Se você busca estratégias de marketing digital há algum tempo, certamente já se deparou com o termo omnichannel.
Influenciadores, profissionais de marketing, webinários, continuam a encará-lo como uma das peças mais fundamentais nos planos de marketing.
Mas afinal, o que é omnichannel no marketing e por que essa estratégia é tão comentada?
Além disso, como você pode aplicá-la no seu negócio hoje?
Neste artigo, vamos explicar de forma clara e objetiva tudo o que você precisa saber sobre omnichannel.
Continue abaixo!
O que é omnichannel no marketing?
A estratégia omnichannel é uma abordagem no marketing que visa fornecer uma experiência integrada e unificada ao cliente, independentemente do canal de comunicação ou de venda que ele escolha.
Trata-se de uma estratégia multicanal aprimorada que integra todos os pontos de contato do cliente com a marca em um ecossistema unificado.
Em outras palavras, é uma estratégia de marketing muito eficiente, que identifica todos os pontos de contato da sua empresa com o seu cliente potencial, e os integra para otimizar sua experiência.
O resultado disso? Chances muito maiores de conversão dos seus clientes, que encontrarão a sua solução em todos os canais que usarem.
Mas agora que você já sabe o que é omnichannel no marketing, que tal entender a fundo suas vantagens?
Continue abaixo!
As vantagens da estratégia omnichannel
A aplicação do omnichannel é fundamental em um mercado altamente competitivo e digitalizado.
Afinal, os consumidores são mais exigentes e esperam uma experiência consistente em todos os canais de comunicação das marcas.
Por outro lado, a pandemia de Covid-19 acelerou ainda mais essa tendência, com muitos consumidores optando por fazer compras online ou retirar produtos na loja física.
Desse modo, a estratégia omnichannel oferece várias vantagens para as empresas, como:
- Aumento da satisfação do cliente: ao oferecer uma experiência integrada e sem falhas, o cliente tende a ficar mais satisfeito e engajado com a marca.
- Aumento das vendas: ao fornecer vários pontos de contato e opções de compra, a estratégia omnichannel pode levar a um aumento das vendas e conversões.
- Maior fidelização do cliente: quando a marca oferece uma experiência consistente e personalizada, o cliente tende a ficar mais fiel à marca.
- Coleta de dados: a integração dos canais permite que as empresas coletem dados mais precisos sobre o comportamento do cliente em todos os pontos de contato, o que pode ajudar a ajustar a estratégia e melhorar a experiência do cliente.
Pesquisa de Harvard confirma: omnichannel é uma estratégia indispensável
De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review intitulada “A Study of 46,000 Shoppers Shows That Omnichannel Retailing Works”, empregar a estratégia omnichannel no seu negócio é um imperativo para aumentar sua lucratividade.
Isso porque, de acordo com a pesquisa – que analisou o comportamento de compra de 46 mil consumidores – quanto mais canais de vendas o seu cliente acessa, maior é a possibilidade de compra, e maior é o ticket médio.
São alguns dados da pesquisa:
- Consumidores que utilizaram mais de um canal de vendas durante sua jornada de compra gastaram em média 4% a mais em lojas físicas e 10% a mais em lojas online do que aqueles que utilizaram apenas um canal.
- Clientes omnichannel têm uma taxa de retenção 30% maior do que os clientes que usam apenas um canal.
Por isso, o que é omnichannel no marketing senão uma estratégia indispensável?
Agora, entenda como você pode aplicá-la ao seu negócio!
Saiba como aplicar no seu negócio
Entenda agora como aplicar a estratégia omnichannel ao seu negócio e estar um passo à frente da concorrência:
- Conheça o seu público-alvo: entender as necessidades, desejos e comportamentos do cliente é fundamental para fornecer uma experiência personalizada e integrada.
- Mapeie os pontos de contato do cliente: identifique todos os pontos de contato do cliente com a marca e integre-os em um ecossistema unificado.
- Garanta uma experiência consistente: certifique-se de que a experiência do cliente seja consistente em todos os canais, desde a loja física até o site e as redes sociais.
- Personalize a experiência: utilize os dados coletados para personalizar a experiência do cliente em todos os canais.
- Invista em tecnologia: a integração dos canais exige investimento em tecnologia, como sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e ferramentas de automação de marketing.
- Monitore a estratégia: monitore continuamente a experiência do cliente e ajuste suas táticas de marketing conforme necessário.
- Invista em Inbound Marketing: o marketing de atração caminha lado a lado com a estratégia omnichannel, e trabalhará todos os canais digitais da sua marca com o máximo de otimização e eficiência.
Neste artigo você aprendeu o que é omnichannel no marketing, quais as vantagens dessa estratégia, e como você pode aplicá-la no seu negócio hoje mesmo.
Então, resta-nos uma pergunta: você gostou?
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