Qual o impacto do Pix no e-commerce?

Qual o impacto do Pix no e-commerce?

Se você consome notícias, qualquer que seja o formato, é certo que ficou sabendo da chegada do Pix por aqui. Funcionando oficialmente desde novembro de 2020, ele veio para mudar completamente a forma de realizar transações bancárias, especialmente entre pessoas físicas. Mas, e quanto ao comércio? Você acha que haverá algum tipo de impacto do Pix no e-commerce?

A verdade é que esse impacto já pode ser observado. E, na sequência deste texto, a WEBi te mostra isso. Ao longo deste artigo, você poderá entender melhor o que é o Pix, como ele funciona e quais são as transações que podem ser feitas através dele. Além disso, nós ainda mostramos as principais vantagens que ele traz para sua loja virtual e, por fim, o impacto do Pix no e-commerce na prática.

Boa leitura!

 

Entendendo melhor o que é Pix

Como citamos na introdução, o Pix é uma nova modalidade de transações bancárias, vindo para substituir o TED e o DOC para a maioria dos brasileiros. Basicamente, o que muda com ele é a praticidade e a velocidade da transação. Enquanto, antes, era preciso esperar alguns dias úteis para que o pagamento caísse, agora tudo ocorre instantaneamente — e sem a cobrança de taxas adicionais.

Bancos digitais, como o Nubank e o Inter, por exemplo, já permitiam transações sem taxas e instantâneas entre contas do mesmo banco. Com o Pix, clientes de todos os bancos podem fazer o mesmo para contas de qualquer outro banco. Se você tem uma conta na Caixa e quer transferir para uma conta do Banco do Brasil, o Pix permite que a transação seja instantânea e gratuita.

Vale lembrar ainda que esses benefícios estão válidos a qualquer momento. Independente do dia e horário — mesmo em finais de semana e feriados — o Pix permite que os pagamentos caiam na hora. Em um mundo cada vez mais rápido, ele se mostra como a principal solução para pagamentos ágeis.

 

Como ele funciona e quais são os tipos de transações que podem ser feitas?

O funcionamento do Pix é através das famosas chaves. Para se cadastrar, basta criar uma pelo aplicativo do seu banco. Sua chave pode ser seu CPF, número de celular, e-mail ou até mesmo um código aleatório. Lembra que as transferências “antigas” exigiam uma infinidade de dados, como CPF, nome completo, conta e agência? Agora, é só inserir a chave do Pix e pronto!

Quanto aos tipos de transações, podemos afirmar que o Pix inclui praticamente todos os setores da sociedade. É possível realizar transferências entre pessoas físicas, pessoas físicas e comércios, comércios e fornecedores e até mesmo entre órgãos governamentais. 

Isso quer dizer que não são apenas os consumidores que se beneficiam com o sistema; também estamos podendo observar o impacto do Pix para o e-commerce, visto que é possível receber o pagamento de produtos e serviços na mesma hora por meio dele.

 

4 vantagens do Pix para sua loja virtual

Agora que você, além de conhecer o Pix, já sabe um pouquinho mais sobre ele, chega a hora de ver quais são as vantagens que ele pode trazer para a sua loja virtual e, consequentemente, o impacto do Pix para o e-commerce no geral. Veja:

 

1. Você recebe os pagamentos na hora

Quando se trabalha com cartões de crédito e boletos, o pagamento pode demorar dias ou até mesmo semanas para cair na sua conta. Tudo depende da empresa com quem sua loja virtual trabalha. No final das contas, receber o pagamento o quanto antes é o cenário ideal, não acha?

Pois este é o primeiro impacto e benefício do Pix para seu e-commerce. Ao disponibilizar uma chave e dar essa opção de pagamento no seu site, você recebe o dinheiro na mesma hora que o consumidor realiza o pagamento. Isso faz com que não seja necessário depender do prazo dado por outras empresas.

 

2. A entrega é agilizada

Depois de atrair um cliente e conquistar sua compra, tudo que você quer é que a experiência dele com o seu serviço seja a melhor possível, certo? Assim, aumentam as chances deste cliente comprar com você de novo, além de recomendá-lo para amigos e conhecidos.

E, quando falamos em uma boa experiência para clientes de e-commerce, provavelmente o fator mais importante é a entrega. Empresas que entregam em poucos dias, como é o caso da Amazon, costumam ter um grande destaque no mercado e ser a preferência da grande maioria dos consumidores.

Com o Pix, a entrega agilizada acaba sendo uma consequência. Como o pagamento cai na hora, você já pode enviar o produto no mesmo dia. Isso torna o processo bem mais ágil e faz com que o produto chegue na casa do cliente muito antes do que seria no caso dos boletos.

 

3. Seus clientes têm mais opções de pagamento

Há quem prefira pagar de um jeito e há quem prefira pagar de outro. Mesmo apresentando inquestionáveis vantagens para todos os envolvidos, o Pix pode não ser a preferência de todos. Mas é importante que ele seja uma opção. Quanto mais alternativas de pagamento você dá aos seus clientes, maiores as chances de que eles fechem negócio.

Além disso, você também se mostra mais profissional. Dar mais opções automaticamente indica que sua loja tem mais parceiros, aumentando sua confiabilidade. E, quando o assunto é compras pela internet, todos nós sabemos que poucos aspectos são tão importantes quanto a confiança dos usuários.

 

4. A satisfação dos clientes aumenta

Por fim, a última vantagem que mostra o impacto do Pix no e-commerce é uma espécie de consequência de todas as outras. Ao oferecer mais opções de pagamento, ter a oportunidade de receber o dinheiro na hora e entregar com mais velocidade, você deixa o cliente mais satisfeito.

Clientes mais satisfeitos são clientes que compram de novo. São clientes que deixam comentários positivos, avaliam o atendimento da loja e fazem com que mais usuários a vejam e tenham vontade de comprar. Tudo é um ciclo, e o Pix pode ajudar a fazer com que ele seja positivo.

 

Afinal, qual é o impacto do Pix no e-commerce?

Como você pôde ver com as vantagens, o impacto do Pix no e-commerce pode ser extremo. Ele já tem sido muito utilizado para a realização de transações entre pessoas físicas, tamanha é a facilidade que traz às rotinas.

Agora, basta implementá-lo para deixar o processo mais vantajoso para os consumidores e, com isso, aumentar as vendas. Quando falamos em e-commerce — e no comércio em geral —, vender mais sempre é o principal objetivo, certo? Obter um grande lucro com as vendas é o que irá garantir o sucesso da sua loja virtual.

 

E aí, conseguiu entender o impacto do Pix no e-commerce? Curtiu o texto? Caso tenha gostado e queira continuar recebendo conteúdo, não se esqueça de seguir a Agência WEBi no Facebook e no Instagram!

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