Catálogo de produtos no WhatsApp Business? Conheça a novidade!

Postado em 10 de maio de 2019 por Agência WEBI na categoria Blog

Diferentes empresas, independente do segmento, podem se beneficiar com o marketing digital. A grande gama de possibilidades que ele oferece, indo desde o desenvolvimento de sites até a gestão de redes sociais, apresenta pelo menos uma ferramenta perfeita para cada empresa. As alternativas são altamente variadas. E uma dessas tantas soluções é o WhatsApp Business.

Atualmente, a comunicação direta é a preferência da maioria dos usuários da internet. Aplicativos gigantes e poderosos, como o Facebook e o Messenger, por exemplo, já estão passando por atualizações que pretendem direcionar a comunicação, deixando-a ainda mais privada. Isso pode ser interpretado por muitos como mais uma das medidas do Facebook para aliviar os escândalos de vazamento de dados, mas, de qualquer forma, este novo direcionamento só mostra como o WhatsApp possui um potencial que pode e deve ser aproveitado.

Você, como usuário de redes sociais, sabe como o WhatsApp é um app altamente prático em nossas rotinas. É com ele que nós nos comunicamos diariamente, seja em conversas particulares ou em grupos. Justamente por se aproveitar da praticidade, do conforto e da presença das pessoas é que o WhatsApp Business é uma ferramenta tão interessante e efetiva para pequenas e médias empresas.

Neste texto que a WEBi preparou para você hoje, nós falaremos um pouco mais sobre o WhatsApp Business e apresentaremos a mais recente novidade divulgada pela empresa: a possibilidade da inclusão de um catálogo de produtos diretamente no aplicativo. Por fim, nós iremos te contar outras novidades que também foram anunciadas no mesmo evento. Quer ficar por dentro? Então continue a leitura abaixo!

 

O WhatsApp Business

Se você ainda não sabe exatamente o que é o WhatsApp Business e como ele funciona, não se preocupe! Nós te explicamos. Segundo o site da própria empresa, ele “é um app para Android e iPhone que pode ser baixado grátis, e foi pensado com o pequeno empreendedor em mente. Ele facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.”

Ainda de acordo com as informações fornecidas pela empresa, “o app possui as mesmas funcionalidades, visual e recursos do amado WhatsApp Messenger. Você pode utilizá-lo para fazer tudo o que já está acostumado a fazer, desde transmitir mensagens até enviar fotos e vídeos.”

Alguns dos recursos mais úteis do WhatsApp Business incluem um perfil comercial para exibição das informações mais importantes sobre a empresa e ferramentas para envio ágil de mensagens.

 

Catálogo de produtos no WhatsApp Business

Na última terça-feira, dia 30 de abril, ocorreu o primeiro dia da edição de 2019 do F8 – conferência anual de todas as empresas, serviços e aplicativos vinculados ao Facebook, o que inclui, além do próprio, o Instagram, o Messenger e o WhatsApp, por exemplo.

Neste evento, Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, anunciou a nova função do WhatsApp Business: o catálogo de produtos. Segundo ele, o novo recurso deverá ser disponibilizado dentro de alguns meses. Como você pode observar na imagem abaixo, o catálogo possibilitará que as empresas disponibilizem todos os produtos que elas queiram para seus clientes, o que com certeza facilitará as vendas.

 

Apresentação Catálogo de Produtos do WhatsApp Business

foto: Reprodução

 

Além de apresentar a novidade e sua interface, Zuckerberg também destacou a importância que a funcionalidade terá para pequenas empresas que não possuem site próprio e que estão investindo no uso de plataformas como o WhatsApp para manter contato com os clientes.

Por fim, mais um anúncio em relação ao WhatsApp Business que complementa o catálogo de produtos é o de pagamentos pelo aplicativo. O anúncio pode ser inédito para o mundo, mas os pagamentos já estão sendo testados na Índia. De acordo com Mark Zuckerberg, no entanto, eles estarão disponíveis em outros países até o final do ano.

 

Outras novidades anunciadas no F8

E é claro que um evento do tamanho do F8 não se limitaria a apenas um anúncio. Todos os outros aplicativos que já foram citados anteriormente (Facebook, Instagram e Messenger) receberam ou receberão suas próprias atualizações. Vale destacar que a maioria delas segue a tendência de aumentar a privacidade: a frase destacada na tela de fundo durante o discurso de Zuckerberg dizia “The future is private”.

Sendo assim, confira as outras principais novidades que rolaram no evento:

 

Instagram

Provavelmente a atualização mais comentada por toda a internet foi a que diz respeito aos likes no Instagram. Em um upgrade que já está passando por fase de testes no Canadá, a exibição pública do número de likes no Instagram chegará ao fim. Assim, somente os donos dos posts poderão ver os próprios números. De acordo com a própria empresa, a solução é uma medida para tornar o uso do aplicativo mais saudável.

Outras novidades que serão incluídas ao Instagram são novas formas de fazer compras diretamente de posts e uma câmera reformulada.

 

Facebook

O Facebook também vem com seus próprios aprimoramentos, começando pelo layout. Foi divulgado que a cor azul perderá espaço, deixando o aplicativo quase que exclusivamente branco. Além disso, as publicações de grupos, que já estavam ganhando mais destaque com as últimas atualizações, vão ganhar ainda mais, transformando o feed de notícias.

Contudo, o incremento mais comentado do Facebook nos últimos dias é outro: o Dating. O serviço, o qual veio para concorrer com o Tinder, já estava disponível, porém apenas na Colômbia, na Argentina, na Tailândia, no México e no Canadá. Com a nova atualização, ele passa a funcionar também no Brasil, além de outros 13 países.

 

Messenger

Por fim, o Messenger também ganhou melhorias, ainda que relativamente mais discretas. Seguindo o exemplo do WhatsApp, as conversas pelo aplicativo passarão a ser encriptadas. Outro anúncio de Mark é que, para a interação entre empresas e clientes, será possível fazer agendamentos nas conversas. Encerrando, o Messenger ganhará também sua própria versão para desktop, algo que facilitará imensamente a vida de usuários destes dispositivos.

 

Os hábitos de consumo digital estão sempre mudando e, para ter sucesso, é preciso mudar com eles. Agora que você já conhece algumas das principais novidades para diferentes aplicativos, incluindo o WhatsApp Business, quem sabe não chegou a hora de investir ainda mais em soluções como esta?

 

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