Como lançar um site de e-commerce e fazer sucesso logo no primeiro dia?

Postado em 18 de janeiro de 2021 por Agência WEBI na categoria Blog

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Nos dias de hoje, um site não é apenas uma ferramenta de marketing adicional, muito menos um folheto glorificado. É uma ferramenta essencial de branding e marketing que deve ser explorada em todo o seu potencial para obter o máximo de benefícios.

Lançar um novo site está longe de ser fácil e, se você não fizer isso corretamente, pode acabar perdido entre cerca de 1,94 bilhão de sites que estão ativos atualmente. Os erros que podem ser cometidos ao lançar um website incluem falta de planejamento, design não responsivo, nome de domínio impróprio, tempo de carregamento alto, conteúdo pobre e palavras-chave não focadas.

Neste artigo, lhe daremos dicas de como criar um site de e-commerce  bem-sucedido, desde a criação do design até o lançamento.

 

Todo empreendimento começa com um plano

A criação de um roteiro para seu novo site garante que todos os envolvidos estejam na mesma sintonia, com um  cronograma estabelecido e todos cientes de suas responsabilidades, necessidades e objetivos.

A equipe deve ser formada por pessoas com diferentes habilidades e talentos, e o designer do site precisa coletar as ideias e usá-las para gerar um conceito claro. Ao criar uma linha do tempo, lembre-se de que todo plano pode dar errado, portanto, deixe algum tempo para o reparo dos danos.

 

Teste sua ideia

Como você saberá se seu plano é bom se não o experimentar? Muitos empreendedores correm para os projetos sem testar os conceitos básicos primeiro. A maioria deles acaba falhando.

Comece sua pesquisa online. Verifique sua concorrência. Consulte o Google Reviews  e outros sites de avaliação para descobrir o que as pessoas mais precisam e esperam de sites  como o seu.

Existe um mundo inteiro lá fora que você precisa explorar. Vá para a rua e converse com pessoas reais. Obtenha suas opiniões e comentários. Veja como você pode encaixá-los em seu plano. Lembre-se de que um dia eles podem se tornar sua clientela.

 

Escolha um nome de domínio

nome de domínio

Escolher o nome de domínio certo é um dos componentes essenciais do planejamento. Se o nome não for apropriado, você corre o risco de perder muito tráfego. O nome de domínio deve ser abordado como um nome de marca. Por isso, durante a seleção, você precisa considerar como isso pode influenciar o seu SEO e a classificação nos motores de busca.

Um bom nome de domínio deve ser curto, fácil de lembrar e pronunciar. Se você conseguir inserir palavras-chave – melhor ainda. Além disso, você deve pensar sobre o que seu público irá pesquisar no Google ao pesquisar empresas como a sua.

 

Plano de hospedagem 

plano de hospedagem

A hospedagem é a casa que você escolherá para  seu site, portanto, ela precisa ser de qualidade. Confira aqui serviços considerados confiáveis. Não é algo que seus visitantes verão, mas confie em nós, eles saberão a diferença, especialmente se  seu site travar durante um pico de  tráfego. Algumas pequenas empresas optam por um serviço de hospedagem gratuito, o que leva a partilharem a hospedagem com sites que podem comprometer o desempenho do seu site (por exemplo, mywebsite.wordpress.com). Além de parecer ruim, isso também lhe causará problemas de tráfego.

A hospedagem compartilhada é uma opção acessível para quando você precisa operar com um orçamento apertado. É como dividir um apartamento com um colega de quarto. Como qualquer situação de moradia compartilhada, pode ter suas desvantagens  – a primeira é seu colega de quarto ter tantos convidados que ninguém pode caber em seu quarto. Em uma situação de hospedagem compartilhada, isso se traduz no alto impacto do tráfego em seu site.

Um plano de hospedagem dedicado significa que você está falando sério. Ele permite que você alugue um servidor completo para suas necessidades. É a opção mais confiável para quando você espera grandes picos de tráfego e oferece mais proteção e segurança.

 

Escolha um sistema de gerenciamento de conteúdo

cms

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) são projetados para tornar sua vida mais simples, especialmente se você não tem experiência com codificação. Esta ferramenta permite que você altere e adapte a aparência do front-end do seu site, para criar páginas, criar portfólios e adicionar artigos de blog. Também oferece a oportunidade de gerenciar vídeos, imagens e outras mídias.

No início, os CMSs não eram tão fáceis de usar e simplificados como são hoje. A maioria dos que você encontrará são bastante intuitivos e simples de usar. No entanto, você ainda precisa fazer uma escolha.

Alguns dos mais populares são WordPress, Squarespace e Shopify. Escolha um CMS que  se adapta melhor às suas necessidades e às especificidades do seu negócio e, em seguida, tome uma decisão baseada em pesquisas.

 

Conteúdo, palavras-chave e SEO

seo

Essas três coisas irão determinar amplamente a classificação do seu site nos resultados de pesquisa. Uma estratégia de conteúdo irá percorrer um longo caminho para garantir classificações e aumentar o envolvimento do público. O conteúdo deve ser único, interessante e envolvente e, para isso, você provavelmente precisará de escritores profissionais ou pessoas talentosas dentro da empresa que estejam dispostas a compartilhar sua experiência e conhecimento.

Ferramentas de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) como Moz, Ahrefs e até mesmo a Ferramenta de palavras-chave do Google Ads o ajudarão a encontrar as palavras-chave mais populares. Embora você certamente possa treinar os funcionários sobre como usá-los para definir as melhores palavras-chave para o público-alvo, isso geralmente custa um pouco em termos de tempo e recursos.

Para empresas menores, pode ser melhor procurar um consultor ou uma agência para implementar uma estratégia de SEO. Travis Jamison, proprietário da Smash Digital, sugere que se busque um serviço de SEO totalmente gerenciado, pois pode ser uma opção muito mais acessível no longo prazo para muitas pequenas empresas.

 

Design que deixa uma ótima primeira impressão

Um site bem projetado deve ser limpo, em vez de visualmente opressor, fácil de navegar e em coerência com o seu setor. Deve incluir elementos visuais da marca, como o logotipo da empresa, slogan e outros elementos gráficos relacionados ao seu negócio. Os visitantes devem ser capazes de dizer exatamente do que se trata o site nos primeiros sete segundos de exibição da página principal.

 

Prepare um conteúdo altamente valioso para o primeiro dia

As primeiras impressões são importantes e, se você não tiver algo para atrair visitantes no primeiro dia, eles não voltarão no segundo. Primeiro, você precisa de um conteúdo viral que mereça promoção pesada. 

Você também precisará de um conteúdo fundamental que possa ser relevante para outros leitores e que os atraia a permanecer no seu site por mais tempo. O conteúdo deve responder às perguntas mais importantes que o seu público-alvo está perguntando em relação ao seu setor. Isso ajudará a posicionar seu site como o futuro local de destino para esses tipos de respostas.

O conteúdo também deve ser fácil de compartilhar nas redes sociais. 

 

Crie uma página de teaser antes do lançamento

Assim como teasers e trailers de filmes servem para aumentar a empolgação sobre o próximo evento, uma página de “em breve” criará um ambiente de expectativa e convencerá as pessoas a prestar atenção ao que você tem reservado para elas.

A página de teaser deve incluir informações sobre sua empresa, seus objetivos e no que você está trabalhando. Você também deve usar slogans e dicas para gerar buzz. Use esta oportunidade para coletar endereços de e-mail e notificar as pessoas quando o site for lançado.

 

Maximize a eficácia do seu lançamento

Iniciar com um estrondo significa construir relacionamentos antes do lançamento real. O que você precisa é de pessoas falando sobre seu site. E não qualquer pessoa – se esforce para chamar a atenção de influenciadores com um público-alvo semelhante. Investigue os influenciadores de seu campo antes do lançamento. Compartilhe o conteúdo deles e entre em contato com eles para saber como eles se sentem em defesa de sua marca. Ofereça a eles a oportunidade de compartilhar seu conteúdo em sua mídia social e site.

Você pode criar uma “equipe de rua” convidando as pessoas a fazerem parte da equipe de lançamento por meio do Formulários Google ou do Survey Monkey e, em seguida, compartilhar teasers e outras atualizações do site.

 

Teste o site

E se você lançar seu site e descobrir que ele contém bugs ou é muito lento? Isso prejudicaria sua reputação e exigiria muito controle de danos para consertar o desastre.

Felizmente, existem pessoas que testam seu site gratuitamente. O pessoal do Peek by User Testing fornecerá informações valiosas sobre como os visitantes interagem com o seu site. Eles também informarão se há erros que podem ser corrigidos antes do lançamento.

 

Coloque sua startup no mapa

Existem vários sites de inicialização que podem ser usados ​​para promover o seu site e permitir que as pessoas saibam que você veio para ficar.

Confira Product Hunt, Betali.st, Reddit Startups e Promover Hour.

 

Faça uma festa de lançamento

Agora, você poderia ir até o fim e dar uma festa de abertura real para os influenciadores e todas as pessoas que o ajudaram a chegar lá, mas aqui, estamos falando sobre uma celebração de lançamento virtual para os visitantes do site.

Para isso, você precisa agendar um encontro e criar buzz nas redes sociais. Crie um evento no Facebook convidando seus amigos e pedindo-lhes que convidem os deles. Acesse o Twitter e gere uma hashtag exclusiva para o lançamento. Isso tornará seus convites mais compartilháveis ​​e atraentes. Finalmente, envie convites por e-mail.

Depois de fazer tudo isso, você pode organizar brindes e atividades que vão manter o interesse dos visitantes do site.

No dia do lançamento, interaja com os convidados, tire dúvidas sobre você e seu negócio. Quanto às atividades, você pode organizar uma gincana por coisas escondidas em seu site e dar recompensas.

Após o lançamento, envie um e-mail para seus assinantes informando que você está online. Agradeça às pessoas que ajudaram você a fazer tudo acontecer. É altamente provável que você receba muitos comentários, reações e feedbacks no dia do lançamento, então certifique-se de respondê-los e construir a confiança do público desde o início.

 

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