De onde veio esse acesso? Conheça a origem do seu Tráfego Direto!

De onde veio esse acesso? Conheça a origem do seu Tráfego Direto!

Você já se perguntou como alguns visitantes chegam ao seu site sem passar por nenhum canal de divulgação, buscadores, redes sociais ou e-mail marketing? A origem desses visitantes é o que chamamos de tráfego direto, e eles podem representar uma parcela significativa e importante do seu público.

Mas o que é o tráfego direto, qual seu impacto no marketing digital e como ele pode ser medido e analisado?

Continue acompanhando mais este artigo da Agência WEBi sobre os detalhes do marketing digital e conheça novidades sobre esta métrica misteriosa!

O que é o tráfego direto no marketing digital?

No marketing digital, o tráfego é a quantidade de visitantes que acessam um site ou uma página da web.

Este volume de acessos ao site ou landing page pode ser dividido em diferentes fontes, como:

  • Tráfego Orgânico
  • Tráfego Pago; 
  • Tráfego Direto.

Quando falamos de tráfego direto, entendemos que é uma fonte de acessos contabilizada pelo Google Analytics como “Direct“. Esta fonte de acessos, ao contrário das outras, não pode ser atribuída a uma fonte de referência específica. 

Ou seja, o visitante contabilizado aqui chegou ao site sem passar por um dos canais identificáveis, como uma pesquisa em buscadores como o Google, Bing e Yahoo, por meio de um anúncio ou até mesmo e-mail marketing.   

Apesar da dificuldade de identificação, o tráfego direto é considerado de alta qualidade, pois indica que os visitantes estão familiarizados com a marca e estão interessados no conteúdo que ela oferece. Isso ocorre porque os visitantes que acessam um site diretamente geralmente já o visitaram anteriormente ou ouviram falar dele de outras fontes.

Algumas das principais fontes do tráfego direto

Acesso via URL

Digitar diretamente a URL, o endereço do site, no navegador, ou já ter salvo o endereço devido à alta frequência de acessos. 

Links não parametrizados

Referências vindas de aplicativos ou de links não parametrizados com a plataforma do Google.

Documentos offline

PDFs, arquivos de texto no Word, por exemplo, e outros tipos de materiais que possuem links para sites na internet. 

Favoritos no navegador

Um site salvo nos favoritos do navegador opera da mesma forma que digitar diretamente o endereço do site na barra de navegação.

Protocolo HTTP

O atual protocolo para sites é o HTTPS, por isso, acessos vindos de sites com o protocolo desatualizado podem não ser corretamente identificados.  

VPN

O acesso via Rede Privada Virtual (VPN), é protegido de rastreamento, impedindo que os acessos sejam contabilizados corretamente. 

Acessos via abas anônimas

Sabe quando você pede para o Chrome, ou outro navegador, um acesso via aba anônima ou confidencial? Este tipo de conexão pode não ser contabilizada corretamente e também ser identificada como tráfego direto.

Qual a importância do tráfego direto?

A presença de um site em listas de favoritos e materiais off-line é um indicador de que a marca é forte e reconhecida

Quando os visitantes salvam o site nos favoritos ou digitam diretamente o endereço na aba de navegação, isso significa que eles acham o conteúdo valioso e querem acessá-lo facilmente no futuro.

Da mesma forma, quando uma marca é mencionada em materiais off-line, como jornais, revistas ou televisão, isso também mostra que ela está sendo reconhecida por um público mais amplo, vindo de fontes de propaganda longe das redes digitais.

Isso é sinal de um branding trabalhado com eficiência em diversas frentes! 

Qual a diferença entre o tráfego direto e o tráfego orgânico?

Um outro formato de tráfego e acesso, consideravelmente mais comum e divulgado, para os sites é o tráfego orgânico.

Também considerado como extremamente qualificado, esse tipo de acesso pode ser confundido, em alguns casos, com o tráfego direto.

Porém, as similaridades entre as duas fontes ficam apenas no quesito do não investimento em patrocínio de links via Google Ads, anúncios no YouTube, Facebook Ads e muito mais. 

O tráfego orgânico surge, resumidamente, com o trabalho em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e criação constante e estratégica de conteúdos de qualidade.

Apesar do tráfego orgânico poder gerar um crescimento no branding e, consequentemente, o incentivo aos acessos diretos, as duas formas de contabilização são bem diferentes, com o orgânico podendo ser melhor mensurado e avaliado graças às fontes que são identificadas no Google Analytics.   

? Leia também – Otimização de site SEO: o que é e qual a importância?

E aí, já conhecia todos estes detalhes sobre o tráfego para os sites e como a contabilização destes acessos é fundamental para a formulação de estratégia de marketing digital?

Aqui na Agência WEBi estamos diariamente estudando para que cada ação esteja alinhada com o objetivo de nossos clientes e o sucesso de nossas campanhas. Casando o conhecimento sobre os mecanismos da internet e as técnicas de criação de conteúdo, vamos juntos em busca de resultados cada vez melhores e na formulação de uma imagem ideal para nossos clientes.

Quer saber mais sobre os nossos serviços ou ouvir o que nossos clientes têm para falar?

Basta “dar um Google” em Agência WEBi ou navegar aqui mesmo pelos outros conteúdos do nosso site!  

Texto escrito por Thiago Marthendal, Analista de Conteúdo da WEBi.