Remarketing: transformando visitantes em leads

Postado em 1 de novembro de 2021 por Agência WEBI na categoria Blog

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Quando falamos em anúncios, é importante saber que existem tipos diversos. Um deles, muito utilizado como estratégia para recuperar leads desengajados, é o remarketing. Como o próprio nome sugere, este é um tipo de anúncio direcionado especialmente para pessoas que já tiveram algum tipo de contato com a empresa anteriormente.

Mas, mais do que recuperar esses leads desengajados, eles ainda podem ter a utilidade de fazer com que meros visitantes também venham a se tornar leads — visto que uma visita ao site já é um tipo de contato.

Como o remarketing pode ser uma tática fundamental na estratégia de marketing digital de empresas de todos os setores, a WEBi resolveu fazer um texto falando um pouco mais a respeito dele.

Na sequência, nós te contamos com mais detalhes o que é remarketing, listamos as vantagens que este tipo de anúncio traz para as empresas e, por fim, ainda damos dicas para que você também faça uma campanha de remarketing eficiente.

Boa leitura!

 

O que é remarketing?

Podemos afirmar que, basicamente, remarketing significa fazer marketing novamente para a mesma pessoa. Sua maior importância é lembrar usuários que já entraram no seu site que você existe. Isso porque, atualmente, o usuário médio acessa dezenas de sites por dia — e, com isso, sua empresa pode acabar sendo esquecida por ele.

Com o remarketing, você garante que anúncios da sua empresa apareçam em outros sites que esses mesmos usuários também acessam. Isso faz com que, mesmo que de uma forma inconsciente, a empresa fique na mente do consumidor.

O remarketing é responsável por aumentar números de vendas pois, em muitos casos, o interesse do usuário ao acessar seu site pela primeira vez nem era tão grande assim. Porém, com os anúncios aparecendo para ele, é possível que ele comece a pensar mais na necessidade de adquirir seu produto ou serviço — até chegar ao ponto de fazer a compra.

Todo esse processo é possibilitado pelo uso dos cookies, aqueles dados presentes em sites que servem para identificar os usuários que os acessam, além de rastrear as outras páginas da web em que estes mesmos usuários entram e, com isso, apresentar os anúncios personalizados.

Por fim, outro ponto importante que devemos citar a respeito dos anúncios de remarketing é os locais onde eles podem ser feitos. Na maioria dos casos, eles estão nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, e em outros sites, através do Google Ads.

 

Quais são as vantagens deste tipo de anúncio?

Agora que você já sabe o que é remarketing, assim como seus objetivos e funcionamento, chega a hora de entender as vantagens de fazê-lo. É claro que relembrar os usuários da existência da sua empresa e, com isso, incentivá-los a comprar é um ótimo benefício por si só, mas ele não é o único.

Outra vantagem que não podemos deixar de citar é que, ao fazer com que sua empresa esteja constantemente na mente dos usuários, o remarketing é uma ótima ferramenta para trabalhar o reconhecimento de marca. Ao mesmo tempo em que aumenta suas vendas, você estará fazendo um ótimo trabalho de branding.

Por fim, mais um benefício diz respeito ao investimento. Você já deve ter ouvido falar na sigla “ROI”, certo? Ela pode ser traduzida para “retorno sobre investimento” — e ter um bom ROI é um objetivo comum de qualquer campanha de marketing. Considerando que o remarketing aumenta as conversões naturalmente, ele é uma peça chave para ajudar na obtenção de um ROI alto.

 

3 dicas para fazer uma campanha de remarketing

Para encerrar com chave de ouro, separamos algumas dicas para que você consiga fazer suas próprias campanhas de remarketing. Acompanhe:

 

1. Faça anúncios personalizados

A chave do remarketing é a personalização. Afinal de contas, os cookies permitem que você saiba quais foram as páginas que cada usuário acessou — o que indica o interesse em produtos ou serviços específicos. Tendo este conhecimento, é possível fazer anúncios ofertando exatamente o que você já sabe que os usuários querem.

Lembre-se de que anúncios genéricos já aparecem aos montes para os usuários todos os dias, ao ponto em que mais um simplesmente passará despercebido. Se você já sabe o que determinado usuário quer, é muito mais interessante anunciar de acordo com esta informação; as chances de conversão serão muito maiores.

 

2. Não tenha medo de fazer testes

Tanto o Google Ads quanto as redes sociais permitem a criação de anúncios em diferentes formatos, incluindo anúncio de texto, rede de display e até mesmo vídeos. Por mais que você saiba quais são os produtos ou serviços mais procurados por seu público, não saberá qual é o formato de anúncio com os melhores resultados antes de testar.

Por isso, é fundamental que não tenha medo de fazer testes. Utilize todas as opções que a plataforma dá. Com o tempo, você terá números suficientes para avaliar qual formato é o mais aceito e que entrega mais resultados — potencializando seus números e, consequentemente, aumentando suas vendas.

 

3. Cuidado com os exageros!

Por fim, um ponto um pouco mais simples mas tão importante quanto os outros — se não mais. Lembra que citamos que o usuário médio é bombardeado por centenas de anúncios diariamente? Dependendo de quais forem esses anúncios, o excesso pode ser cansativo, especialmente se muitos anúncios da mesma empresa ficarem se repetindo.

Portanto, não exagere na quantidade de anúncios exibidos diariamente. Não se esqueça que o objetivo é fazer com que os usuários se lembrem da sua empresa, e não criar antipatia. A linha pode ser tênue, e é essencial ter cuidado para que o tiro não saia pela culatra.

 

E aí, entendeu a importância do remarketing? Viu como ele pode fazer com que visitantes percorram toda a jornada de compra até se tornarem clientes fiéis? Ele é capaz de fazer toda a diferença nas suas estratégias de marketing, entregando resultados incríveis.

E, por ser tão importante assim, é fundamental que ele seja bem feito — o que você só pode garantir ao contar com a parceria de uma empresa especializada no assunto. A WEBi tem mais de 20 anos de experiência no mercado, auxiliando empresas de todo o Brasil a conquistar resultados impressionantes.

Quer saber como nós podemos ajudar a sua também? Então entre em contato conosco!