Saiba qual é o site ideal para seu negócio

Saiba qual é o site ideal para seu negócio

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

Ter ou não ter um site é uma dúvida que já não deveria mais existir. Atualmente, recomenda-se que toda empresa tenha o seu site; afinal, tudo e todos estão na internet. Como já dizia uma frase de Bill Gates em 1999: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas — as que fazem negócio pela Internet e as que estão fora dos negócios”. Dito isso, você imagina qual é o site ideal para seu negócio?

Saber a resposta para essa pergunta é essencial, pois, hoje, o desenvolvimento de sites se apresenta como uma atividade com diversas possibilidades. Hoje, é possível encontrar sites de todos os tipos pela internet. E para que a atuação da sua empresa entregue os melhores resultados, a sua página deve ser o site ideal para seu negócio.

Mais do que simplesmente ter um site, é necessário ter um site que transmita a mensagem da empresa; que mostre o que ela é, o que ela vende e quem é o seu público. Pare e pense nisso: o que seria da atuação online do Magazine Luiza se o site da empresa fosse um one page institucional ao invés de um e-commerce? Ela com certeza não seria uma das maiores varejistas do Brasil.

Na sequência deste texto que a WEBi preparou, nós iremos te mostrar os tipos de site mais comuns, explicar cada um deles e, por fim, ajudar você a entender qual deles é o site ideal para o seu negócio.

Boa leitura!

 

Tipos de site mais comuns

 

1. Site institucional

Começamos com um tipo de site muito comum: o institucional. Muitas empresas usam este tipo. Trata-se de um conjunto de páginas que tem como objetivo apresentar a empresa para seus clientes. Costuma ser bem informativo e cheio de detalhes, incluindo a história da empresa e outras informações como telefone e endereço.

Normalmente, o site institucional tem pelo menos 5 ou 6 páginas, sendo uma delas o blog; o qual pode ser usado como uma oportunidade para trabalhar com marketing de conteúdo e Search Engine Optimization (SEO). Outras páginas muito comuns aqui são “Home”, “Quem Somos” e “Contato”.

 

2. One page

O one page, por sua vez, pode ser o site ideal de quem não quer inserir tanta informação no próprio ambiente online. Seu funcionamento e seu objetivo são muito semelhantes aos do site institucional comum, mas com um diferencial. Enquanto o institucional conta com várias páginas, cada uma dedicada a um assunto diferente, o one page — como o próprio nome já sugere — é composto por apenas uma página.

Ao clicar em um dos ícones do menu, o usuário não é direcionado para uma página sobre o assunto em questão; o que acontece é que a própria home rola até o conteúdo desejado. Com isso, ao invés de termos uma página dedicada ao contato, por exemplo, o que temos é uma seção da home separada para ele.

 

3. Catálogo

Mais uma vez, temos um tipo de site parecido com o institucional; várias páginas, cheio de conteúdo e trazendo muitas informações a respeito da empresa. O detalhe que faz este ser único? A possibilidade de incluir um catálogo, ou seja, uma página inteira para os produtos e serviços. Este é, provavelmente, o site ideal para a maioria das micro, pequenas e médias empresas. 

Nele, também é possível disponibilizar um formulário dentro de cada produto, no qual o usuário pode solicitar uma cotação diretamente desta página específica. Pode-se também disponibilizar um carrinho de compras para solicitar cotação de vários produtos de uma só vez, porém sem possibilidade de cadastro ou pagamento.

Quando a empresa tem um site assim, ela não permite apenas que o usuário a conheça; ela também já mostra tudo que ele irá encontrar por lá. Isso melhora a experiência do usuário, visto que ele provavelmente saberá se a empresa tem o que ele procura, e ainda facilita um eventual contato.

Vale citar aqui que, juntamente com o institucional, este é um dos tipos de site que nós mais desenvolvemos por aqui na WEBi.

 

4. Loja virtual

Por fim, o último dos tipos de site mais comuns que nós trouxemos é a loja virtual, chamada também de e-commerce. Ela funciona de uma maneira que lembra a do catálogo; contudo, enquanto o catálogo foca na informação e usa uma página para apresentar produtos e/ou serviços, a loja virtual tem muito mais interesse nos produtos e, é claro, na venda através do próprio site.

Essa é, inclusive, a maior diferença da loja virtual: ela permite que as compras sejam feitas dentro do site; o catálogo não. Empresas de varejo, como a já citada Magazine Luiza e mais algumas que incluem Casas Bahia, Ponto Frio e Lojas Americanas são ótimos exemplos de empresas que apostam no e-commerce para aumentar suas vendas.

 

Qual desses é o site ideal para o seu negócio?

Depois de conhecer todos esses sites e ver um pouco sobre como eles funcionam, você já consegue dizer qual é o site ideal para o seu negócio? Como em tantos outros setores que fazem parte do marketing, tudo irá depender do seu caso, dos seus objetivos e do tamanho e tipo de atuação da sua empresa.

Caso você não tenha uma lista de produtos, mas sim algo mais específico e único, talvez o site institucional seja o seu site ideal. O mesmo funciona para o site one page, ainda mais para quem quer apostar no minimalismo e em uma experiência que chama muito a atenção dos usuários — especialmente no mobile.

Se estivermos tratando de uma empresa com uma gama de produtos e serviços um pouco maior, o catálogo pode ser mais interessante; especialmente quando o ticket médio é maior e a necessidade de negociações é muito presente.

Quem aposta no varejo, por fim, e tem condições de lidar com uma “segunda loja”, pode ter no e-commerce a opção que mais irá contribuir diretamente com o aumento das vendas.

No final das contas, como citamos, o site ideal irá depender de cada caso.

 

O que não depende de nada, porém, é a qualidade do seu site. É imprescindível que o seu “terreno online” seja desenvolvido por alguém que entenda do assunto e que seja capaz de fazer algo bonito e, ao mesmo tempo, satisfatório para o usuário.

A criação de sites é um dos serviços que nós realizamos aqui na WEBi, sempre entregando páginas de qualidade que dão autoridade digital para as empresas que as detêm. Entre em contato conosco hoje mesmo e veja o site ideal que nós podemos fazer para você! 

Se você já possui um site, mas não está 100% satisfeito com os resultados dele, então nós te oferecemos um DIAGNÓSTICO GRÁTIS.

E caso tenha gostado do texto e queira receber mais, não deixe de seguir a WEBi nas redes sociais! Nós estamos no Facebook e no Instagram.