Por que preferimos criar sites em WordPress?

Postado em 18 de agosto de 2021 por Agência WEBI na categoria Blog

Tempo de Leitura:
Quantidade de palavras:

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

WordPress é o nome do CMS mais conhecido do mundo. CMS é uma sigla para Content Management System, termo que pode ser traduzido para Sistema de Gestão de Conteúdos. Na prática, os CMS são um tipo de plataforma de sites.

E a preferência não é sem razão; muitos desenvolvedores o preferem por motivos diversos, desde a praticidade de utilização até a alta segurança que proporciona. Aqui na WEBi, nós fazemos parte deste time, preferindo criar nossos sites em WordPress e, consequentemente, oferecendo o melhor que há no mercado para cada cliente.

Contudo, se você não atua no setor, pode até ser que já tenha ouvido falar no WordPress, mas não saiba por que ele é tão bom, certo? Neste texto, a WEBi te explica por que nós e tantos outros não abrem mão do WP para a criação de sites — através de 8 motivos que mostram a superioridade da plataforma em vários pontos.

Continue a leitura e entenda!

 

8 motivos para preferirmos criar sites em WordPress

 

1. É o CMS mais utilizado do mundo

O WordPress não é apenas o CMS mais conhecido do mundo, como também o mais usado. E essa liderança é bem expressiva. No mercado dos Sistemas de Gestão de Conteúdos, 60% de todos os sites do mundo foram criados no WordPress. Para se ter uma ideia, o segundo colocado representa apenas 5%.

Mesmo considerando outros tipos de sites, não apenas os CMS, o WordPress ainda lidera com folga, sendo o local de 34% dos sites ativos em todo o planeta. E isso indica um fato: se tantas pessoas escolhem a plataforma, é porque ela realmente é a melhor disponível.

Empresas de renome, como The New York Times, The Walt Disney Company, BBC America, Sony Music e, é claro, a Agência WEBi, são apenas alguns dos exemplos de empresas que escolheram o WordPress como sua casa online.

 

2. Altamente otimizado para SEO

Em tempos remotos, muitos diziam que o site de uma empresa era seu “cartão de visitas online”. Esta afirmação, no entanto, morreu junto com a Web 1.0. Hoje, um site precisa de muito mais que isso; é necessário que ele apresente a melhor usabilidade possível, tenha todas as informações sobre a empresa e ainda ofereça conteúdo de qualidade.

Tudo isso não apenas para que os usuários tenham uma boa experiência com o site, mas também para que ele seja encontrado nos maiores buscadores da internet, como o Google. As técnicas utilizadas para figurar nas primeiras posições fazem parte do que chamamos de SEO.

E, dependendo do CMS que você utiliza, suas técnicas de SEO podem ser favorecidas ou prejudicadas. Neste sentido, o WordPress é uma das melhores opções. Várias das ferramentas internas da plataforma não apenas facilitam seu SEO, como também dão insights para deixá-lo cada vez melhor.

 

3. Possibilidades quase infinitas

Quer um site complexo, recheado de informações e contendo dezenas de páginas? Você pode. Prefere um site mais enxuto, com poucas páginas e com apenas o básico? Você também pode!

Um dos pontos mais positivos dos sites em WordPress — tanto para os desenvolvedores quanto para os donos de empresas — é a flexibilidade que ele tem. Basicamente, você pode deixar seu site com a cara que quiser. Ele não apresenta a mesma limitação que é observada em outras plataformas.

 

4. Facilidade de acesso e edição

Você sabia que não precisa ser um expert para mexer em seu site? É claro que, para fazer o desenvolvimento, recomenda-se a contratação de um profissional experiente. Afinal, um site mal feito apresenta todo tipo de consequência negativa, desde a experiência do usuário até o SEO.

Entretanto, pequenas alterações, como a atualização de uma página “Quem Somos”, por exemplo, podem ser feitas apenas tendo um conhecimento mais básico. A postagem de conteúdos de blog também é bem simples, além de intuitiva.

Na prática, isso significa que os sites em WordPress permitem que você faça edições por conta própria, sem precisar entrar em contato com um profissional sempre que quiser mudar algo.

 

5. Alta segurança

Independente do segmento da sua empresa e do tamanho do seu site, você está suscetível ao ataque de hackers. Evitar que isso aconteça é uma missão quase impossível, mas existem algumas medidas que dificultam bastante a ação dos ataques maldosos, aumentando a segurança.

Um dos melhores pontos de sites em WordPress é a praticidade que se tem para aumentar a segurança. Além de permitir a ativação de certificados SSL com facilidade e oferecer dezenas de plugins destinados à segurança, basta que você mantenha a sua versão atualizada para que a própria plataforma ajude a combater potenciais riscos.

 

6. Integrações e plugins

E, falando em plugins, este é mais um ponto que faz os sites em WordPress se destacarem quando comparados aos de outros CMS. Com plugins de desenvolvedores dos mais diversos, você pode adicionar funcionalidades específicas ao seu site, deixando ele ainda mais personalizado e ampliando suas possibilidades.

E ainda há a questão das integrações. Softwares como a RD Station e o Google Analytics são indispensáveis para qualquer site da atualidade, e o WordPress permite que a integração desses softwares seja feita sem que haja maiores problemas.

 

7. Suporte de todos os tipos

Mesmo que a plataforma apresente facilidades que ajudam até usuários mais leigos, você pode acabar se deparando com alguma dúvida ao longo do processo. Nesses casos, não há motivos para se preocupar: o WordPress conta com suporte de chat 24 horas, 7 dias por semana.

Além disso, lembra que falamos que ele é o CMS mais utilizado do mundo? Graças a isso, existem vários fóruns na internet dedicados à plataforma. Quando tiver alguma dúvida e precisar da ajuda de pessoas com mais conhecimento e experiência no assunto, basta recorrer a um desses locais para conseguir ajuda rápida e qualificada.

 

8. Extremamente rápido

Nós já falamos sobre como sites em WordPress são os mais recomendados para quem investe em SEO, certo? A otimização que ele oferece para deixar seu site melhor rankeado não para nas ferramentas internas que citamos.

Um dos fatores que mais importam para o SEO de um site é a velocidade de carregamento dele. Usuários estão cada vez mais exigentes em relação à velocidade, e seu site não pode demorar mais do que poucos segundos para abrir completamente; caso isso aconteça, é provável que o usuário desista, feche o site e sua posição no Google seja prejudicada.

Para que você nunca mais precise se preocupar com isso, o WordPress tem recursos que fazem seu site ficar mais rápido. Armazenamento em cache avançado e redução de arquivos CSS são alguns dos exemplos mais significativos.

 

Venha ter um site da mais alta qualidade!

Mais que mostrar as vantagens do WordPress, o objetivo deste texto foi mostrar por que a WEBi e seus desenvolvedores preferem desenvolver sites nesta plataforma. Não é à toa que ela é a mais utilizada do mundo; seus benefícios são incontáveis.

E se você entende a importância de ter um site otimizado para alavancar de vez os seus negócios, também deve fazer parte do imenso grupo de pessoas que possuem um site na plataforma.

A WEBi trabalha com a criação de sites personalizados, otimizados e eficientes há mais de 20 anos. Se você está buscando o melhor para a sua empresa no ambiente digital, saiba que você pode contar conosco.

Para saber mais e entender tudo que podemos te oferecer, é só entrar em contato!