Aplicativos e extensões de inteligência artificial no Marketing Digital

Aplicativos e extensões de inteligência artificial no Marketing Digital

Até hoje, foram poucas as tecnologias que conseguiram ser aplicadas de maneira tão universal quanto a IA (Inteligência Artificial). Mas será que o uso de programas, sites e extensões como o ChatGPT são realmente universais? Será que inteligência artificial no marketing digital também é uma boa ideia?

Quando falamos de tecnologias inovadoras é fácil ficarmos com dúvidas como estas. Porém, fazendo as perguntas certas, para os especialistas e para os robôs, e com um pouquinho de imaginação, é possível, sim, aplicar esse tipo de modernidade também para a comunicação e propaganda.

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O que significa Inteligência Artificial 

Apesar de ter nascido na década de 50, o conceito de Inteligência Artificial é, hoje, um dos mais amplos e debatidos por pesquisadores que inovam e aplicam a tecnologia em uma série de ramos da ciência.

Resumidamente, e no contexto da Inteligência Artificial no Marketing Digital, esse termo se refere a uma nova forma de programação parecida, ou que tenta simular, a forma como pensamos, captamos dados, resolvemos problemas e devolvemos uma solução.

Digamos que você possui uma dúvida se um determinado tema pode ser interessante para seu público alvo. Ao invés de ter de pesquisar manualmente e ler uma série de artigos para descobrir, a IA consegue consultar e resumir dinamicamente uma série de conteúdos para alcançar uma resposta.

Respondendo de forma adaptada para seu tipo de pergunta, e muitas vezes trazendo exemplos de conteúdos para sua inspiração, esse tipo de tecnologia se aproveita de pontos, como o “Machine Learning”, para se aprimorar e trazer soluções cada vez mais adaptadas para a sua necessidade. 

Como funcionam a maioria das Inteligências Artificiais

Hoje, muito distante de prompts e programações super complexas, o uso das IAs está cada vez mais fácil e comum. Mas você sabe como operam as engrenagens que fazem funcionar essas Inteligências Artificiais?

Combinando algoritmos, modelos de linguagem e muita tomada de decisão, por detrás de janelas intuitivas, como as do ChatGPT, Bing e Bard, existe um mundo de computação complexa que podemos usar em nosso favor.

Para deixar mais fácil o seu entendimento de como aplicar a inteligência artificial no marketing digital, vamos trabalhar cada uma dessas etapas com o seguinte objetivo:

“Ideias de conteúdo para imobiliárias”

Coleta de dados

Assim como você e eu, nesta etapa a máquina capta todas as informações possíveis para iniciar sua tarefa.

Para encontrar ideias de conteúdo para imobiliárias, a IA vai para a internet, ou seus bancos de dados fechados, e acumula todas as possíveis fontes de informação sobre o tema. Aqui podemos imaginar que artigos sobre o setor imobiliário, o público do setor, formas de atrair a atenção e muito mais seja acumulado de uma só vez

Aqui, como explicamos em nosso vídeo no YouTube, é fundamental que seja feita uma boa pergunta, ou “prompt” para que a IA vá atrás de informações e fontes corretamente direcionadas ao tema.

Processamento de Informação

Com todos os dados coletados, desde a pergunta, até os artigos das mais variadas fontes, a Inteligência Artificial começa o processo de análise e limpeza do que é, ou não, relevante para a tarefa.

Conteúdos repetidos, com pouca autoridade ou informações não relevantes para o tema são descartados para evitar erros, apesar que, em alguns casos, essa etapa possa não ser perfeita. 

Apesar de inicialmente a máquina acumular textos e informações de uma infinidade de portais de marketing, aqui ela começa a filtrar para aqueles que mais escrevem sobre o setor de imobiliárias e construção civil, por exemplo, e que mais recebem visitas de usuários interessados.

Aprendizado

Utilizando algoritmos, a IA começa seu processo de aprendizado.

Lendo os conteúdos e comparando informações entre as diversas fontes e a pergunta inicial, a máquina pode entender qual melhor resposta deve dar, que tipo resposta é melhor aceita pelo usuário e como essa resposta será aplicada.

Aqui, se o usuário já tiver feito alguma interação pedindo informações ou dicas sobre o tema de marketing digital, a Inteligência Artificial já vai poder dar uma resposta mais alinhada ou de forma continuada com o que foi produzido anteriormente.

Resposta

Esta é a etapa final, onde o programa, aplicativo ou extensão irá oferecer a resposta para a sua pergunta inicial.

Em forma de imagem, texto ou áudio, todo o conteúdo processado será repassado, da melhor maneira possível. 

Vale lembrar que esse acumulado de ideias para uma imobiliária, como foi nossa pergunta inicial, pode ter respostas que nem sempre condizem com a realidade. Ou que estejam postas de maneira muito superficial.

Cabe a você, ou um profissional da área, julgar e aprofundar sua pesquisa e uso da ferramenta. Isso para que, aos poucos, ela esteja cada vez mais alinhada com o seu uso

Ainda no nosso exemplo, lembre-se que muito mais do que texto e imagem, estas mesmas plataformas podem ser usadas para criar estatísticas e fazer levantamentos. Tudo para poder ajudar a embasar um argumento ou dar credibilidade para seu texto. 

Consultando sites do governo e de inúmeras plataformas de aluguel e venda, seria possível gerar médias de valor, interesse e perspectiva. Uma fonte rica de conteúdo para inúmeros posts e artigos em vários pontos do setor imobiliário.

💡Leia mais – Números e estatísticas – Como dar mais credibilidade a sua mensagem?

Inteligência Artificial no Marketing Digital

Agora que nós já sabemos como o “cérebro” destas IAs funciona, vale conhecer algumas delas. 

Sendo bastante úteis na hora de gerar conteúdos, ideias, ou facilitar o nosso trabalho, essas ferramentas são uma alternativa cada vez mais prática para que a nossa criatividade tome forma e a produtividade seja elevada. Confira!

1 – Voice Remaker

Um assistente gratuito para a geração de voz a partir de texto, o Voice Remaker é uma extensão para o Chrome que permite a qualquer pessoa converter texto em fala, voice-overs e ditados. São mais de 100 vozes em 15 opções de idioma para você usar como narração para seus vídeos, posts e apresentações.

2 – Vidyo

Cansado de ter de resumir e editar aquelas apresentações intermináveis do seu chefe? Experimente o Vidyo!

Ideal para criar clipes curtos para TikTok, YouTube, Instagram e até mesmo LinkedIn, essa plataforma edita e transforma em poucos minutos qualquer upload feito para ela. 

3 – Sheet+

Você colocou no currículo que possui “Excel Avançado”, e agora está tendo que ver centenas de vídeos para poder fazer um calendário no Google Sheets? O Sheet+ veio para te salvar!

Apenas com a descrição da sua necessidade, ou consultando uma biblioteca de conteúdos, essa plataforma consegue em poucos segundos criar fórmulas ou explicar o uso de fórmulas já prontas.

4 – Fireflies

Sua rotina de trabalho envolve muitas reuniões online? Se a resposta for “sim”, o Fireflies pode dar uma acelerada na sua rotina!

Funcionando tanto para o Google Meet, quanto para outros tipos de aplicativos de reunião pelo navegador, como Zoom e Teams, o Fireflies captura, transcreve, resume e até analisa os vídeos para que você não perca nenhum tópico importante em uma reunião com seus clientes.

5 – Midjourney e Stable Diffusion

Aqui vamos destacar duas ferramentas com funções parecidas. O Midjourney e o Stable Diffusion são Inteligências Artificiais generativas muito usadas no marketing e em outras áreas para a criação de imagens “originais” para uma variedade de projetos.

Convertendo texto em imagem, são uma boa forma de criar conteúdos simples ou gerar inspirações para você e sua equipe.

Bônus – PromptBox

Se a escrita de “prompts” e o uso de IAs é algo comum no seu dia a dia, ou se você precisa de uma inspiração para saber o que pedir, o PromptBox pode oferecer uma ajuda importante.

Ele ajuda na organização e criação de linhas de comando para serem utilizadas em todas as plataformas que mencionamos anteriormente. O PromptBox permite também que os usuários salvem, compartilhem, organizem e usem prompts em apenas um clique.

💡 Leia também – Inteligência Artificial Online – O ChatGPT vai ditar o seu conteúdo?

Conferiu os sites e as ideias de vantagens que esse tipo de aplicativos e extensões podem gerar para o uso da inteligência artificial no marketing digital da sua empresa ou perfil pessoal?

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