Confira as principais tendências do marketing digital para 2024

Confira as principais tendências do marketing digital para 2024

O ano de 2024 chegou, e com ele, mudanças importantes no marketing também. Por isso, nós separamos as principais tendências para esse ano, e como você pode aplicá-las na sua empresa. 

Vale dizer que, apesar de serem tendências, você deve fazer a análise e aplicar aquilo que melhor se adapta ao seu negócio. Mas, estar atento às mudanças é essencial para adaptar novas estratégias e não ficar desatualizado no mundo digital!

Você não quer ficar de fora, né? Então acompanhe esse artigo até o final!

Conteúdo em vídeo 

Os conteúdos em vídeo são unanimidade nos relatórios de marketing: eles são os que mais trazem acessos e engajamento. E não é por menos, afinal, os vídeos são atrativos e super fáceis de serem consumidos!

Além disso, as estatísticas comprovam: no primeiro semestre de 2023, os conteúdos em formato de vídeo foram os mais consumidos, em uma porcentagem de 99,2% nos lares brasileiros. 

Além disso, as plataformas digitais estão cada vez mais voltadas para conteúdos no formato em vídeo, a exemplo do Instagram, que utiliza os Reels, e também o TikTok, plataforma exclusiva de vídeos. 

Por isso, como tendência de marketing para 2024, aposte nos vídeos e use da criatividade para criá-los com autenticidade, autoridade e atratividade!

Utilização das IA’s para aumento da produtividade

As Inteligências Artificiais bombaram em 2023, e a tendência é que continue assim em 2024. 

Segundo pesquisa realizada pela RD Station, 73% dos usuários que responderam as perguntas apostam que as IA’s serão em 2024 muito utilizadas como ferramenta de produtividade. 

Assim, é interessante mapear as atividades repetitivas e que costumam tomar muito tempo do time, para incluir a IA nessas atividades. 

Existem milhares de ferramentas que você pode usar, basta fazer uma boa pesquisa, e inclusive acessar o nosso artigo Exemplos de Inteligência Artificial para usar no cotidiano. 

Criação de Comunidades

A criação de comunidades é uma forma de reunir pessoas e promover a troca direta de conversas. 

Exemplo disso é o WhatsApp e Discord, através de grupos e servidores. 

Mas, para isso não é necessário muito: as hashtags no Instagram e TikTok, por exemplo, já são uma maneira de reunir um público interessado em gostos específicos, como livros, atividades físicas, artes, bebidas e etc. 

Por isso, um insight para a sua empresa é reunir um assunto em comum entre o seu produto e o seu público, e criar uma comunidade gratuita sobre o assunto, alimentando temas relacionados.

Isso trará reconhecimento para sua marca e, certamente, pessoas interessadas no que você vende!

Influência real no público

Nos últimos anos, temos visto como os influencers têm sido importante para as marcas divulgarem a experiência real das pessoas com o seu produto

Além disso, muito mais do que apenas marketing e ofertas: as pessoas desejam ver os produtos em ação, na vida real, e em pessoas reais, com opiniões sinceras sobre. 

Isso porque, no final das contas, as pessoas desejam saber como determinado produto ou serviço resolve o problema das pessoas na prática!

Estamos chegando ao final deste artigo e queremos saber: você gostou de conhecer algumas das principais tendências de marketing digital para 2024?

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Conteúdo escrito por Letícia Loize Cardoso, analista de Conteúdo WEBi.