SEO local: conheça os fatores de rankeamento

SEO local: conheça os fatores de rankeamento

O SEO local é crucial para você que possui uma loja ou local físico, e precisa trabalhar principalmente com pessoas cara a cara

Nesse caso, existem algumas técnicas de otimização para buscadores (SEO) específicas e distintas do SEO tradicional, que aumentarão suas chances de ser encontrado pelas pessoas certas. 

Quer entender como, qual a importância e no que prestar atenção?

Então continue neste artigo até o fim! 

O que é SEO Local? 

SEO local é uma estratégia de otimização de sites que visa melhorar a visibilidade de empresas locais em resultados de busca relevantes para a sua localização geográfica

Em outras palavras, é uma técnica de marketing que visa tornar o seu site mais atrativo aos mecanismos de busca como o Google, especialmente quando as pessoas procuram por empresas ou serviços em sua área.

Quer um exemplo prático para saber se você precisa trabalhar o SEO local do seu negócio?

Abra o Google e pesquise o nome da sua empresa

Caso apareça na página de resultados da pesquisa o seu perfil do Google Meu Negócio, ou a localização da sua empresa, a resposta é: definitivamente sim

SEO local x SEO: quais as diferenças?

A principal diferença entre o SEO local e o SEO é que o primeiro visa alcançar um público específico e local, enquanto o segundo visa alcançar um público global

Além disso, o SEO local também leva em consideração elementos geográficos como o endereço e a localização da empresa.

Já o SEO ‘’normal’’, não se preocupa com estas informações e focaliza em conteúdos mais evergreen, mesclando eventualmente os conteúdos ‘’buzz’’. 

Ficou claro? Então agora vamos conhecer os principais fatores de rankeamento que você precisa considerar na sua estratégia de SEO local! 

Conheça os principais fatores de rankeamento do SEO local

Conheça os principais fatores de rankeamento do SEO local

O ranqueamento do seu site no mecanismo de busca pode ser afetado por muitos fatores, mas alguns são especialmente importantes para o SEO local. 

Vamos explorar os principais fatores de ranqueamento para otimizar o seu site e aumentar sua presença online. 

Nome, endereço e número de telefone (NAP)

O NAP (nome, endereço e número de telefone) é uma informação importante para o seu site e precisa estar consistente em todo o site e em todas as plataformas online

Certifique-se de que o seu NAP está presente em todas as páginas do seu site e nas plataformas de negócios locais, como Google Meu Negócio e Yelp

Conteúdo relevante e único

O conteúdo é rei e isso não muda com o SEO local. 

Certifique-se de que o seu site tenha conteúdo relevante e único para a sua persona. 

Além disso, adicione palavras-chave relevantes e use a estratégia de geomarketing para aumentar a relevância do seu site para a localidade.

Links de qualidade

Links são importantes para o SEO em geral e isso não muda com o SEO local. 

Certifique-se de ter links de qualidade apontando para o seu site (backlinks) e de que eles sejam relevantes para a sua área de negócios.

Além disso, é importante ter links vindos de fontes confiáveis

Entretanto, aqui vai uma diferença gritante nesse sentido, entre SEO local e SEO: o DA (Autoridade de Domínio) do site não é tão relevante para o rankeamento local

Eu sei, parece mentira (mas não é). 

Classificações e revisões

As classificações e revisões são uma parte importante do SEO local. 

Certifique-se de responder às revisões de maneira profissional e construtiva.

Além disso, incentive seus clientes a deixar revisões positivas em sites de revisão relevantes, como o Google Meu Negócio, Reclame Aqui, TripAdvisor, entre outros. 

Isso pode ser feito facilmente através do envio de links via WhatsApp, e-mail, formulários, entre outros meios, e terá grande impacto no seu rankeamento local. 

Google Meu Negócio 

Quero deixar isto muito claro: o Google Meu Negócio é a nova homepage do seu site.

Ou seja, se você é um negócio local e quer aparecer nos resultados de busca, invista seu tempo em configurar o perfil corretamente, postando conteúdos e respondendo as dúvidas dos usuários.

Lembre-se que cada dúvida pode ser uma objeção, a qual, uma vez vencida, poderá se tornar uma venda

Se você gostou deste artigo e não quer deixar o SEO de fora da sua estratégia de marketing digital, tenho uma dica valiosa e 100% gratuita para você.

Se eu fosse você, aproveitaria…

Baixe agora o nosso Guia do SEO e aprenda o básico que você precisa saber para ser encontrado no Google, construindo o tráfego orgânico que seu negócio precisa! 

Texto escrito por Lucas Stadnik, redator da WEBi.