A importância do Branded Content na sua estratégia de marketing

A importância do Branded Content na sua estratégia de marketing

Branded Content é um conceito relativamente novo, mas com potencial para mudar a forma como você comunica sua empresa aos olhos dos seus potenciais clientes.

Por isso, entender o que é e como funciona, seguramente irá interferir no quão efetivo você é na sua estratégia de marketing. 

Então se você não quer ficar para trás da concorrência, continue lendo abaixo e descubra como aplicar o Branded Content na sua marca! 

O que é Branded Content e qual seu objetivo?

O Branded Content pode ser entendido como  ”Conteúdo de Marca”, uma maneira disruptiva de se comunicar com o seu público-alvo, através de conteúdos relevantes, informativos, inovadores e reflexivos.

Em outras palavras, através dele, a marca fortalece suas intenções, toca em dores, desejos, e anseios de quem pretende impactar

Assim, o conteúdo de marca assume grande propulsão nas mídias sociais, nas quais encontra espaço para viralizar e gerar a identificação pretendida

Por isso, não é exagero dizer que o Branded Content é tática indispensável da estratégia de marketing, sobretudo em seu posicionamento de marca.

Segundo o considerado pai do Marketing, Philip Kotler, posicionamento de marca pode é:

‘’Ato de planejar a oferta e a imagem da empresa de modo que ela ocupe um lugar distinto e valorizado na mente de seus clientes-alvo’’. 

Em suma, são objetivos do Branded Content que merecem sua atenção: 

  • Aumentar o Brand Equity da marca;
  • Contribuir com o posicionamento de marca e;
  • Construir laços afetivos com seus consumidores, entre outros. 

Por essas e outras razões, em 2012, o icônico Festival de Publicidade de Cannes não fez ressalvas em incluir a categoria “branded content” entre seus prêmios.

Já deu para perceber a importância do Branded Content, certo?

Agora, vamos entender melhor como aplicá-lo no seu dia a dia

Como aplicar o Branded Content na sua estratégia

Como aplicar Branded Content
Diferentemente do marketing de conteúdo, primado pelos famosos conteúdos ‘’evergreen’’, o conteúdo de marca é contextualizado, temporário e ‘’urgente’’

Diferentemente do marketing de conteúdo, primado pelos famosos conteúdos ‘’evergreen’’, o conteúdo de marca é contextualizado, temporário e ‘’urgente’’.

Por isso, destacando suas diferenças do marketing de conteúdo, é hora de entender como aplicar esta poderosa ferramenta que é o conteúdo de marca! 

1. Escolha o canal 

A escolha do canal ditará fatores cruciais como: tipo de conteúdo, formatação do conteúdo, comprimento do conteúdo, profundidade, entre outros. 

Por outro lado, embora hoje vivenciamos o boom das redes sociais como o TikTok, o Branding Content não se limita a elas.

É válido utilizar todos os canais possíveis, desde os tradicionais canais de televisão, a eventos (exemplo adiante). 

Por isso, tenha cuidado, e escolha aqueles que melhor servirem ao seu objetivo, certo? 

2. Defina o cronograma e os KPIs

Com o canal escolhido estrategicamente, é hora de determinar os famosos deadlines, ou prazos, em um cronograma de ações completo

Qual a data de início? Quem será responsável pelo quê

São perguntas imprescindíveis (se você é um gestor de projetos, já as têm no sangue). 

Além disso, também é nesta etapa o momento de delinear os principais indicadores para posterior avaliação, os Key Performance Indicators (KPI), ou Indicadores-chave de performance, em tradução livre. 

3. Seja criativo 

A criatividade é a cereja do bolo. Use-a, sem moderação. 

Afinal, estamos falando de uma estratégia omnichannel, totalmente moldável cuja única regra é ser eficiente: conectar e engajar são as palavras-chave. 

Quer um exemplo

Em 1º de janeiro de 2009, a gigante Red Bull, grande player no segmento de bebidas energéticas, surpreendeu a todos com sua atração inusitada

À frente do Rio All-Suite Casino Hotel, Las Vegas, EUA, ergueu-se nada mais nada menos que uma réplica do Arco do Triunfo, com 30 metros de altura

Acompanhando-a, estava uma enorme rampa, sob a qual o motociclista australiano Robbie Maddison, trajado da cabeça aos pés com as cores da Red Bull, deveria saltar. 

Calma, deu tudo certo.

Não só o australiano conseguiu uma performance de sucesso, como a Red Bull conquistou um engajamento insano, transformando o espetáculo em um grande evento que se conectava com seus principais alvos: amantes dos esportes radicais.

O resultado?

Até o momento, o vídeo soma mais de 10 milhões de visualizações e 25 mil curtidas no YouTube.

Isso, pois minha análise não tem acesso aos números de inscritos obtidos, clicks para outros links, alcance, entre tantos outros). 

Quer um exemplo melhor de Branded Content? 

4. Avalie os resultados 

Lembra do passo 2? É hora de colher os frutos da sua execução.

Como disse, não há receitas mágicas nem fórmulas prontas quando o assunto é Branded Content.

Por isso, entender como ele performou com base nos principais KPIs definidos, será decisivo para alinhar próximas estratégias no sentido perpétuo do melhor. 

Mas e aí, o que você achou do conteúdo de hoje? Foi útil

Não esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais da sua preferência! 

Se você quiser saber mais sobre ferramentas e estratégias de marketing capazes de fazer a diferença no seu negócio, continue lendo através do nosso blog

Texto escrito por Lucas Stadnik, redator da WEBi.