Hoje em dia, os profissionais de marketing e vendas devem entender sobre o comportamento dos clientes. É praticamente uma obrigação, principalmente porque o mercado está cada vez mais competitivo. Com uma plataforma de dados CDP, por exemplo, você consegue fazer isso facilmente.
Esse sistema operacional facilita o agrupamento e a organização dos dados de clientes, o que oferece uma visão unificada e detalhada sobre a jornada do consumidor. Quando a sua empresa investe nessa tecnologia, é possível melhorar e otimizar as ações de marketing e vendas. Bacana, não é mesmo?
Neste artigo, a Agência WEBi vai explicar mais sobre como funciona uma plataforma de dados CDP e quais são os principais benefícios ao implantá-la no seu negócio. Continue a leitura!
O que é uma plataforma de dados CDP?
Conhecida como Customer Data Platform, a plataforma de dados CDP é uma ferramenta que coleta, unifica e organiza dados de clientes provenientes de sites, aplicativos, redes sociais, sistemas de CRM e e-commerce. Isso gera detalhes sobre cada etapa da jornada de compra de um consumidor.
Esse sistema é muito útil para analisar o desempenho das campanhas de marketing e de vendas, obtendo maior clareza sobre os canais de tráfego que realmente colocam dinheiro no seu bolso.
Além de fazer o mapeamento da jornada do cliente, a plataforma de dados processa todas as interações dos usuários. E é aqui que você consegue entender o comportamento e fazer algumas ações personalizadas para melhorar a experiência do comprador.
Por exemplo, dentro da plataforma, é totalmente possível identificar quais canais geram mais leads e quais conteúdos convertem melhor. Através desses dados, você consegue otimizar campanhas de marketing e melhorar o relacionamento com o público.
E sabe qual é o resultado disso? Campanhas mais direcionadas e com ROI (Retorno Sobre o Investimento) alto. 🚀
Como funciona uma plataforma de dados de clientes?
Na prática, uma plataforma de dados CDP funciona através da ingestão, integração, armazenamento e segmentação das informações dos clientes.
Primeiramente, os dados são coletados das fontes de comunicação e vendas da empresa. Em seguida, eles são integrados e unificados em um único espaço, possibilitando uma análise mais específica e estratégica.
Depois da coleta, os dados passam por um processo de integração e armazenamento para fazer a criação de perfis detalhados dos clientes. Aqui, entram informações sobre compra, interesses, demografia, etc.
Através de uma dashboard com todos esses dados, você ou sua equipe consegue criar campanhas para públicos específicos, segmentados por idades, regiões e interesses, e com uma comunicação diferenciada.
📊 O profissional de Business Intelligence (BI), por exemplo, é um dos que mais utiliza a plataforma de dados. Inclusive, ele é responsável pela criação da dashboard e gestão de dados na maioria dos casos. |
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4 benefícios de investir em uma plataforma de dados CDP
Ok, já deu para perceber que esse tipo de plataforma é muito útil, certo? Para trazer mais clareza sobre, confira a seguir os 4 principais benefícios de investir e implantar uma plataforma de gestão de dados no seu negócio:
1 – Aumenta a otimização de campanhas
Com todos os dados do cliente em mãos, é possível otimizar as campanhas de marketing com grande facilidade. Você pode otimizar alguns anúncios para um público nichado, com copies mais adequadas.
Tudo isso aumenta a taxa de conversão, além de diminuir ou aumentar alguns KPIs importantes, como CPC, CPL, CTR, entre outros.
2 – Melhora a personalização da jornada de cliente
Uma plataforma de dados oferece uma experiência personalizada ao longo de toda a jornada de compra.
Com base no comportamento e nas preferências do consumidor, as equipes de marketing conseguem adaptar as mensagens e ofertas em tempo real, aumentando as interações e as vendas.
3 – Maior eficiência no CRM
A plataforma de dados também ajuda no CRM (Customer Relationship Management) da sua empresa. Quando todos os dados estão em um único local, é mais fácil fazer a gestão do relacionamento com o cliente.
Isso porque a área de marketing e de vendas tem acesso às últimas interações, comportamentos de compra e preferências do consumidor, possibilitando oferecer uma abordagem bem personalizada.
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4 – Otimiza o direcionamento de investimentos
A integração de dados oferece ótimas métricas sobre direcionamento de verba para campanhas de marketing e vendas. Os profissionais conseguem saber exatamente quais ações estão dando ou não ROI.
Então, conseguiu entender mais sobre a plataforma de dados CDP? Como vimos, ela é fundamental para uma empresa que quer escalar seus resultados utilizando a tecnologia a seu favor.
Através desse sistema, é possível obter dados de vários canais, personalizar a experiência do consumidor e tomar decisões certeiras.
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