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É visível que, com o crescimento das compras pela internet, as redes sociais têm assumido um papel enorme no fechamento de negócios dos mais diversos. Com o objetivo de facilitar e agilizar estas negociações, muitas empresas já estão até mesmo utilizando o WhatsApp para vendas. E foi pensando exatamente nisso que a equipe responsável pelo app acabou de lançar uma nova funcionalidade: o pagamento no WhatsApp.
Sim, é isso mesmo. A partir de agora, os usuários da plataforma poderão transferir dinheiro a lojas ou a outros usuários diretamente pelo aplicativo, sem precisar utilizar outros serviços como o app do seu banco ou plataformas financeiras como o PagSeguro e o recentemente popularizado PicPay.
Para que você entenda perfeitamente do que se trata o pagamento no WhatsApp e todos os detalhes sobre como ele funciona, nós preparamos este texto! Abaixo, a WEBi relata um pouco mais a respeito do anúncio da função de pagamento no WhatsApp, explica por que o Brasil foi o primeiro escolhido para utilizar o serviço e, por fim, ainda mostra como funciona este novo serviço de pagamento.
Boa leitura!
Anúncio da função de pagamento no WhatsApp
Foi nesta segunda-feira, dia 15 de junho de 2020, que o WhatsApp anunciou a possibilidade de efetuar pagamentos através da sua plataforma. A novidade surpreendeu muitos usuários por dois motivos distintos: a funcionalidade veio sem nenhuma espécie de aviso prévio e foi liberada somente para usuários brasileiros.
Ainda que o Brasil seja o segundo país em uma lista dos que mais utilizam o serviço (atrás da Índia), é curioso o fato de que outros países não tenham sido contemplados com a nova possibilidade.
De qualquer forma, mesmo estando disponível apenas por aqui, o WhatsApp fez o possível para que o recurso chegasse ao maior número de brasileiros possível. O WhatsApp Pay — nome do serviço — está sendo disponibilizado gradualmente para usuários tanto de Android quanto de iOS, os dois sistemas operacionais móveis mais usados do Brasil.
Isso quer dizer que, caso você já tenha atualizado o WhatsApp desde o dia 15 e ainda não tenha encontrado a função de transferir dinheiro, não há nenhum motivo para se preocupar. Ela provavelmente estará chegando para você, assim como para todos os usuários do país, dentro de alguns dias ou semanas.
Quem já gostava de fazer suas compras online só tem a ganhar com esta nova praticidade trazida pelo WhatsApp!
Por que o Brasil?
Apesar de tudo, em meio a diversas notícias sobre o assunto, algumas pessoas passaram a se perguntar: por que o Brasil foi escolhido como o primeiro país para receber a novidade? Entre tantas outras potências que também contam com um alto número de usuários usando a plataforma, incluindo aí os Estados Unidos, o México, a Rússia, a Alemanha e a Itália, por que nós? A explicação, na verdade, é bem simples.
Como já citamos, a Índia é o país que mais usa o WhatsApp, com seu número de usuários ultrapassando os 400 milhões. Não à toa, a ferramenta de pagamentos foi testada primeiro por lá antes de vir para o Brasil. Porém, o sistema de regulação no país indiano não é muito fácil e, por isso, o lançamento para o público geral foi adiado por lá e transferido ao segundo país que mais utiliza o aplicativo.
De acordo com o próprio WhatsApp, a motivação para trazer o recurso para cá se deu pelo fato de que “o WhatsApp é muito usado no Brasil, tanto por pessoas quanto por pequenas empresas”. Quando consideramos que há mais de 10 milhões de pequenas empresas que atuam no país, muitas delas já utilizando o WhatsApp, o investimento da empresa faz todo o sentido.
O WhatsApp afirma ainda que o objetivo é continuar expandindo para outros países depois que a nova solução estiver bem estabilizada no local escolhido para recebê-la primeiro.
Como funciona o pagamento no WhatsApp?
Por fim, depois de contar a novidade e explicar por que ela veio primeiro para cá, a WEBi te mostra também como a ferramenta de pagamentos do WhatsApp funciona. A dúvida mais compartilhada por usuários foi se qualquer pessoa pode utilizá-la. Como ela é uma espécie de extensão do Facebook Pay e funciona através dele, visto que o Facebook é o dono do WhatsApp, apenas quem possui conta em uma lista específica de bancos pode aproveitar o serviço. São eles:
- Banco do Brasil (Visa);
- Nubank (Mastercard);
- Sicredi (Mastercard e Visa);
- Woop, a conta digital da Sicredi (Visa).
Da mesma forma, também só irá receber o dinheiro quem tem uma conta em, pelo menos, um dos bancos citados acima.
Quanto à configuração da conta, ela é bem fácil e intuitiva, tanto no Android quanto no iOS. Basta acessar a aba de configurações dentro do próprio aplicativo do WhatsApp e seguir as instruções dadas. Entre elas, está a criação de um PIN para validar as transações, inserção de dados pessoais e o preenchimento dos dados do cartão.
É possível usar cartões tanto de crédito quanto de débito, e as operações funcionam assim como as convencionais. Quando o débito é utilizado, o dinheiro é transferido de uma conta para a outra. Quando o crédito é utilizado, o estabelecimento recebe o dinheiro e o usuário paga o valor na fatura do seu banco.
Vale citar aqui que a transferência de uma pessoa para outra pode ser feita somente com o uso do débito. Estabelecimentos podem receber os pagamentos tanto pelo crédito quanto pelo débito.
E você, já tinha visto a novidade? O que achou da possibilidade pagamento no WhatsApp? Com a sempre crescente tendência de negociações e compras online, ele com certeza será muito útil para todos.
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