Você já ouviu falar em hype? Esse termo, que vem do inglês e significa algo como “entusiasmo” ou “euforia”, é usado para descrever um fenômeno que ocorre quando um assunto, produto, serviço ou pessoa ganha uma enorme popularidade e repercussão na internet, gerando muitos comentários, compartilhamentos, memes e engajamento nas redes sociais.
No mundo do marketing digital, é preciso estar sempre atento às tendências e aos assuntos que estão em alta.
Isso porque, quando um assunto vira viral, ele pode gerar uma poderosa (porém curta) janela de engajamento nas redes sociais. As empresas que conseguem aproveitar esse momento podem aumentar sua visibilidade e se conectar com seu público de forma mais eficaz.
Quer ver alguns exemplos?
Em 2023, por exemplo, tivemos alguns temas e acontecimentos que foram listados como “virais” pelo Google, e com alta demanda de buscas. Entre eles estava:
- Filmes da Barbie e Oppenheimer,
- Meme do Fake Natty,
- Alimentos como o Tacacá,
- Perguntas sobre os motivos da guerra entre Israel e Gaza,
- Personalidades como Larissa Manoela,
- Séries como The Last of Us,
- Shows como os de Taylor Swift,
- Acontecimentos como o submarino desaparecido,
- Mortes como a da apresentadora Glória Maria.
É altamente provável que alguns desses tópicos tenham passado pelos seus olhos e ouvidos durante a apresentação de um noticiário, em uma roda de conversas ou na troca de mensagem entre amigos.
Levanto então para pesquisas na internet para saber mais e o possível compartilhamento de textos, imagens, publicações e muito mais.
“Mas minha empresa não é um site de fofocas ou notícias, então de que maneira posso usar isso em minhas estratégias?”
Continue acompanhando mais esse conteúdo da WEBi e descubra como vale à pena estar atento em todos os assuntos que são hype e viralizam!
O que é Hype?
Como falamos anteriormente, o hype é um termo que se refere a um grande interesse ou expectativa em torno de algo.
Ele pode ser causado por uma variedade de fatores, como uma nova tendência, um evento ou até mesmo uma pessoa.
No digital, o hype pode ser uma ótima ferramenta de marketing de oportunidade para gerar engajamento e comunicação com o público. Isso porque, quando um assunto está em alta, as pessoas estão mais propensas a se interessar por ele e a compartilhar informações sobre ele.
O que é uma janela de hype?
Sabe aquele ditado de que “jornal velho só serve para embrulhar peixe”? Com o hype e as tendências virais, da mesma maneira rápida que ele pode surgir, ele pode desaparecer.
A janela do hype é o período em que um determinado assunto está em alta na internet, gerando muita repercussão e engajamento nas redes sociais. É nesse momento que as pessoas estão mais interessadas e dispostas a consumir conteúdo relacionado ao tema, seja para se informar, se divertir ou se posicionar.
Essa janela do hype pode variar conforme o assunto e o contexto.
Algumas tendências e trends duram apenas algumas horas ou dias, enquanto outros podem se estender por semanas ou meses.
O importante é estar atento às tendências e aos comportamentos do seu público para identificar quais hypes são relevantes para o seu negócio e para a sua persona.
💡Leia mais – Como a criação de conteúdo relevante melhora o seu posicionamento no Google?
Como aproveitar a janela do hype no marketing digital?
Aproveitar a janela do hype no marketing digital significa criar conteúdo que se relacione com o assunto que está em evidência na internet, de forma criativa, original e estratégica. O objetivo é gerar valor para o seu público, oferecendo informação, entretenimento ou solução para algum problema, ou necessidade.
Confira algumas estratégias de uso do hype e conteúdo viral:
Faça uma pesquisa de interesse e de palavras-chave
Antes de criar o seu conteúdo, faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quais são os termos mais buscados e usados pelo seu público em relação ao assunto do hype. Isso vai te ajudar a otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca (SEO) e a atrair mais visitantes para o seu site ou blog.
Crie um título chamativo
O título e as imagens serão as primeiras coisas que o seu público vai ver quando se deparar com o seu conteúdo nas redes sociais. Por isso, eles precisam ser capazes de despertar a curiosidade e o interesse das pessoas, fazendo com que elas cliquem no seu link. Use palavras-chave, números, perguntas ou afirmações que gerem expectativa ou emoção.
Produza um conteúdo de qualidade
Não basta apenas pegar carona no hype, é preciso oferecer um conteúdo de qualidade para o seu público. Isso significa que o seu conteúdo deve ser bem escrito, bem estruturado, bem fundamentado e bem ilustrado. Além disso, ele deve ser relevante, atual e útil para se diferenciar, além de trazer informações verídicas, dados confiáveis e fontes.
Seja criativo
Aproveitar a janela do hype não significa copiar o que todo mundo está fazendo. Pelo contrário, significa usar a sua criatividade para se diferenciar da concorrência e surpreender o seu público. Busque formas originais e inovadoras de abordar o assunto do hype, seja com humor, ironia, emoção ou provocação.
Seja ágil
A janela do hype é curta e passageira. Por isso, você precisa ser ágil para aproveitá-la antes que ela se feche. Não adianta criar um conteúdo sobre um assunto que já perdeu a relevância ou o interesse do público. Por isso, esteja sempre atento às novidades e às tendências e tenha uma equipe, ou agência de marketing, como a WEBi, preparada para produzir e publicar o seu conteúdo rapidamente e com todos os diferenciais citados acima.
Todo o tema de hype pode e deve ser usado no marketing digital?
Pode parecer uma informação óbvia, mas muitas empresas exageram na hora de usar qualquer tema ou acontecimento para engajar com seu público e possíveis clientes.
Aproveite as oportunidades, mas não seja oportunista!
Antes de colocar o pé no acelerador e começar a produzir conteúdo, é necessário ficar atento para não usar temas que possam conversar de maneira errada com o seu público, ou que sejam muito sensíveis e polêmicos.
Catástrofes, mortes, acontecimentos políticos e tudo que envolva o sofrimento alheio deve ser tratado com absoluto respeito e cuidado.
Exemplos de como aproveitar a janela do hype no marketing digital
Para ilustrar ainda melhor como você pode aproveitar a janela do hype no marketing digital do seu perfil ou empresa, vamos dar alguns exemplos de companhias que souberam usar o hype a seu favor nas suas redes sociais. Veja:
Netflix
A Netflix é uma das empresas que mais sabe aproveitar a janela do hype no marketing digital.
A empresa usa as suas redes sociais para divulgar os seus lançamentos, interagir com os seus fãs e criar conteúdo relacionado aos assuntos que estão em alta na internet.
Burger King
O Burger King é outra empresa que sabe usar o hype a seu favor no marketing digital. A empresa usa as suas redes sociais para criar conteúdo divertido, provocativo e polêmico, que gera muita repercussão e engajamento.
Um exemplo foi quando, durante o dia das bruxas, a empresa prometeu dar hambúrgueres grátis para quem fosse até suas lanchonetes pelo Brasil e o mundo, vestidos de palhaço. Uma clara provocação para seu maior concorrente, o McDonald’s, essa estratégia criou e alimentou o próprio hype.
Agência WEBi
A WEBi é uma agência digital focada nas estratégias de Inbound marketing, redes sociais e desenvolvimento de sites otimizados para usuários e buscadores. A empresa usa as suas redes sociais para criar conteúdo educativo, informativo e inspirador, que gera valor para o seu público e posiciona a empresa como uma autoridade no seu segmento.
De olho, diariamente, nas tendências e acontecimentos do mercado, a WEBi está sempre criando conteúdos virais, alcançando milhões de pessoas em plataformas como o Instagram e o TikTok.
Muito mais do que número de visualizações, esses posts e conteúdos produzidos com base no hype e nas tendências são uma forma de mostrar a capacidade de toda a equipe em comunicar, entreter e atrair com o caminho do processo de vendas em mente.
💡 Leia mais – Como ser encontrado no Google? Apareça nos resultados de busca!
Falando em redes sociais de alta agilidade e impacto, sua empresa já está usando o TikTok? Quer alguns motivos para colocar essa plataforma na sua estratégia de conteúdo? Complete o formulário abaixo e faça o download do nosso material gratuito!
Texto escrito por Thiago Marthendal, analista de conteúdo da WEBi.