É impossível negar o tamanho e a importância da internet na rotina das pessoas nos dias de hoje. E para empreendedores a situação não é diferente. Se as pessoas estão na internet, sua empresa também deve estar lá para que seus produtos ou serviços sejam encontrados com mais facilidade. E o Google Meu Negócio faz parte de tudo isso.
Estar nesta plataforma é tão essencial quanto estar no Facebook, Instagram, LinkedIn e ter um site próprio, porém muitos empresários ainda cometem o erro de subestimar ou (pior) não conhecer o Google Meu Negócio. Especialmente no caso de empresas de atuação local, ele é uma ferramenta indispensável para quem quer ser encontrado.
Se você ainda não conhece o Google Meu Negócio ou sente que não está aproveitando seu potencial por completo, não perca este texto que a WEBi preparou! Em seguida nós iremos falar tudo sobre esta ferramenta do Google, incluindo uma explicação do que ela é, motivos para sua empresa estar nela e como se cadastrar. Confira mais abaixo!
O que é o Google Meu Negócio
De acordo com o próprio Google, o Meu Negócio é “uma ferramenta gratuita que permite a você promover seu Perfil de Negócio e site na Busca do Google e no Google Maps. Com o Google Meu Negócio, você pode interagir com clientes, manter suas informações sempre atualizadas, publicar ofertas e promoções, identificar como as pessoas encontram seu perfil e muito mais”.
Ok, mas o que é Perfil de Negócio?
Sabe quando você pesquisa pelo nome de uma empresa e o canto direito da tela apresenta nome, endereço, telefone, site, fotos e outras informações? Isso é o Perfil de Negócio, como você pode ver no exemplo abaixo.
Como você pode ver na imagem, nós fizemos uma pesquisa por “agência webi” e, como nós estamos cadastrados no Google Meu Negócio, nosso Perfil de Negócio aparece ao lado dos resultados de busca, fornecendo informações de valor para potenciais clientes com maior facilidade.
Por que sua empresa deveria estar no Google Meu Negócio
Caso ainda não tenhamos te convencido, listamos alguns motivos que mostram por que sua empresa deveria estar no Google Meu Negócio. Veja:
1. Ser encontrado por pessoas que estão procurando você
É o caso da imagem anterior. Se você tem um comércio, provavelmente as pessoas devem comparecer ao seu estabelecimento para fazer uma compra, certo? Quando um usuário está procurando por ele no Google, um dos motivos mais comuns é a busca pelo endereço ou telefone.
Disponibilizar esta informação prontamente é o mínimo que você deve fazer para um cliente em potencial, especialmente no caso de sua empresa não ter o seu site próprio (algo que não recomendamos!).
2. Ser encontrado por pessoas que não estão procurando você
O Google Meu Negócio permite também que empresas sejam encontradas por usuários que não estão procurando especificamente por elas. Vamos assumir que o seu comércio, assim como o exemplo que utilizamos acima, seja uma padaria.
Se um usuário estiver próximo à ela e pesquisar “padaria” no Google, é sua empresa (entre outras padarias da região) que irá aparecer nos resultados, como podemos ver na imagem abaixo:
3. Relacionar-se com clientes
Reparou nas estrelas da imagem acima? Essas avaliações são feitas pelos próprios clientes e usuários, os quais ainda podem escrever com detalhes como foram suas experiências nos estabelecimentos.
Para aqueles que se importam e querem cultivar o relacionamento com seus clientes (todos deveriam!), o Google permite que as empresas respondam às avaliações. Desta maneira, é possível conversar com um cliente que não tenha tido uma experiência muito boa e fazer com que ele mude de opinião.
O que você perde ao não usar o Google Meu Negócio
Assim como utilizar a ferramenta traz vantagens, subestimar suas capacidades pode fazer com que sua empresa perca algumas oportunidades. Entenda:
1. Visibilidade gratuita
Se você não está no Google Meu Negócio, você perde visibilidade. É simples assim. Por ser uma plataforma gratuita e aparecer na mesma altura que os anúncios, porém com destaque maior, ele oferece a brecha de estar ao lado de anunciantes sem pagar nada.
E lembre-se: se não é sua empresa que aparece no resultado de uma pesquisa, sem dúvida as concorrentes aparecerão. Você pode perder potenciais clientes por não fazer um simples cadastro.
2. Conhecimento de público
Seguindo o exemplo de praticamente todas as outras plataformas de relacionamento online, o Google Meu Negócio oferece relatórios com dados dos mais diversos. É possível saber de onde as pessoas mais pesquisam sua marca ou segmento, onde mais cliques foram dados, quais informações foram mais requisitadas, enfim.
Tendo o conhecimento destas informações você pode aprimorar sua atuação online e deixar os clientes cada vez mais satisfeitos e constantemente comprando com você.
Como se cadastrar
Realizar o seu cadastro no Google Meu Negócio é tão fácil quanto em qualquer rede social, e basta seguir alguns passos:
- Tenha uma conta no Gmail. É com ela que você se cadastrará;
- Acesse a página inicial da ferramenta;
- Já logado em sua conta do Gmail, clique em “Comece agora”;
- Preencha corretamente o formulário à esquerda com todos os dados da empresa;
- Na próxima página, confirme os dados e que você é o responsável;
- Insira um número de celular para o qual o Google possa enviar um SMS;
- Digite o código recebido;
- Tudo pronto! Sua conta está criada.
Sempre que necessário, você pode acessá-la e mudar seus dados, sejam eles informações sobre a empresa ou as fotos e vídeos que aparecem nos resultados de busca.
A relação entre o Google Meu Negócio e o SEO Local
O último ponto sobre o qual queremos falar neste texto de hoje é algo consideravelmente importante, ainda mais para micro e pequenas empresas. Muitos empreendedores dessas companhias acreditam que o inbound — e até mesmo o marketing em geral — não valem a pena, visto que seu negócio é mais direcionado para o público local.
Contudo, o Google Meu Negócio é um dos principais protagonistas daquilo que chamamos de SEO Local. SEO, para quem não sabe, é uma sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca. É o conjunto de ações que visa posicionar sites e páginas entre os primeiros resultados de pesquisas do Google.
Nós temos um texto específico sobre SEO em nosso blog, o qual você pode conferir através deste link.
SEO Local, por sua vez, é um conceito que vem ganhando força nos últimos tempos. Ele diz respeito ao trabalho de SEO feito especificamente para melhorar a posição de empresas em pesquisas feitas em locais específicos. Algo como os resultados para “padaria” baseados na localização que citamos nos exemplos acima.
Além das já conhecidas ações de inbound marketing, ter um Perfil de Negócio atualizado no Google, o que é rápido e barato de ser feito ajuda muito uma empresa a se destacar em determinadas áreas.
Entendeu por que sua empresa deveria estar no Google Meu Negócio? Se você ainda não tomou as devidas providências para colocá-la na plataforma, faça isso agora mesmo!
E lembra das outras ações de inbound marketing que acabamos de citar? Pois é, elas são ainda mais importantes e atuam em conjunto com o Perfil de Negócio para deixar um site no topo. É um trabalho árduo que somente uma empresa especializada e com experiência no mercado pode realizar para você.
É aí que nós entramos! A Agência WEBi possui mais de 20 anos de atuação no ambiente digital, tendo desenvolvido inúmeros projetos e cases de sucesso para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Se você também quer ganhar autoridade na internet, do mesmo jeito que nossos outros clientes, não perca tempo!
Entre em contato conosco ainda hoje e #vemprawebi!