Como recuperar um lead desengajado?

Como recuperar um lead desengajado?

 

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Na maioria das estratégias dentro do marketing digital, não há nada mais importante que os leads. Afinal, são estes usuários, aqueles que mostram interesse e que interagem com a empresa, que podem vir a se tornar clientes em um futuro próximo. E são raros os casos em que aumentar as vendas não é um dos objetivos de quem aposta no marketing.

Como a interação é uma parte fundamental do mercado contemporâneo, servindo como um indicador de que o público se identifica com a marca e quer consumir o que ela propõe, quanto mais engajado um lead for, melhor.

Leads engajados mostram que, além de estar se comunicando de uma maneira eficiente, a empresa está conversando com o público certo. Mas, e quando o contrário acontece? Todos gostamos e queremos ter leads engajados, mas o que deve ser feito com um lead desengajado?

Recuperá-lo, certo? Fazer com que ele volte a ter interesse na comunicação da empresa e venha (ou volte) a ser cliente. Na maioria dos casos, sim, é exatamente isso que deve ser feito. Neste texto, a WEBi te mostra como fazer isso!

Na sequência, você poderá ver com mais detalhes o que é um lead desengajado e o que acontece para que o engajamento caia, além de dicas para recuperar esses leads.

Confira!

 

O que é um lead desengajado? O que faz o engajamento cair?

Um lead desengajado é aquele que, mesmo tendo entrado na base, não interage mais com as comunicações da empresa. Como a principal maneira de controlar os leads de uma empresa é através de plataformas de marketing digital como o RD Station, é fundamental usá-la para acompanhar como os usuários respondem aos esforços de comunicação.

Taxas de abertura e de cliques baixas estão entre os principais indicadores de que um determinado lead não está mais engajado. Além disso, se ele não abriu nenhum e-mail nos últimos meses, o lead também pode ser considerado desengajado.

Existem diversas razões que podem fazer o engajamento de um ou mais leads caírem. Antes de seguir as dicas que nós damos na sequência, é importante que você entenda o que aconteceu no seu caso. Para isso, confira quando as métricas que citamos começaram a cair e avalie o que mudou desde então.

Somente após isso você pode seguir para o próximo passo com uma garantia maior de que ele dará certo.

 

Como recuperar esses leads?

 

Desenvolva campanhas focadas em engajamento

Se você está lidando com um lead desengajado e quer recuperá-lo, a estratégia mais lógica é apostar em ações que promovam o engajamento. A boa notícia é que, para estimular a interação desses usuários, há algumas ações diferentes que podem ser aplicadas.

Uma delas é fazer uma promoção imperdível. Se você perceber que há uma parcela de seus leads que não interage mais com você, mande um e-mail cujo título faça menção a uma condição especial que não pode ser perdida. Além de melhorar as taxas, isso ainda fará com que pelo menos alguns deles virem clientes instantaneamente.

Por outro lado, se você não quer ser tão radical assim, outra medida é reenviar e-mails que já deram certo no passado. Por meio da plataforma, selecione o e-mail que teve melhores resultados e envie uma versão reformulada dele para os leads desengajados.

 

Faça remarketing

Em alguns casos, a falta de engajamento de leads pode ser resultado de uma caixa de e-mails cheia. Em outros, é possível que o lead não tenha se tornado cliente apenas porque não estava em uma situação financeira confortável para consumir o produto ou serviço da empresa no momento.

Nesse tipo de situação, pode ser necessário lembrar ao lead que você existe — e que está ali disposto a atendê-lo e solucionar seu problema. A melhor forma de fazer isso é com uma campanha de remarketing.

Remarketing, como o próprio nome sugere, é como chamamos uma campanha direcionada especialmente para pessoas que já tiveram contato com a empresa anteriormente. Com o Google Ads, é possível fazer anúncios especialmente para essas pessoas, fazendo com que a empresa se mantenha na cabeça do consumidor.

 

Em último caso, limpe a base

Lembra que falamos na introdução que recuperar um lead desengajado é o que deve ser feito na maioria dos casos? Para encerrar este texto, vamos falar a respeito dos casos em que recuperar esse tipo de lead não é a melhor alternativa.

Se você aplicar as dicas que demos acima — além de outras técnicas para promover o engajamento — e nenhuma delas resolver o problema, é provável que o lead simplesmente não queira mais se comunicar com a sua empresa.

Nessas situações, é seguro dizer que ele está apenas ocupando espaço. Afinal, plataformas como o RD Station possuem um limite de contatos por plano, e manter leads desengajados na base não faz nenhum sentido se considerarmos que você pode estar pagando a mais por isso.

 

E você, já passou por este problema? O que achou das soluções que trouxemos? Caso tenha gostado e queira receber mais textos como este, é só seguir a WEBi no Facebook e no Instagram!