento melhor sobre o tema que está sendo abordado.

Meio de funil

O segundo estágio do funil de vendas está diretamente relacionado ao reconhecimento do problema e consideração da solução. É aqui que o usuário busca resolver seus problemas e necessidades, mesmo sem saber como fazer isso exatamente.
Seu produto ou serviço pode ser a solução que ele está procurando, mas também não é a hora de tentar vendê-los ainda. Sua função é ajudá-lo a encontrar a solução ideal para que ele faça um bom negócio. Lembre-se que é preciso estabelecer uma relação de confiança com o usuário para que ele se sinta seguro e preparado para realizar uma compra de sua empresa.

Fundo de funil

No fundo de funil, os usuários estão no momento de decisão de compra. Se você o conduziu bem pelas duas etapas anteriores, é muito provável que você tenha conquistado a confiança dele e as chances de que ele feche um negócio com sua empresa são bem altas.
Aqui é o momento de falar sobre seus produtos e serviços e como eles podem ser benéficos para solucionar o problema do consumidor, afinal ele está pronto para realizar uma compra e está apenas buscando a melhor opção do mercado. Mostre seus diferenciais competitivos e tente mostrar que sua empresa é a melhor opção para ele, mas sem informações enganosas e promessas milagrosas.

Como sua empresa pode se beneficiar com o funil de vendas?

Se com as informações acima, você ainda não está convencido do poder do funil de vendas, vamos te mostrar algumas vantagens a mais ao adotar essa importante estratégia em suas ações de marketing digital.
Em primeiro lugar, o processo de vendas de sua empresa fica muito mais otimizado e monitorado, já que é possível acompanhar o caminho que o usuário percorre na jornada de compra.
E sabendo em que etapa do funil de vendas o possível cliente está, fica muito mais fácil acompanhar o status de cada venda, permitindo que você utilize as melhores estratégias para fechar aquela venda.
E mais: ao colocar em prática o funil de vendas, sua empresa está se adequando aos novos hábitos de consumo e permitindo que você faça uma abordagem no momento certo, sem parecer invasivo, como ainda acontece nos métodos de venda do marketing tradicional.
Além disso, pode-se notar um aumento de produtividade em sua empresa, afinal quando você foca nos clientes certos e em estratégias assertivas, é possível otimizar os resultados e dar prioridade para oportunidades reais de venda.

Para que sua empresa possa se beneficiar com o funil de vendas é preciso pensar nos melhores temas e formatos para serem trabalhados em cada etapa. Criar conteúdo assertivos e que realmente serão úteis para o usuário é fundamental para que sua estratégia traga os resultados esperados. Para isto, é essencial contar com uma equipe especializada e que possa aplicar a melhor estratégia possível. É exatamente o que fazemos para nossos clientes aqui na WEBi. Entre em contato e tenha os melhores resultados também.
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