Saiba como usar o TikTok para estratégias de marketing da sua empresa

Saiba como usar o TikTok para estratégias de marketing da sua empresa

Você sabia que o TikTok passou o Facebook e o WhatsApp e foi o aplicativo mais baixado do ano de 2020? Isso mesmo! De acordo com pesquisa recente, divulgada pelo site App Annie, o aplicativo teve o recorde de downloads para celulares Android e iOS em 2020. E, diante de resultados tão positivos e expressivos, uma pergunta que fica é: como posso utilizar o TikTok para estratégias de marketing da minha empresa? 

A resposta para essa pergunta é fácil e você confere no nosso texto de hoje. Saiba a seguir qual a receita para ter resultados significativos para sua empresa com o uso do aplicativo e como isso ajuda a se aproximar dos seus clientes e ter ainda mais presença digital. 

Boa leitura! 

 

O que é o TikTok e como ele funciona? 

O TikTok nada mais é do que um aplicativo que permite gravações de vídeos mais curtos. Ok… Nesse momento você pode pensar: mas o Instagram também permite isso, não é mesmo? Sim, porém o seu diferencial está no uso de edições mais divertidas, como, por exemplo, a utilização de filtros e emoticons. Além disso, outro destaque é a possibilidade de criar dublagens, pausar e acelerar os vídeos. 

Mas, pensando em relação às estratégias, o TikTok permite um engajamento maior a partir do momento em que o usuário não consegue rolar o feed sem que o início do próximo vídeo apareça em sua tela. Como resultado há a possibilidade de mais views. 

 

Quem são os principais usuários do TikTok? 

Antes de focar no uso do TikTok como estratégia de marketing para sua empresa, é preciso entender quem são os seus principais usuários, para saber se vale a pena ou não investir no aplicativo. Atualmente, o TikTok tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil o número chega a 7 milhões. Ele está distribuído por cerca de 154 países e disponível em 39 idiomas. 

De acordo com informações do próprio aplicativo, cerca de 90% desses usuários utilizam ele várias vezes ao dia. Por esse motivo, seus principais adeptos são os jovens. Mas isso não significa que os adultos também não utilizem o TikTok, ainda que em números menores. Os números abaixo mostram com mais detalhes a distribuição de público do aplicativo: 

  • 49% – adolescentes 
  • 25,8% – jovens de 18 e 24 anos 
  • 24,5% – adultos de 25 a 34 anos

Se o seu público não estiver em alguma dessas faixas etárias, talvez não seja tão interessante assim apostar no TikTok para estratégias de marketing. Contudo, se ele estiver, você pode acabar conquistando resultados bem expressivos. Mas como?

 

Afinal, como usar o TikTok para estratégias de marketing?

Em junho deste ano, o aplicativo, diante de tanta aceitação, decidiu dar aquela forcinha para as empresas e lançou a modalidade TikTok For Business. Agora, empresas de e-commerce podem anunciar seus serviços e produtos através do aplicativo, colaborando para o crescimento das vendas

Algumas estratégias que podem ser utilizadas são: 

 

1. Uso do recurso de hashtags 

Como sabemos, uma das estratégias de marketing para melhorar os resultados e o engajamento de marca é o uso das hashtags, e com o TikTok não é diferente. O aplicativo indica as hashtags que mais estão em alta para que você possa utilizar as que façam mais sentido para o seu negócio e tornar a sua empresa mais conhecida. 

 

2. Hashtag challenges

Com o uso desses recursos, muitas empresas estão conseguindo resultados expressivos nas ações de marketing. Com estratégias como, por exemplo, desafiar os seus clientes a gravar vídeos no TikTok com o uso de seus produtos e a utilização de hashtags que remetem aos seus serviços, os números são significativos. Além, é claro, de ajudar na interação dos clientes com a sua marca.

 

3. Crossover 

Provavelmente você já viu em algum momento no Instagram vídeos do TikTok. Mas como isso é possível, se ele não foi feito nesse aplicativo? Isso é o que chamamos de crossover. É a possibilidade de aproveitar o conteúdo produzido em outra rede social na forma de compartilhamento. Essa estratégia ajuda e muito no aumento de alcance da publicação da sua empresa. 

 

4. Stickers da sua marca 

O TikTok permite também o uso de adesivos digitais (os famosos stickers) nos conteúdos. Para resultados de branding, esse recurso é ótimo, já que estimula a identificação da empresa diante dos usuários da rede social. 

 

5. O próprio vídeo sem recursos 

Não é somente com o uso de todos os recursos mais avançados do aplicativo que se cria uma boa estratégia de marketing; o vídeo simples também é uma ótima ideia. Para isso, basta utilizar da criatividade para produzir conteúdos que chamem a atenção e tenham bom desempenho na rede social. 

 

6. Oportunidade de alcance de influencers 

Os influencers desempenham um papel significativo nas redes sociais, e para engajamento da marca eles são um ponto bem positivo. No TikTok esse é um ponto muito importante, se não de maior destaque, já que os influencers, diante de seus milhões de seguidores na rede social, podem ajudar a promover os serviços e produtos da sua marca. 

 

Benefícios do TikTok para sua empresa 

 

Atingir futuros clientes 

Mesmo que sua empresa não tenha como público-alvo os adolescentes, visto que eles são os maiores usuários do aplicativo, essa é uma maneira, quem sabe, de atingir esse público também. Não necessariamente seja esse o objetivo no momento, mas, pensando a longo prazo, eles serão os adultos de amanhã, e já podem ir conhecendo a sua marca, produtos e serviços desde agora.

 

Apresentação de produtos e serviços 

Mais um dos benefícios do TikTok como estratégia de marketing é a oportunidade de mostrar — a partir dos vídeos — os seus serviços e produtos aos usuários. Sem contar também que ele pode ser utilizado para fazer demonstrações dos mesmos, para que eles entendam do que se trata cada um dos produtos.  

 

Como você pôde perceber, o aplicativo oferece diversos recursos para utilizar como estratégia de marketing da sua empresa. Portanto, se sua intenção é gerar mais engajamento da marca, usar o TikTok é uma alternativa. 

Mesmo sendo uma rede social, assim como as demais, para entretenimento e diversão, essa é uma maneira de garantir mais reconhecimento para seu negócio. E claro, não esqueça, sempre tendo em mente o seu público-alvo!

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