A importância do posicionamento em meio à pandemia

A importância do posicionamento em meio à pandemia

 

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A pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a quarentena e outras medidas de isolamento social têm obrigado a maioria das empresas ao redor do mundo a se adaptarem às novas dinâmicas. Como consequência disso, a importância do posicionamento nunca foi tão alta, e as empresas que estão sabendo se posicionar em meio à situação estão saindo na frente, favorecendo suas imagens e fidelizando ainda mais os clientes.

Por sua vez, quem não está se posicionando de forma adequada já está começando a ver as consequências surgirem. Foi pensando nisso que nós preparamos este texto. Abaixo, a Agência WEBi te explica o conceito e a importância do posicionamento, além de mostrar um estudo de caso recente e detalhar o que temos feito para alguns de nossos clientes.

Se você imagina o tamanho da importância do posicionamento e quer entender um pouco melhor o assunto, este conteúdo foi feito pensando em você. Continue a leitura e veja como as empresas podem aproveitar o momento para se posicionar!

 

O que é e a importância do posicionamento

Posicionamento é, basicamente, como você quer que sua empresa seja reconhecida pelos clientes e pelo mercado em geral. Diversas ações de branding contribuem para a imagem de uma empresa, incluindo a forma através da qual ela se comunica com os consumidores e como ela reage a determinados eventos mais significativos para a sociedade no geral.

Ter um posicionamento bem definido é importante para entender ainda melhor quem é seu público e, consequentemente, alcançá-lo com mais eficácia. Isso faz todas as ações serem mais assertivas, trazendo como resultado o principal objetivo de qualquer negócio: obter um lucro mais alto.

 

O caso Madero

E quando o assunto é o posicionamento de empresas em meio à pandemia do coronavírus, praticamente nenhum caso é tão emblemático quanto o da rede de restaurantes Madero. O dono da rede, Junior Durski, foi às redes sociais no final do mês de março para dizer que é contra a quarentena e o isolamento social, visto que “os danos à economia são mais graves do que 5 ou 7 mil que vão morrer”.

Obviamente, a declaração não pegou bem. No mesmo dia, muitos usuários, principalmente no Twitter e no Instagram, foram contra as falas de Durski e até começaram a promover um boicote à rede de restaurantes. A quantidade de menções à marca aumentou em números consideráveis, sendo que mais de 60% delas foram negativas. Este caso é o exemplo mais claro de como não se posicionar diante de uma situação tão delicada.

Enquanto isso, a rede Outback, um dos concorrentes diretos do Madero aqui no Brasil, usou outra abordagem. Também conhecida por produzir ovos de páscoa, a empresa resolveu não descartar sua produção (já que não poderá vendê-la por estar de portas fechadas), mas sim doá-la para mercados de bairro e outros negócios locais. A intenção é ajudá-los a ter uma renda extra nesta época tão complicada.

Como já era de se imaginar, a ação também influenciou um crescimento na quantidade de menções à marca. Contudo, a maioria foi positiva. 74% dos comentários analisados tiveram algo positivo a falar, enquanto 21% foi neutro e apenas 5% negativo. Isso mostra com muita clareza como o posicionamento influencia diretamente a imagem de uma marca. Como uma consequência disso, os negócios podem vir a observar tanto crescimentos quanto quedas.

 

O que a WEBi tem feito por seus clientes

E nós da WEBi, na posição de um dos responsáveis pelas imagens de diversas empresas, também estamos fazendo muito por nossos clientes neste momento. Incluindo sugestões e ações mais pontuais, nós auxiliamos na criação do material mais adequado a ser divulgado em meio à pandemia pela qual estamos passando.

Confira algumas das nossas ações:

 

TDSA Sistemas

A TDSA Sistemas trabalha com a venda e a gestão de dois softwares direcionados à área da saúde: o RealClinic e o RealBlood. Enquanto o primeiro é direcionado para as clínicas, o segundo foi desenvolvido especialmente para hemocentros. A grande função dos softwares é auxiliar no gerenciamento dos negócios, incluindo funções como a marcação de consultas e funções de gestão estratégica.

Com a quarentena, o uso da telemedicina foi aprovado pelo Senado, visando garantir que a perda de consultas e a interrupção de tratamentos não sejam realidades. A TDSA, estando inserida no setor da saúde, atenta à soluções e buscando contribuir com o cenário, desenvolveu e lançou, em tempo recorde, um módulo especialmente dedicado à telemedicina para o seu sistema.

A parceria com a Agência WEBi permitiu que a TDSA fosse capaz de fazer uma divulgação massiva do novo serviço, tão oportuno para este momento, pois, além de ter um planejamento estratégico e saber onde, como e para quem divulgar, também foi possível desenvolver todo o plano de ação de marketing digital em tempo real. Os resultados vieram de imediato. Só na primeira semana de ações, tivemos um aumento de 580% em novos leads, comparando com o mesmo período do mês anterior.

 

Barbarotti Imóveis

Outro cliente que investiu em um bom posicionamento foi a Barbarotti. A imobiliária enxerga os seus imóveis não apenas como uma opção de moradia, mas como um investimento. Ao considerarmos a situação atual da Bolsa de Valores, com investimentos representando altos riscos de perda de dinheiro, os imóveis passam a ser opção para aqueles que não querem parar de investir.

Pensando nisso, a Barbarotti direcionou seus esforços justamente para os investidores. Nós aqui na WEBi produzimos materiais de apoio, incluindo publicações em redes sociais, posts de blog e uma landing page — todos mostrando como investir em imóveis é o caminho mais seguro neste momento, visto que eles são considerados investimentos de baixo risco. A divulgação começará no mesmo dia de publicação deste post.

 

Piazito Park Hotel

Sem dúvidas, o segmento dos hotéis foi um dos mais afetados pela pandemia. Afinal, fechar as portas foi uma obrigação de todos os estabelecimentos que fazem parte deste setor, incluindo o hotel fazenda Piazito Park Hotel, cliente e parceiro da Agência WEBi há quase 2 anos.

Para contornar a situação da melhor forma possível, o caminho escolhido na manutenção do marketing digital teve duas ações principais: o incentivo ao adiamento de reservas, e não ao cancelamento, e a produção de conteúdo feito no espaço do hotel, incluindo mostrando algumas das atividades feitas por lá e ensinando a fazê-las em casa durante a quarentena.

Além disso, também produzimos um vídeo completo para o cliente, narrando a situação atual e orientando as pessoas a ficarem em casa nesse momento, pois, priorizando a saúde de todas as pessoas, principalmente dos clientes do Piazito, a orientação do próprio estabelecimento é que todos fiquem em casa. Afinal, cuidar da sua saúde e da sua família é a prioridade no momento. Confira este vídeo aqui na fanpage do Piazito Park Hotel.

 

Depois deste texto, após explicarmos a importância do posicionamento, mostrarmos casos concretos e até exemplos do que pode ser feito em um momento como este, você já sabe o que sua empresa pode fazer em meio à pandemia e o isolamento social decorrente dela, certo?

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