Marketing hoteleiro – Descubra se esse investimento vale a pena

Marketing hoteleiro – Descubra se esse investimento vale a pena

Você já se perguntou se investir em marketing hoteleiro vale realmente a pena? Em um mercado cada vez mais competitivo, com plataformas de reservas online e uma infinidade de opções para os viajantes, muitas vezes surge a dúvida: será que as ações de marketing digital para hotéis podem trazer resultados significativos, ou são apenas um gasto extra?

O marketing hoteleiro já não se limita mais a campanhas sazonais!

Com a ascensão do marketing digital e suas estratégias de inbound marketing, é possível atrair e converter hóspedes durante todo o ano, garantindo uma ocupação mais estável e um retorno sobre o investimento mais consistente.

Esta é uma das receitas que fizeram o mercado de hotéis e resorts alcançarem o valor global de 1.5 trilhão de dólares em 2023. 

Confira mais este artigo da Agência WEBi, trazendo um pouco da nossa experiência no setor de marketing hoteleiro, onde vamos explorar como certas estratégias e otimizações podem ser aliados estratégicos para o seu negócio, transformando visitantes em hóspedes e impulsionando seus resultados o ano todo.

Afinal, vale a pena investir em marketing hoteleiro?

Sim! Mesmo aqui, ainda no início do nosso conteúdo, podemos afirmar categoricamente que vale a pena investir no marketing hoteleiro ao longo de todo o ano. Principalmente com estratégias de diferentes etapas de engajamento.

É cada vez mais preciso ir além das campanhas tradicionais e adotar uma abordagem focada em atrair, engajar e converter clientes ao longo de todo o ano, não apenas nos períodos de alta temporada.

Se você possui algum conhecimento sobre o funcionamento da jornada do cliente através do funil de vendas sabe que existem diferentes formas de abordar, gerar conscientização, encantar e fechar uma venda de acordo com sua etapa de Topo, Meio e Fundo.

Caso você, sua equipe ou time de administração ainda não conheçam esta jornada de compras, temos aqui o link de um artigo completo sobre o tema. Acesse e confira mais

💡 Funil de vendas: entenda como funciona a jornada do consumidor

O que torna o marketing hoteleiro tão eficaz?

Um planejamento de marketing para hotel bem feito é uma ferramenta poderosa para operar na educação e retenção de interessados. 

Desde o ponto onde a ideia de realizar uma viagem nem chega a estar em consideração, até o momento do fechamento de uma reserva de vários dias, o cliente passa a ser impactado por conteúdos que colocam o seu hotel como a melhor opção.

Entre alguns dos principais objetivos dos proprietários de hotéis, e como o marketing hoteleiro pode agir, podemos destacar:

  • Atrair novos clientes: chegar até o público-alvo certo, com mensagens personalizadas que despertam o interesse e o desejo de conhecer o seu hotel.
  • Aumentar as reservas: criar caminhos para as reservas diretas, diminuindo a dependência de plataformas online e aumentando a lucratividade.
  • Construir uma marca forte: criar uma identidade única para o seu hotel, destacando seus diferenciais e criando uma conexão emocional com os clientes que passam a ligar sua marca com memórias marcantes.
  • Fidelizar clientes: cultivar um relacionamento duradouro com os hóspedes, incentivando-os a voltar e recomendar seu hotel.
  • Gerenciar a reputação online: monitorar o que se fala sobre o seu hotel na internet e construir uma reputação positiva para possíveis novos clientes.

💡Leia também – Passo a passo para a sua empresa ter uma presença digital eficiente

Marketing hoteleiro para além da alta temporada

Como falamos, muitos hotéis concentram seus esforços de marketing apenas nos períodos de alta temporada, como feriados e férias escolares. Essa estratégia pode ser a de mais fácil execução e compreensão, mas limita o potencial do seu negócio.

Você quer que seu cliente pense em seu hotel o ano inteiro ou só em datas comemorativas?

Ao investir em marketing digital para hotéis com o apoio de profissionais, como a equipe da Agência WEBi, durante todo o ano, você pode conquistar:

  • Fluxo constante de reservas: atrair clientes durante os períodos de baixa temporada, garantindo uma ocupação mais equilibrada e rentável.
  • Aproveitar oportunidades: identificar e aproveitar eventos locais, feriados e datas comemorativas para criar educação, conexão, ofertas e campanhas específicas.
  • Fortalecer a marca: construir uma marca consistente e presente na mente do público, aumentando o reconhecimento e a preferência por seu hotel.

Inbound Marketing completo para o seu hotel

Também chamado de “marketing de atração”, o Inbond Marketing conta com algumas ferramentas e estratégias de marketing digital para hotéis que permitem alcançar resultados em diferentes mídias e meios. Veja alguns exemplos:

SEO (Search Engine Optimization) 

Otimizando seu site, é possível conquistar cada vez mais espaço com os principais buscadores, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados do Google quando as pessoas pesquisam por hotéis na sua região ou ramo de atuação.

Redes Sociais

Criar perfis nas plataformas mais relevantes para seu público, e publicar conteúdo atrativo, ajudar a manter um contato constante e trazer destaque para promoções e ofertas especiais.

E-mail Marketing

Por meio de cadastros simples de serem realizados, no momento do check-in, compra de reservas ou em páginas de interesse, é possível gerar listas de emails de clientes recorrentes e potenciais para enviar newsletters com informações, ofertas e promoções personalizadas.

Google Ads

Uma estratégia de anúncios bem segmentada para atingir o público certo no momento certo, pode direcionar o tráfego para seu site e para campanhas de reserva e antecipação em qualquer momento do ano.

Conteúdo de Qualidade 

E por último, e não menos importante, a criação de um planejamento de conteúdos de blog com dicas de viagem, informações sobre a região, roteiros turísticos e outros conteúdos que agreguem valor aos seus clientes, fazem com que seu site esteja sempre na lista dos mais acessados. 

Com chamadas para ação (CTAs) dados úteis e muita pesquisa de palavras-chave, é possível que mesmo um simples curioso atribua valor à sua marca e entre na jornada de compras que mencionamos.

marketing hoteleiro executando um novo site para hotel em Santa Catarina

Case Palace Praia Hotel e Agência WEBi – Objetivos e conquistas com o marketing hoteleiro

Todas estas informações e estratégias de engajamento e publicidade para o setor de hotéis vêm sendo executadas aqui mesmo, na Agência WEBi, com o Palace Praia Hotel.

Nosso cliente desde outubro de 2020, o Palace veio até nós com um desafio de se destacar em um mercado sazonal, muito dependente da temporada de verão.

Eles buscavam uma maneira de atrair um público-alvo qualificado e nutrir relacionamentos com seus clientes, para aumentar a taxa de reservas em baixa temporada, além de apresentar todos os diferenciais do hotel, de forma que seu público sentisse a real experiência que os aguardavam.

Este tipo de objetivo é o mais percebido no mercado já que, segundo dados da empresa Statista, maio de 2024 contou com apenas 68% de ocupação em hotéis de todo o mundo.

Com um projeto completo seguindo a metodologia do Inbound Marketing, foram executadas ações de SEO, UX, Conteúdo, Redes Sociais, Tráfego Pago, Automação de Marketing e Vídeo Marketing nas etapas de atração, conversão, relacionamento e vendas.  

alguns dos resultados do Palace Praia Hotel com o marketing hoteleiro executado pela AgÊncia WEBi

Conclusão: Invista no marketing hoteleiro e garanta o sucesso do seu negócio!

Percebeu como todas as etapas do marketing digital são, para os hotéis, um verdadeiro investimento e não um simples gasto?

Colocar o marketing para trabalhar ao lado da sua equipe é fundamental para o sucesso e diferenciação do seu negócio!

Ele não apenas aumenta as reservas, mas também constrói uma base sólida para o sucesso contínuo da sua marca na indústria da hospitalidade. Portanto, comece hoje mesmo a implementar essas estratégias e colha os frutos ao longo do ano!

Confira aqui mais detalhes do case de sucesso da WEBi com o Palace Praia Hotel, e venha conversar com nossa equipe para conhecer uma proposta de acordo também com os seus objetivos.

Texto escrito por Thiago Marthendal, Analista de Conteúdo da WEBi.