O que é copywriting e como ele ajuda nas vendas da sua empresa

O que é copywriting e como ele ajuda nas vendas da sua empresa

 

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Se você acompanha a WEBi — seja por aqui ou pelas redes sociais —, já sabe o quão importante é a produção de conteúdo. Ela é uma das partes mais presentes da estratégia que nós aplicamos para os nossos clientes: o inbound marketing. Dentro da produção de conteúdo, uma técnica indispensável é o copywriting — assunto deste texto.

Como o próprio nome já sugere, copywriting é uma técnica que tem a ver com o estilo de escrita, sendo que ele é o mais adequado para elaborar estratégias de marketing que realmente vendem. Com o desenvolvimento de uma boa copy, a probabilidade de encantar os usuários e transformá-los em clientes fica ainda maior.

Mas, se você chegou a este texto, é provável que não saiba muito bem do que estamos falando, né? Se este for o seu caso, não se preocupe! Na sequência, a WEBi te explica o que é copywriting, mostra como ele ajuda nas vendas da sua empresa e, de quebra, ainda lista 3 dicas para que você também consiga aplicar esta técnica em suas ações.

Quer aprender a produzir conteúdo de alta qualidade e ter um marketing único? É só continuar a leitura abaixo!

 

O que é copywriting

Em poucas palavras, copywriting é um estilo de escrita cujo objetivo é fazer o leitor tomar uma atitude específica. Essa atitude pode ser conhecer melhor a empresa, segui-la nas redes sociais ou até mesmo adquirir um produto. A copy (que é como chamamos o resultado de um copywriting) é um texto essencialmente persuasivo, que usa diferentes gatilhos para despertar o interesse do leitor a cumprir a ação desejada pelo copywriter.

Ele é similar à redação publicitária, mas com algumas diferenças que o tornam mais adequado para o inbound. Enquanto a redação publicitária é muito utilizada para vendas diretas, o copywriting faz muito mais sentido para estratégias em que o processo de atração e persuasão é mais longo, como é o caso do inbound marketing.

Foi a partir da redação publicitária, inclusive, que a definição de copywriting surgiu. Em meados do século 20, o termo “copywriter” era utilizado para diferenciar os profissionais que escreviam anúncios dos redatores de notícias convencionais. Foi com o passar do tempo e com a criação de novas técnicas de marketing (como o inbound) que o copywriter foi se distanciando do redator publicitário e se tornando o que conhecemos hoje.

Vale citar aqui que o copywriting não se limita aos textos de blog. Como estamos falando de uma técnica de alta persuasão na produção de conteúdo, ela pode estar presente em todos os outros tipos, incluindo redes sociais, e-mails e até mesmo vídeos e podcasts.

 

Como ele ajuda nas vendas da sua empresa

Nenhum conteúdo é escrito por acaso, certo? Quando alguém vai escrever qualquer tipo de texto para a internet — especialmente para empresas —, o profissional por trás daquele conteúdo tem algum objetivo. Se a sua estratégia for despertar a curiosidade dos leitores em relação a um produto ou serviço, basta contar com um copywriting bem elaborado.

Com a postagem de uma copy, as chances de que o usuário faça o que o copywriter quer são muito maiores. E essa ação nem precisa ser a venda propriamente dita. Como citamos anteriormente, ela pode ser seguir nas redes sociais ou conhecer melhor o produto ou serviço.

No final das contas, a venda acaba sendo uma consequência indireta. Lembra do que falamos? No inbound marketing, o processo de persuasão é mais longo. É preciso que o usuário percorra todo o funil de vendas. Ainda que isso seja demorado, você pode acabar conquistando clientes que, a princípio, nem sabiam que tinham um problema a ser resolvido.

 

3 dicas para aplicar o copywriting

Agora que você já sabe o que é copywriting e entende um pouco melhor sobre como esta técnica funciona, está na hora de colocá-la em prática. Acompanhe nossas dicas para saber como fazer as melhores copies:

 

1. Trabalhe o senso de urgência

Dependendo do leitor com quem estamos lidando, a tomada de decisão pode ser um processo longo. Na maioria dos casos, empresas que querem vender não gostam de se dar o luxo de esperar tanto — e sua missão como copywriter pode ser justamente encurtar este tempo de decisão.

Uma das melhores formas de fazer isso é despertar o senso de urgência em quem está lendo. Isso porque, quando sentimos que algo é urgente, nós tomamos decisões muito mais rapidamente. Termos como “agora mesmo”, “ainda hoje”, “não perca” e “por tempo limitado” ajudam a criar este clima.

 

2. Use e abuse de autoridades no assunto

A tomada de decisão positiva é algo que tem muito mais chances de acontecer (além de ser muito mais rápida) quando o leitor confia em quem está escrevendo. E uma das maneiras de adquirir confiança é tendo o respaldo de autoridades no assunto. Quando o assunto for marketing, por exemplo, quem duvidaria de um Kotler, um Vaynerchuk ou um Conrado Adolpho?

Portanto, tenha uma boa lista de referências e não tenha medo de usá-las. Reforçar a sua ideia com as palavras de uma pessoa conhecida e respeitada pode fazer toda a diferença.

 

3. Faça um título que desperte conexão

Pense no cenário da internet atual. Milhares de novos conteúdos são criados e publicados todos os dias — e muitos deles não passam de um “mais do mesmo”. Pode ser até que sua copy apareça para um usuário com potencial de se tornar cliente, mas ele não irá clicar se o seu título não for realmente atrativo e não gerar uma conexão com ele.

Títulos pessoais e que atingem diretamente a dor do cliente tendem a chamar mais a atenção. Além disso, títulos curtos e com números também apresentam resultados melhores. Mesmo que não seja possível usar tudo isso em apenas uma copy, o ideal é ter pelo menos um desses atributos.

 

Deixe suas copies com quem entende!

Com nossas dicas, pesquisas profundas e muita prática, você também pode fazer copies incríveis para sua empresa. Mas, não acha que seria melhor confiar as suas estratégias de marketing a uma equipe que entende do assunto como ninguém? É exatamente isso que você terá ao atuar com a parceria da Agência WEBi!

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