(Quase) Tudo que você precisa saber sobre o Search GPT!

(Quase) Tudo que você precisa saber sobre o Search GPT!

A internet já passou por muitas mudanças ao longo dos anos. Quem trabalha com marketing digital sabe muito bem disso. Até pouco tempo, as pesquisas giravam em torno do Google, onde o usuário digitava o que queria, recebia alguns links e escolhia manualmente quais páginas abrir. Isso muda com o surgimento do Search GPT.

Provavelmente, você sabe o que é ChatGPT, certo? É a Inteligência Artificial mais conhecida no mundo, lançada no final de 2022. Agora, a OpenAI, sua criadora, lançou o Search GPT, que é um mecanismo de pesquisa que bate direto com o Google. 

Mas você sabe como funciona esse buscador? Quais as diferenças para o Google? E como afeta as estratégias de SEO? Hoje, a Agência WEBi vai te explicar tudo sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

O que é Search GPT?

O Search GPT é um tipo de mecanismo de busca baseado em modelos de linguagem treinados para entender perguntas e oferecer respostas diretas, sem a necessidade de visitar diversas páginas antes de encontrar o que precisa.

Diferente do Google ou Bing, aqui o usuário faz uma pergunta e recebe uma resposta já organizada. Isso é uma maneira de diminuir a necessidade de conferir diversos links, o que torna o processo mais simples e fluido. 

Essa forma de pesquisa do Search GPT surge por meio da capacidade dos modelos de linguagem de compreender nuances, interpretar intenções e apresentar resultados em um modelo conversacional. Ele tenta analisar, sintetizar e organizar as informações da web para o usuário.

Outro ponto é que a ferramenta de busca da OpenAI atualiza-se em tempo real, buscando informações na web a cada interação. Nesse sentido, o leitor tem uma experiência bastante rica em detalhes.

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Como o Search GPT funciona na prática

O funcionamento do Search GPT é baseado em diversos modelos de linguagem que são treinados com vários volumes de dados textuais. Quando alguém faz uma pergunta, a inteligência artificial interpreta a intenção por trás dela e busca dados em tempo real, integrando informações de diversas fontes online. 

Desse modo, se alguém perguntar algo como “quais são os melhores tablets para estudar?”, não aparece apenas um compilado de links, mas sim um texto mostrando todas as características e com a sugestão de qual pode ser a melhor escolha para estudantes. 

O sistema “lê” a pergunta do usuário, interpreta nuances e apresenta uma solução ajustada às necessidades. Além disso, ele “aprende” conforme interage. Isso significa que, com o tempo, a ferramenta tende a entregar respostas cada vez mais alinhadas com o que o público deseja.

E como ter acesso à ferramenta?

Você pode acessar o Search GPT dentro do ChatGPT ou instalar a extensão no Google Chrome, para realizar pesquisas sem a necessidade de ter um chat aberto. 

Para ativar o modo pesquisa, basta selecionar o ícone de um planeta, na barra de pesquisa do chat. Veja o exemplo na imagem abaixo:

A relação do Search GPT com o Google

Esse é um debate interessante, mas preocupante para alguns. O Google é referência há décadas por entregar páginas e páginas de resultados, organizando a internet e criando padrões no SEO

Agora, existe o Search GPT que apresenta outra abordagem: entregar pesquisas em formato de respostas mais diretas. Enquanto o Google apresenta uma lista de opções para o usuário escolher, a ferramenta da OpenAI fornece uma resposta pronta, como se fosse uma conversa.

Isso não significa que o Google vai desaparecer, pelo contrário. É o site mais acessado no mundo, repleto de funcionalidades, serviços integrados e um ecossistema que existe há décadas. Por outro lado, as pessoas têm uma nova opção de busca disponível. 

Aquela empresa que antes só pensava em ranquear no Google, agora tem a possibilidade de se destacar no Search GPT. Isso altera estratégias de conteúdo, que passam a focar na qualidade do texto, na clareza e na objetividade das informações oferecidas.

Qual o impacto no SEO?

E como funcionam as estratégias de SEO para o Search GPT? Essa é uma das dúvidas de quem investe em marketing digital. Assim como já acontece quando pensamos em otimização para Google, para YouTube ou até TikTok, agora entramos em uma fase de SEO para o GPT.

O conteúdo deve ser mais refinado, direto e bem estruturado. Afinal, o Search GPT irá “ler” esse conteúdo e entregar respostas já resumidas para o usuário. Não basta apenas rankear bem, é necessário produzir textos que realmente ajudem, informem e sejam confiáveis. 

Assim, você ganha pontos tanto com o SearchGPT quanto com o público que faz a consulta.

Google e Search GPT travam um novo embate na internet

Adaptando sua estratégia de conteúdo para o Search GPT

Diante dessa nova forma de busca, é importante repensar a maneira como você cria e organiza o conteúdo do seu site. Se antes o foco era apenas o ranqueamento no Google, agora é preciso uma abordagem mais ampla e detalhada, que entregue respostas claras, úteis e objetivas. 

Assim, quando o usuário faz uma pergunta ao Search GPT, a sua página tem mais chances de fornecer a resposta ideal para a ferramenta apresentar.

Uma boa estratégia é responder diretamente às dúvidas comuns do público, mantendo um tom claro e acessível. Além disso, um conteúdo bem estruturado, com subtítulos coerentes e informações organizadas, facilita o entendimento da IA, que tende a compreender melhor o que está sendo abordado e a utilizar esse material na hora de responder.

Grandes portais, quando se tornam referência, naturalmente aparecem em destaque mesmo nas pesquisas mais gerais.

Tenha cuidado com fontes e referências

A ferramenta da OpenAI consegue buscar informações em tempo real na web. Por isso, é importante citar fontes verdadeiras e confiáveis em seus conteúdos. O Search GPT valoriza artigos que demonstram consistência e credibilidade, pois isso torna a resposta mais útil.

Atente-se à experiência do usuário

Assim como o Google, o buscador do GPT também valoriza a experiência do usuário. Pense sempre na jornada de quem acessa o seu site e o caminho que ele deve percorrer para ler uma informação. A ideia aqui é sempre facilitar o caminho do leitor. 

Trabalhe com formatos que facilitem a compreensão. Listas, gráficos, tabelas e exemplos práticos tornam o conteúdo mais atrativo. 

Materiais completos e explicativos ganham links diretamente para suas páginas principais e até mesmo páginas de produtos.

Diversifique os formatos

Outro ponto que faz a diferença é a diversificação dos formatos de conteúdo. O Search GPT acessa várias fontes e analisa diferentes tipos de material. Se, além do texto, você criar infográficos, vídeos curtos ou até mesmo podcasts, a sua página passa a ter diversos formatos de informação, o que resulta em uma consulta rica.

Monitore os resultados e ajuste a rota

Assim como no Google, o SEO para o Search GPT requer monitoramento. Observe se o seu conteúdo aparece quando você mesmo faz perguntas ligadas ao seu nicho. Caso não veja seu material, revise o texto, acrescente informações, trabalhe títulos mais claros ou inclua exemplos mais específicos.

O ajuste é contínuo. Assim como o SEO tradicional, a otimização para o Search GPT exige uma avaliação constante.

Conteúdos que mesclam vídeos, texto e publicações até nas redes sociais, também ganham colocação no novo formato de pesquisa.

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Então, conseguiu entender mais sobre o Search GPT? Certamente, é uma ferramenta revolucionária. 

Ao criar conteúdos, lembre-se de seguir todas as dicas que comentamos até aqui. Dessa forma, é possível ganhar mais visibilidade e credibilidade.

Aqui, na Agência WEBi, já estamos de olho e trabalhando em estratégias voltadas para o Search GPT. Se você deseja saber mais sobre nossos serviços de SEO, acesse aqui e veja como podemos ajudar a sua empresa. 

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