O que é omnichannel no marketing? Entenda de vez!

O que é omnichannel no marketing? Entenda de vez!

Se você busca estratégias de marketing digital há algum tempo, certamente já se deparou com o termo omnichannel

Influenciadores, profissionais de marketing, webinários, continuam a encará-lo como uma das peças mais fundamentais nos planos de marketing.

Mas afinal, o que é omnichannel no marketing e por que essa estratégia é tão comentada? 

Além disso, como você pode aplicá-la no seu negócio hoje? 

Neste artigo, vamos explicar de forma clara e objetiva tudo o que você precisa saber sobre omnichannel.

Continue abaixo! 

O que é omnichannel no marketing?

A estratégia omnichannel é uma abordagem no marketing que visa fornecer uma experiência integrada e unificada ao cliente, independentemente do canal de comunicação ou de venda que ele escolha

Trata-se de uma estratégia multicanal aprimorada que integra todos os pontos de contato do cliente com a marca em um ecossistema unificado.

Em outras palavras, é uma estratégia de marketing muito eficiente, que identifica todos os pontos de contato da sua empresa com o seu cliente potencial, e os integra para otimizar sua experiência.

O resultado disso? Chances muito maiores de conversão dos seus clientes, que encontrarão a sua solução em todos os canais que usarem. 

Mas agora que você já sabe o que é omnichannel no marketing, que tal entender a fundo suas vantagens

Continue abaixo! 

As vantagens da estratégia omnichannel

A aplicação do omnichannel é fundamental em um mercado altamente competitivo e digitalizado.

Afinal, os consumidores são mais exigentes e esperam uma experiência consistente em todos os canais de comunicação das marcas. 

Por outro lado, a pandemia de Covid-19 acelerou ainda mais essa tendência, com muitos consumidores optando por fazer compras online ou retirar produtos na loja física. 

Desse modo, a estratégia omnichannel oferece várias vantagens para as empresas, como: 

  • Aumento da satisfação do cliente: ao oferecer uma experiência integrada e sem falhas, o cliente tende a ficar mais satisfeito e engajado com a marca. 
  • Aumento das vendas: ao fornecer vários pontos de contato e opções de compra, a estratégia omnichannel pode levar a um aumento das vendas e conversões. 
  • Maior fidelização do cliente: quando a marca oferece uma experiência consistente e personalizada, o cliente tende a ficar mais fiel à marca. 
  • Coleta de dados: a integração dos canais permite que as empresas coletem dados mais precisos sobre o comportamento do cliente em todos os pontos de contato, o que pode ajudar a ajustar a estratégia e melhorar a experiência do cliente.

Pesquisa de Harvard confirma: omnichannel é uma estratégia indispensável

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review intitulada “A Study of 46,000 Shoppers Shows That Omnichannel Retailing Works”, empregar a estratégia omnichannel no seu negócio é um imperativo para aumentar sua lucratividade

Isso porque, de acordo com a pesquisa – que analisou o comportamento de compra de 46 mil consumidores – quanto mais canais de vendas o seu cliente acessa, maior é a possibilidade de compra, e maior é o ticket médio.

São alguns dados da pesquisa

  • Consumidores que utilizaram mais de um canal de vendas durante sua jornada de compra gastaram em média 4% a mais em lojas físicas e 10% a mais em lojas online do que aqueles que utilizaram apenas um canal.
  • Clientes omnichannel têm uma taxa de retenção 30% maior do que os clientes que usam apenas um canal.

Por isso, o que é omnichannel no marketing senão uma estratégia indispensável?

Agora, entenda como você pode aplicá-la ao seu negócio!

Saiba como aplicar no seu negócio

Entenda agora como aplicar a estratégia omnichannel ao seu negócio e estar um passo à frente da concorrência

  • Conheça o seu público-alvo: entender as necessidades, desejos e comportamentos do cliente é fundamental para fornecer uma experiência personalizada e integrada. 
  • Mapeie os pontos de contato do cliente: identifique todos os pontos de contato do cliente com a marca e integre-os em um ecossistema unificado. 
  • Garanta uma experiência consistente: certifique-se de que a experiência do cliente seja consistente em todos os canais, desde a loja física até o site e as redes sociais. 
  • Personalize a experiência: utilize os dados coletados para personalizar a experiência do cliente em todos os canais. 
  • Invista em tecnologia: a integração dos canais exige investimento em tecnologia, como sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e ferramentas de automação de marketing. 
  • Monitore a estratégia: monitore continuamente a experiência do cliente e ajuste suas táticas de marketing conforme necessário.
  • Invista em Inbound Marketing: o marketing de atração caminha lado a lado com a estratégia omnichannel, e trabalhará todos os canais digitais da sua marca com o máximo de otimização e eficiência. 

Neste artigo você aprendeu o que é omnichannel no marketing, quais as vantagens dessa estratégia, e como você pode aplicá-la no seu negócio hoje mesmo.

Então, resta-nos uma pergunta: você gostou

Se sim, não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos, e confira nosso blog agora para conhecer mais!