O que La Casa de Papel tem a ver com a sua marca?

Postado em 16 de julho de 2019 por Agência WEBI na categoria Blog

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Com certeza você já deve ter ouvido falar em La Casa de Papel. A série, que foi lançada pela Netflix em 2017, na Espanha, se tornou uma verdadeira febre mundial. Prestes a ter sua terceira temporada divulgada, na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, La Casa de Papel chega com grande expectativa do público. 

 

O que é La Casa de Papel? 

Mesmo que você já saiba e tenha até “maratonado” as duas temporadas anteriores da série, a WEBi vai contextualizar o assunto para você!

La Casa de Papel conta a história do Professor, um personagem que planeja o “roubo do século” na Casa da Moeda espanhola. Para isso, ele recruta oito estrategistas das mais diferentes habilidades para auxiliar no assalto. O objetivo do roubo é que, em 11 dias, ele consiga fabricar seu próprio dinheiro em quantidades gigantescas cerca de 2,4 bilhões de euros. 

Tudo bem, todos sabemos do que a série se trata. Agora, o que você realmente quer saber é o que La Casa de Papel tem a ver com a sua marca, não é? Para o marketing digital, a série apresenta diversas lições marcantes, como planejamento, estratégia, trabalho em equipe, reconhecimento de persona e qualidade dos serviços. Todos estes aspectos estão presentes no nosso dia a dia, na busca incessante pela satisfação dos nossos clientes. 

Vamos entender então o que você e sua marca podem aprender com La Casa de Papel?

 

Lições para minha marca segundo La Casa de Papel 

 

Planejamento 

A palavra-chave — e o primeiro passo — para um bom resultado no marketing digital da sua empresa é o planejamento. E é exatamente isso que podemos observar na série La Casa de Papel. Durante 5 meses, o Professor arquitetou todo o plano sozinho, com muito estudo e sabendo cada detalhe e passo a ser dado para o sucesso do roubo. Com isso, ele pôde repassar todas as informações para os outros participantes do plano. 

Todos eles sabiam os detalhes de cada ação, o tempo que levaria e como seria feito. Isso mostra como um bom planejamento faz toda a diferença em qualquer plano, seja no roubo do século ou em uma estratégia de marketing digital.

O planejamento é fundamental para a sua marca, pois é ele quem definirá todas as ações que serão tomadas dali em diante. É claro que, para a maioria das empresas, 5 meses é muito tempo para planejar as estratégias de marketing. Porém, isso mostra o quanto uma marca pode obter reconhecimento e sucesso com o estudo correto de persona, métricas e canais de comunicação, por exemplo. 

 

Estratégias 

Antes mesmo do roubo ser executado, o Professor fez uma pesquisa de estratégias de tudo que aconteceria durante o plano. O que poderia dar certo e, principalmente, o que poderia dar errado. Para a ocorrência de erros foram elaborados planos de contenção e resolução dos problemas, para que, assim, o roubo não fosse afetado.

E essa é uma das etapas mais importantes no marketing digital da sua marca, e também mais uma lição da série La Casa de Papel. Todos os planejamentos devem ter estratégias bem elaboradas para que o sucesso seja garantido. 

A busca deve ser sempre pelo 100%. Nem sempre isso é possível, mas a preparação é indispensável. Nem tudo pode ser previsto e, assim como na série, muitos serão os desafios no meio do caminho. 

 

Trabalho em equipe 

Para o sucesso de uma marca com marketing digital, o trabalho em equipe é indispensável. Nenhuma etapa do planejamento e execução do serviço é feita por uma pessoa sozinha. Para que tudo ocorra dentro do ideal é necessário profissionais especializados, capazes de colaborar para o crescimento da empresa. 

Logo, se pensarmos no contexto da série La Casa de Papel, podemos verificar também a gestão da equipe. Ao arquitetar o roubo, o Professor percebeu que sozinho não conseguiria o resultado desejado, por isso buscou as pessoas mais qualificadas para ajudar no assalto, como, por exemplo: 

 

  • Tóquio era empreendedora e sua gerente;
  • Rio era o hacker especialista em tecnologia;
  • Helsinque e Oslo sua equipe operacional.

 

Cada participante tinha uma função específica no plano, e por esse fato o assalto teve êxito. Quando o trabalho une pessoas com diversas características e especialidades diferentes, a construção de uma marca gera resultado positivo. 

Portanto, é preciso ter na equipe de marketing digital profissionais preparados para aprender com os outros, repassar seus conhecimentos e resolver qualquer problema com rapidez e praticidade. 

 

Persona 

Uma das primeiras etapas para o sucesso de uma marca no marketing digital está no reconhecimento da persona (segmentação do mercado). É preciso identificar por meio de pesquisa as pessoas que têm interesse na sua marca e fazer com que elas se reconheçam no que é oferecido. São analisados dados demográficos, atitude e comportamento dos usuários. 

E foi exatamente isso que o Professor fez na série. No planejamento, ele analisou as pessoas que seriam impactadas por seu plano: policiais, funcionários do banco e até os espectadores de casa, já que este foi um assalto divulgado pela mídia. A partir daí, ele fez métricas para cada uma das personas. 

Para os espectadores de casa, por exemplo, ele pensou em uma maneira que fizesse com que as pessoas ficassem do lado dos assaltantes e torcendo para que o plano desse certo. De certa forma, o marketing digital trabalha isso com as personas: buscando identificação com a marca para, consequentemente, conquistar e estimular o consumo. 

 

Acompanhamento e prática 

Após definir o planejamento e estratégias é hora de colocar tudo que foi definido em prática. Para isso é fundamental o acompanhamento de cada etapa do cliente, principalmente para verificar se as metas estão tendo resultados. Essa atitude também é percebida em La Casa de Papel; o Professor sempre está atento a tudo que ocorre durante o assalto. 

As câmeras ligadas em tempo real colocadas em pontos estratégicos e o telefone para manter contato com os apoiadores do roubo quando algo não ocorresse como planejado refletem o acompanhamento de marca que é necessário para um bom trabalho de marketing digital. 

Hoje, já temos diversas ferramentas para ajudar no monitoramento. Com elas é possível acompanhar os resultados, a concorrência e também mudar o que for preciso quando algo não estiver dando certo. 

 

Análise dos resultados 

A poucos dias da estreia da terceira temporada da série, o que sabemos é que apesar de toda a estratégia feita, o roubo do século não teve todo o sucesso desejado. Sim, o assalto aconteceu, porém alguns percalços no meio do caminho (incluindo fatalidades) dificultaram e muito o objetivo. Agora, como público, podemos notar o quanto a análise de resultados positivos e negativos pode fazer a diferença para uma próxima vez.

 

É essencial conhecer os erros cometidos para que eles não aconteçam novamente 

 

E o mesmo vale para o marketing digital. Depois do acompanhamento, é preciso repensar: o que deu certo? O que deu errado? Quais medidas precisam ser modificadas? Quais estratégias tiveram bom resultado? 

É preciso analisar novamente o planejamento feito para repassar ao cliente os pontos fortes e fracos. Dessa forma, uma próxima etapa pode ser iniciada, assim como a continuação da construção de uma marca cada vez mais forte. 

 

 

Por fim, você ainda se pergunta o que La Casa de Papel tem a ver com sua marca? A série nos apresenta com detalhes todas as estratégias necessárias para colocar um plano em prática. 

E essa é uma lição que pode alavancar um bom trabalho de marketing digital. La Casa de Papel mostra o quanto um planejamento adequado, boas estratégias e o acompanhamento próximo fazem a diferença para o sucesso de uma marca. 

 

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