Um site responsivo e otimizado é mais que fundamental

Postado em 11 de janeiro de 2019 por Agência WEBI na categoria Blog

Tempo de Leitura:
Quantidade de palavras:

É chover no molhado observar esse tipo de coisa, mas, vivenciamos o momento da história da humanidade onde mais se consome informação. Somos verdadeiramente massacrados, bombardeados… sem a menor chance de defesa.

As informações nos atacam até em sonhos (rs). Chega ser até engraçado (nem sempre é), pois toda a carga informacional absorvida ao longo do nosso dia a dia, consciente ou inconscientemente, é armazenada em nosso cérebro, em um mix de cores, sons e experiências, e aflorada no nosso momento de repouso mais nobre – o sono.

E é neste momento que as empresas se utilizam das mais variadas técnicas, estratégias, dispositivos e ferramentas. Farão de tudo para que a informação, publicidade e marca integrem a sua cognição. Seja de que forma for. O objetivo é conversar com o cliente, estar próximo… ser da “família”.

 

A WEBi te dá um refresh: “conteúdos relevantes, precisos, úteis e com estratégias de SEO bem elaboradas geram resultados excelentes. Só faltou um detalhe! A plataforma escolhida precisa ser adequada ao conteúdo e suas estratégias”.

 

Sabendo que todo o conteúdo gerado pela internet chega às pessoas por diferentes dispositivos – desktops, smartphones, tablets, smart tvs, etc. – é de fundamental importância que empresas desenvolvam sites que atuem em sinergia com todas as plataformas a fim de oferecer ao usuário a melhor experiência quando os assuntos são relevância, engajamento e satisfação.

Agora que já entendemos que somos presas fáceis da informação e não temos como escapar (talvez nem queremos), podemos produzir os melhores conteúdos – seguindo o “manual WEBi da geração de conteúdo campeão” – e direcioná-los aos públicos que pretendemos atingir via dispositivos otimizados e responsivos.

Xiii… e agora? O que é “responsivo”? Me ajuda? É claro que sim, a WEBi te dá uma mãozinha!

 

Vamos lá, então saber o que é um site responsivo…

[…]

Site Responsivo

Vamos começar pelo contrário… pelo que não é um site responsivo.

Quantas vezes você já se deparou com sites em seu smartphone ou tablet completamente desconfigurados, com templates tortos, incompletos ou que não funcionavam bem? Muitas vezes, né? Muitas mesmo, tenho certeza!

Então, como você pode imaginar… esses sites fazem parte do “contrário” que falamos na chamada. São os não responsivos.

 

Agora, por lógica muito simples, descobrimos quais são os sites responsivos.

Sites responsivos são aqueles desenvolvidos especificamente para cada sistema operacional, dispositivo móvel ou fixo e demais plataformas com o objetivo [único] de propiciar a melhor experiência ao usuário.

A sua navegabilidade precisa ser perfeita, isenta de contratempos e imperfeições (que só irritam) e que ofereça uma interface agradável, intuitiva e acessível – transformando a navegação em um evento prazeroso e divertido.  

Seja por notebook, tablet, celular ou computador de mesa, a usabilidade do site precisa ser igual, independendo do dispositivo.

Fácil, não? Sites responsivos são o que buscamos diariamente, basta reparar na taxa de rejeição de portais desajustados –  é altíssima. E não só a taxa, pois é o nosso comportamento quem define, mas a jornada do cliente em si. Quem se depara com sites que não atendem aos seus anseios e objetivos, dificilmente retornará.

 

Por que um site responsivo é diferencial competitivo na estratégia de marketing da empresa?

Não é difícil entendermos o porquê da necessidade de uma determinada empresa investir em um bom plano de marketing, que além das premissas do marketing tradicional contempla também todos os critérios e requisitos do digital.

Hoje, a rigor, o meio digital é o primeiro contato do potencial cliente com qualquer organização, de diferentes segmentos de mercado.

Levando em consideração que networking, relacionamentos comercial e institucional – e marketing social (social selling quem sabe) acontecem preponderantemente na plataforma online, torna-se imprescindível que todas as empresas apresentem os seus respectivos negócios por meio de sites responsivos.

 

A WEBi mostra para você todas as vantagens que um site responsivo pode oferecer à sua empresa. Vamos lá? Segura aí!

*Um site responsivo que se preza é otimizado em sua programação, além de oferecer uma experiência de acesso prazerosa ao consumidor. Segundo o Google Think Insights, 61% dos usuários que não encontram o que procuram em suas rotinas de busca mudam automaticamente de url.

*Websites desenvolvidos para dispositivos mobiles são mais leves e proporcionam melhores experiências aos seus clientes. Quando bem otimizados à plataforma entregam resultados rápidos e precisos.

*Hoje, no Brasil, o principal meio para consultas na internet é o móvel. Resumo – por diversos fatores e motivos, sites responsivos estarão cada vez mais presentes nas estratégias de marketing digital das empresas que buscam sucesso.

*A consequência de toda essa migração para smartphones, tablets, notebooks – entre outros – é o aumento exponencial do volume de compras e vendas realizadas pela internet.

**Já pararam para analisar a quantidade de conteúdo gerado e compartilhado via redes sociais? É um volume absurdo, “né”? Em se tratando de sites otimizados, o número é ainda maior.

**É mais um motivo para que empresas adotem ou construam sites cada vez mais ágeis, dinâmicos e responsivos a fim de aumentar  suas relevâncias no meio digital. Leia-se: gestão de marca ou branding.

 

[O pulo do gato] websites responsivos são melhor ranqueados em função do número de interações realizadas com seus usuários e pelo aumento de visualizações recebidas via redes sociais. A sua plataforma também estará bem ranqueada nos sites de busca que priorizam esta estrutura.

 

[A pergunta que não quer calar!] Como tornar o meu site e as minhas mídias responsivas?

 

Mr. M responde: procure uma agência de marketing digital com vasta experiência no mercado, que tenha sólida carteira de clientes e que apresente muitos cases de sucesso.

Descobriu de quem Mr. M está falando? É claro que é da WEBi!

#vemprawebi

 

Topa levar a sua empresa a outro patamar no universo digital e transformar suas visitas em oportunidades de venda? Então corra logo e fale conosco! Os nossos heróis te ajudarão nessa aventura!