Qual é a importância das keywords no marketing digital?

Postado em 4 de julho de 2019 por Agência WEBI na categoria Marketing Digital

Para procurar um determinado produto ou até mesmo uma receita de bolo ou de outra comida qualquer, a maioria das pessoas usa as ferramentas de busca da internet para tirar suas dúvidas e curiosidades, não é verdade? 

E é com a utilização de palavras referentes ao produto e que tenham a ver com ele que torna-se possível encontrar rapidamente o que se procura. Essas são as keywords. Mas, afinal, você sabe qual é a importância das keywords no marketing digital

No texto de hoje, a WEBI vai te contar um pouco mais sobre as keywords e te mostrar como e por que elas são um dos atributos mais importantes em um projeto de marketing digital. Portanto, se você quer aprender mais com quem realmente entende do assunto, leia o restante do texto abaixo!

 

O que são keywords? 

Keywords são mais conhecidas por aqui como palavras-chave. Elas são usadas no corpo dos textos — tanto para blogs quanto páginas de sites em geral como forma de auxiliar o usuário na busca pelo conteúdo na internet. 

Em resumo, elas são os termos mais importantes de qualquer conteúdo, pois descrevem o assunto principal do texto ou da página.

 

A importância das keywords no marketing digital 

Se você é empreendedor e está pensando em aderir ao marketing digital na sua empresa, são enormes as chances de você estar se perguntando: “Certo, mas qual é a verdadeira importância das keywords no marketing digital?” Relaxa, a WEBI tira essa dúvida para você! 

Em uma ferramenta de busca como o Google, por exemplo, são feitas, diariamente, 3 bilhões de pesquisas, sendo que 15% delas são inéditas. Além disso, a cada 24 horas, cerca de 20 bilhões de sites são rastreados pelo buscador. 

Portanto, ao procurar por um conteúdo através de determinada palavra, o usuário pode ter acesso diretamente ao texto da sua empresa e, assim, ficar curioso para saber mais sobre os produtos ou serviços oferecidos por ela, tornando, aos poucos, seu nome cada vez mais conhecido. 

Porém, vale lembrar: é claro que simplesmente sair inserindo keywords de maneira inconsequente não basta. É preciso utilizar técnicas do grande companheiro de todo profissional de inbound marketing: o SEO. Você pode ler mais sobre o Search Engine Optimization neste link.

 

Veja as duas principais formas em que a importância das keywords no marketing digital se faz presente:

 

  • Sua marca no topo dos sites de busca 

As keywords, sendo pensadas e usadas corretamente em uma página, podem ajudar o seu conteúdo a aparecer entre os primeiros da lista dos sites de busca. Por isso, é importante avaliar o assunto principal do conteúdo e escolher as palavras-chave que mais se encaixam nele. Sempre levando em conta, é claro, quem você quer atingir e o que mais importa para seu público. 

 

  • Keywords colaboram nas estratégias 

A importância das keywords no marketing digital está ligada diretamente à sua estratégia, seja ela para aumentar o número de visitas no site, alcançar o maior número de pessoas possível, fazer a marca ficar conhecida ou fazer com que o usuário tenha curiosidade e, posteriormente, adquira um produto da marca. 

Com a estratégia definida, são as keywords as responsáveis por colocar o plano em prática e fazer o objetivo ser alcançado. Elas, quando bem trabalhadas, é que fazem uma página aparecer.

 

Como escolher as keywords corretas? 

Essa etapa é dividida em três fases. A primeira delas é analisar o desempenho de suas páginas e, a partir daí, entender o que seu público mais quer saber. Assim, é possível criar conteúdos que atentem a curiosidade do seu cliente. 

A segunda etapa é a identificação do público. Somente sabendo exatamente quem você e sua empresa querem alcançar será possível trabalhar keywords e, ao mesmo tempo, entregar conteúdo de valor.

Por fim, a terceira e última etapa é uma análise profunda do seu funil de vendas. Para quem não sabe, o funil nada mais é do que o caminho que cada cliente percorre até enfim chegar ao momento da aquisição. É a famosa jornada de compra.

É de suma importância ter conteúdos que façam sentido para todos os estágios do seu funil e, ainda mais, fazer com que eles cheguem nas pessoas certas no momento certo. 

 

Onde usar as keywords? 

Em um site, as keywords podem ser utilizadas tanto em páginas comuns quanto em textos de blog. No final das contas, o que importa é ser encontrado pelo cliente. 

Para que você consiga atingir o seu público com o conteúdo, é indicado inserir as palavras-chaves, principalmente, no primeiro parágrafo do texto, pois é ele que dá destaque ao assunto. É importante colocar também em títulos e subtítulos, no caso do blog. Outro diferencial é inserir a palavra na descrição das imagens ao longo da página.  

 

Ferramentas que ajudam na busca das keywords certas

 

Google Ads 

Essa ferramenta ajuda a encontrar sinônimos relevantes para as suas palavras-chaves. Assim, é mais fácil aumentar o vocabulário de palavras para ter mais alcance e maiores possibilidades de ser encontrado pelo usuário. 

 

Google Trends 

Diferente do Google Ads, o Google Trends faz uma comparação entre as palavras-chave usadas para verificar qual é mais procurada pelos usuários. Com isso, é possível ter mais êxito na escolha, sempre procurando utilizar as mais buscadas.  

 

SEMrush 

Diferenciando-se das duas ferramentas anteriores, a SEMrush apresenta um resultado mais detalhado de pesquisa. Sabe por quê? A SEMrush não analisa somente as palavras-chave; ela faz comparações entre sites e, o melhor, mostra as keywords mais usadas pelas marcas concorrentes da sua. Logo, fica mais fácil buscar estratégias para que seu produto seja buscado pelos clientes. 

Conseguiu entender qual a importância das keywords no marketing digital? Elas são fundamentais para que seu site ofereça um melhor conteúdo para seus clientes e, de quebra, consiga se manter no topo das buscas na internet. 

 

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