Meta descrição: dicas para ser encontrado no Google

Meta descrição: dicas para ser encontrado no Google

Ao fazer uma busca no Google, você nem sempre quer clicar no primeiro resultado, pois nem tudo corresponde exatamente ao que você procura. Nesse momento, pode ser extremamente útil encontrar um breve texto, quase um resumo, indicando o que você vai ver ao clicar no link. Isso é a meta descrição.

Em termos gerais, a meta tag é um grande facilitador para a experiência do usuário ao utilizar um mecanismo de busca. E é por isso que ela pode te ajudar a atrair tráfego orgânico para o seu site.

Neste texto, você vai conhecer mais sobre essa ferramenta, além de ver exemplos e outras dicas para ser encontrado no Google.

O que é?

Meta descrição — também chamada de meta description — é o texto de apoio de qualquer página que aparece nos resultados de busca do Google. Ela também aparece quando você compartilha um link no Facebook ou WhatsApp

Olhe o exemplo do site da WEBi na busca do Google: 

Como você pode ver, a descrição fica embaixo do título e serve para complementar as informações da página em questão. Assim, no caso da nossa agência, você já sabe, só pela meta, que somos referência em Inbound Marketing

Se você encontrou esse nosso post pelo Google, é possível que você também tenha visto a meta descrição sobre meta descrição. Confuso? Não tem segredo. Basta pensar em um resumo, como o do exemplo acima, que já te dá as pistas do conteúdo. 

Em um mundo cada vez mais acelerado, em que todo mundo quer ganhar tempo, a meta description é fundamental para o clique do usuário. Por meio dessas pistas, ele decide, de antemão, se quer acessar aquele conteúdo ou não. 

Justamente por isso, é importante que o texto usado na meta description seja coerente e não um apanhado de palavras-chave do assunto sobre o qual você esteja escrevendo. Esse resumo também deve ser atrativo e mostrar exatamente (e de forma honesta) o conteúdo. 

Exemplo de meta descrição

Para que você entenda melhor a meta description, vamos olhar um exemplo aqui da WEBi, agora de uma landing page!

Neste exemplo, vemos a imagem criada quando o link é enviado, com meta description criada para a LP em destaque na parte de baixo

A partir do exemplo, conseguimos observar que a meta descrição deve ser feita pensando no usuário, com uma descrição clara do conteúdo da página em questão. Caso o Google entenda que o conteúdo está bom para o usuário, poderá usá-lo na íntegra nos resultados de busca — lembrando que o Google não conta tudo sobre como o seu algoritmo funciona e que a meta descrição pode ou não aparecer como foi pensada por você. 

Para ajudar o Google, e o usuário do seu site, é importante que cada página do seu site (ou post de blog) tenha uma meta description configurada especificamente para ela. Mesmo que isso não seja um fator para rankeamento, esse resumo, como dissemos, interfere, principalmente, na decisão pelo clique no link da página. 

Assim, algumas fontes sugerem que o tamanho de uma meta descrição gire em torno de 140 ou 160 caracteres. Porém, o Google é quem define quanto desse conteúdo será apresentado, de acordo com o dispositivo utilizado pelo usuário e com o espaço disponível.

Para outras aplicações, como divulgação em Facebook, Facebook Ads, Twitter ou WhatsApp, não há uma quantidade pré-determinada. As plataformas estão em constante atualização e, por isso, é preciso testar e ficar atento ao tamanho que elas disponibilizam.

Meta descrição e a busca no Google

Quase todas (ou todas) as ações do Google envolvem a experiência do usuário. Com a meta description não é diferente.

Para mostrar a meta descrição que será exibida, o Google usa diversas informações que estão dentro do conteúdo da página como: uma lista, um parágrafo, ou a descrição configurada por você.

Quando ele acredita que a página ofereça uma descrição mais precisa aos usuários do que uma simples busca do conteúdo da página, ele recorre ao conteúdo que foi configurado por você no seu WordPress ou Wix (ou outra plataforma). Ou seja, faça sempre o resumo da melhor maneira possível!

Em resumo…

A meta descrição pode não ajudar diretamente no ranqueamento do seu post (há controvérsias), mas melhora a experiência do usuário. E o Google valoriza a experiência do usuário acima de tudo. 

O mecanismo de busca premia as páginas que oferecem boas práticas para o usuário. Logo, com uma boa meta descrição, você está sim fazendo um trabalho de otimização para que sua página esteja entre as primeiras no resultado de busca.

Aqui na WEBi, produzimos conteúdos com as melhores técnicas de otimização, para que sua empresa seja encontrada no Google e em outras plataformas. Quer conhecer mais? Acesse nossas páginas no Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e LinkedIn!

*Texto produzido por Artur de Bem (Analista de Inbound da WEBi) e Emilly Lopes (Redatora da WEBi).