Marketing para o mercado náutico: dicas e insights de um case de sucesso!

Marketing para o mercado náutico: dicas e insights de um case de sucesso!

Criar estratégias de marketing para o mercado náutico pode ser considerado um desafio e tanto… é preciso muita criatividade, estudo de segmento e conhecimento das melhores expertises para campanhas de sucesso.

Aqui na WEBi, agência especializada em marketing digital há 23 anos, aceitamos esse desafio 5 anos atrás, através da parceria estabelecida com a FS Yachts. 

A partir de então, temos aplicado estratégias e colhido resultados que comprovam que é possível sim se destacar no mercado náutico! 

E hoje, queremos apresentar esse grande case de sucesso para vocês, juntamente com insights incríveis de inbound marketing para você aplicar nesse segmento. 

Fique até o final para conferir as dicas e elevar o nível da sua empresa no mundo da navegação!

Quem é a FS Yachts? 

A FS Yachts é um estaleiro, e se posiciona no mercado náutico há mais de 25 anos através da fabricação e venda de lanchas únicas e personalizadas, novas e seminovas, com itens e acabamentos de série. 

Seu objetivo com a parceria da WEBi é se tornar uma empresa de referência em seu segmento no mundo digital, além de delegar a função de estratégias de marketing para um time com a expertise para isso.

Desde então, nós temos trabalhado em busca desse objetivo. Afinal, num mundo virtualizado como o de hoje, a empresa que não estabelece o seu posicionamento no meio digital também não conquista o seu lugar ao Sol, não é mesmo? 

Desafios da FS Yachts antes da parceria com a WEBi:

Assim como a maioria das empresas, a FS Yachts também possuía desafios para atingir o seu objetivo de posicionamento online, que incluíam:

  • centralização de todos as tarefas de marketing no diretor comercial da época, que criou o site e gerenciava os anúncios, mas necessitava delegar as funções de marketing para ter mais tempo para a empresa, além de necessitar da expertise de um time de marketing para alcançar a maturidade digital desejada;
  •  ausência de estratégias para atração, nutrição e conversão dos leads, dependendo exclusivamente dos anúncios pagos para isso;
  • site com erros de performance, o que prejudicava a acessibilidade/conversão dos usuários em leads.

Esses foram os principais obstáculos enfrentados em 2018. 

Aqui na agência WEBi, entendemos que uma estratégia utilizada de forma isolada e focada em apenas um estágio do funil de conversão não é efetiva, sendo que o Inbound Marketing é a forma mais eficaz de atrair e nutrir toda a base de leads de uma empresa, respeitando a jornada de compra do cliente. 

Assim, para causar um impacto positivo e duradouro da marca no público interessado em todas as suas etapas de consciência dentro da jornada de compra, nós criamos campanhas para cada etapa do funil, da seguinte forma:

Objetivos traçados pela WEBi para solução dos desafios enfrentados: 

Após a análise do cenário, diagnóstico das melhorias e comparação com o mercado concorrente (benchmarking), a WEBi elaborou um planejamento de marketing digital focado em resultados, tendo como base a essência do Inbound Marketing:

  • Criação e otimização do novo site do estaleiro;
  • Gestão de redes sociais;
  • Produção de conteúdos estratégicos com técnicas de SEO;
  • Automação de marketing para a geração e nutrição das oportunidades de negócio;
  • Planejamento de pauta e produção de materiais ricos;
  • Criação de Landing Pages;
  • Vídeo Marketing;
  • Gerenciamento das campanhas de Google Ads com foco em otimização da performance e ações em conjunto com as estratégias de inbound;

Assim, consideramos que esse planejamento foi essencial para o sucesso do marketing para o mercado náutico no caso do estaleiro FS Yachts. 

Além do principal: criar uma estratégia que funcione a longo prazo, e que não dependa somente do investimento em anúncios pagos para acontecer, de maneira que a busca orgânica predomine os resultados de atração e conversão de leads

E como na WEBi o desafio dado é desafio cumprido com maestria, apresentamos para vocês alguns resultados dessas estratégias em ação, durante todo esse período de 5 anos:

Desempenho do site da FS:

O site anterior à parceria da WEBi contava com diversos erros de performance, o que prejudicava em muito a acessibilidade do usuário, o alcance e a experiência dele dentro das páginas. 

Essa era a situação do site em junho de 2018, de acordo com uma ferramenta que avalia a nota de performance do site perante os critérios do Google :

Agora note a diferença no site atual, com a aplicação de melhorias envolvendo a otimização de site e estratégias de SEO, além de todo impacto visual, pensando na usabilidade (UX):

Dá só uma olhadinha no visual antigo e no site novo da FS, desenvolvido e otimizado pela Agência WEBi: 

Quanta evolução, não é mesmo? A experiência do usuário no site é fundamental e central para que toda a estratégia de marketing digital dê certo!

Por isso, fica a dica: se você quer ser bem sucedido na sua estratégia de marketing para o mercado náutico, ou para qualquer outro segmento, um site otimizado é o ponto básico para isso!

Mas não para por aí…

Conquistas obtidas nas origens de tráfego e conversões

Hoje, com 5 anos de implementação de estratégias de Inbound Marketing, a FS Yachts recebe visitas e conversões através de todos os seus canais, não somente dos anúncios pagos, como ocorria anteriormente.

Vale dizer que esses resultados já começaram a aparecer no primeiro ano de projeto! Confira o depoimento do cliente logo após o primeiro ano de parceria com a WEBi:

Perceba as principais origens de tráfego e conversões atuais, em ordem de acessos:

  • Busca orgânica (ferramentas de busca com Google, Bing, Yahoo), mais de 70% em relação aos demais canais de aquisição;
  • Mídia paga (Google ads e Face ads);
  • Display (anúncios em rede display como adsense);
  • Tráfego direto (inserido diretamente no navegador);
  • Referências em blogs ou sites externos;
  • E-mail (links em campanhas de e-mails);
  • Redes Sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn);

Resultados em números – FS Yachts, case de sucesso no marketing para o mercado náutico

Hoje, através do trabalho de inbound marketing que a WEBi desenvolve, a FS Yachts atinge tráfego orgânico mensal equivalente a $3,413 dólares, caso tivesse que investir em Google Ads para conquistar os mesmos resultados!

Caso você não saiba, o tráfego orgânico no marketing digital é toda atração de público que vem de forma ‘’não paga’’, ou seja, não há interferência do investimento em anúncios para recebimento desse tráfego, mas sim a aplicação de estratégias de inbound que demonstramos acima. 

Confira os dados diretamente da plataforma responsável por análise de resultados de tráfego e palavras-chave Ubersuggest:

Fazendo a conversão para reais com o dólar atualmente em R$ 4,86, seria o mesmo que R$16.587,18 por mês, em média!

Mais conquistas no tráfego orgânico 

  • Tráfego orgânico mensal estimado em mais de 13.000 usuários;
  • Aumento na autoridade de domínio;
  • Aumento no número de backlinks internos e externos;
  • 60% do tráfego orgânico são de origem do blog;

Primeiras posições do Google

Através do trabalho de SEO, hoje ranqueamos na primeira página para a palavra-chave principal do negócio da FS Yachts, ‘’lanchas’’:

Também estamos em primeiro lugar nos anúncios pagos:

Os conteúdos de blog também conquistam a primeira posição orgânica, com palavras-chave bem estratégicas: 

💡Como ser encontrado no Google? Dicas para aparecer nos resultados de busca

Case de Sucesso na Pandemia

O aumento de visitas no site gerou crescimento de oportunidades para o setor comercial da empresa, inclusive durante a pandemia. 

Nos meses de Abril e Maio de 2020, no auge da retração da economia em decorrência da paralisação das atividades, a parceria do estaleiro com a Agência WEBi gerou um aumento de vendas em 70% comparado ao primeiro trimestre de 2020, com 44% através de estratégias orgânicas. 

Os resultados repercutiram de tal forma que a agência WEBi foi selecionada para participar do evento Cases de Marketing: como não parar em momentos de crise, da RD Station, além de ganhar uma página exclusiva no site da RD Station, sobre este case em parceria com a Agência WEBi.

Clique aqui para conferir o vídeo completo.

Além disso, o sucesso repercutiu no mundo náutico, chamando a atenção inclusive da Revista Náutica, referência no segmento:

O case de sucesso demonstra duas coisas: a importância de estar no digital, especialmente em um período de crise como foi durante a pandemia, e a importância de investir em relacionamento em todos os canais de comunicação, de acordo com a etapa do funil que o lead se encontra. 

Por isso, se você quer escalar os resultados da sua empresa aplicando estratégias de marketing para o mercado náutico, não tenha dúvidas que investir em uma agência de marketing digital especializada em inbound marketing é um caminho certeiro para atingir esse objetivo!

Conheça a Agência WEBi e escale os seus resultados no digital! Quem sabe, o próximo case de sucesso não é o da sua empresa? 

Texto escrito por Letícia Loize Cardoso, analista de conteúdo da WEBi.