O que é CRM e por que sua empresa precisa ter um?

Postado em 4 de março de 2021 por Agência WEBI na categoria Blog

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Empresas de sucesso — ou empresas que buscam crescer e se tornar empresas de sucesso — contam com o auxílio de diferentes ferramentas para automatizar, simplificar e aumentar a eficiência de seus processos. Neste cenário, um recurso muito utilizado é o CRM. Você, que tem a sua empresa, sabe o que é CRM? Tem noção do quão importante ele pode ser para você e seus colaboradores?

Neste texto, a Agência WEBi traz diversas informações valiosas sobre o assunto. Vamos te explicar o que é CRM, listar os maiores benefícios que ele proporciona para qualquer empresa, apresentar as principais opções do mercado e, por fim, mostrar por que você não deveria abrir mão de usar um CRM na sua organização.

Boa leitura!

 

O que é CRM?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, que pode ser traduzido para algo como Gestão do Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma ferramenta de marketing e vendas, em que você poderá reunir e realizar a gestão de todos os dados dos seus clientes que foram recolhidos ao longo do tempo.

É com a gestão desses dados, usando-os de forma inteligente (e, é claro, com a permissão dos detentores, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela LGPD), que você poderá ter uma relação mais próxima e personalizada com cada cliente.

Ao reunir as informações de cada um, você sabe quais são as preferências de quem se relaciona com a sua empresa e pode exercer uma comunicação muito mais individualizada, seja na simples entrega de informações relevantes ou na oferta de condições especiais que tenham a ver com gostos pessoais. Tudo isso de forma automatizada.

 

E qual é a importância de gerenciar o relacionamento com o cliente?

O futuro do mercado, independente do setor de atuação, é o relacionamento com o cliente. Empresas que querem vender mais e crescer não devem focar apenas no produto ou serviço. Além de entregar um trabalho de qualidade, é preciso saber a melhor forma de tratar cada consumidor.

Afinal, quantas vezes você já ouviu algo como “até que gostei do serviço, mas não volto mais lá; fui muito mal atendido”? O atendimento é um dos fatores que fará seu cliente escolher entre você ou seu concorrente. E você não quer ficar para trás, certo?

As pessoas gostam de se sentir únicas, como se a empresa estivesse falando diretamente com ela e oferecendo um bom atendimento e as melhores condições especialmente para ela. É exatamente por isso que é tão importante gerenciar o relacionamento com o cliente.

 

3 benefícios de usar um CRM

Ok, agora você já sabe o que é CRM e por que é importante gerenciar o relacionamento com cada cliente. Ao apostar nesse gerenciamento, você verá que ele traz diversos benefícios para seu negócio. Acompanhe os principais:

 

1. É possível gerenciar uma quantidade muito maior de contatos

Muitas empresas que estão começando recorrem às planilhas ou até mesmo às folhas de papel para anotar informações de contato dos clientes. Mesmo quem não dá muita importância para a comunicação pós-venda costuma fazer isso, pois pode ser necessário entrar em contato com o cliente durante o serviço.

Mas, e quando a empresa começa a crescer e passa a ter uma quantidade maior de dados de contato? As folhas de papel podem não ser mais suficientes e as planilhas podem fazer com que você se perca no meio de tanta informação. Isso tudo sem falar ainda na demora para encontrar cada dado, com um tempo que poderia ser investido em outras atividades.

Com o uso de um CRM, esse problema não existe. Primeiro porque ele já traz formulários completíssimos, permitindo que você colete informações valiosas. E segundo porque encontrar essas informações depois é muito mais fácil; basta pesquisar um nome para ver todos os dados de um cliente específico ou aplicar um filtro para ver todos os clientes que têm informações em comum.

 

2. Os processos são acelerados e ocorre considerável redução de custos

Este segundo benefício acaba sendo uma consequência direta do primeiro. Como citamos no último item, o CRM possibilita que você faça pesquisas — indo direto à informação que precisa, sem precisar passar por uma enorme quantidade de dados antes de encontrar o que realmente importa no momento.

Com isso, nem você e nem seus colaboradores perdem um tempo que seria valioso para encontrar uma informação específica. Esse tempo, que seria perdido, pode então ser investido em outras atividades que tenham a ver com a atuação da empresa.

Lembre-se: tempo é dinheiro. Economizando tempo, você economiza dinheiro e reduz custos operacionais.

 

3. Suas campanhas de marketing serão mais personalizadas e efetivas

Lembra que falamos sobre como as pessoas gostam de se sentir únicas? Que gostam de ser tratadas como se fizessem a diferença para as empresas de quem compram? A melhor forma de assegurar-se de que elas se sintam assim é com campanhas de marketing personalizadas — seja pré ou pós-venda.

Tenha sempre em mente que um bom pós-venda é o que fará o cliente escolher sua empresa de novo em outra oportunidade. E é tendo em mãos as informações que o CRM traz que fica muito mais fácil personalizar a sua comunicação de pós-venda.

Um exemplo disso são os e-mails de agradecimento. Sempre que um cliente comprar um produto com você, faça questão de que ele receba um e-mail personalizado agradecendo. Este e-mail pode também conter um cupom de desconto para a próxima compra, incentivando-o a retornar quando houver a necessidade.

 

Quais são as principais opções de CRM no mercado?

Ufa! Depois de aprender o que é CRM e tantas outras informações, você deve estar se perguntando como aplicar um em sua empresa, certo? Nós já explicamos que CRMs são softwares. E, como em qualquer outro segmento de mercado, existem algumas opções que você pode escolher.

As principais são:

Você pode acessar cada um dos sites através dos links, conhecer todos os detalhes a respeito de cada um deles e escolher o que achar melhor para o seu caso!

 

Já sei o que é CRM; mas por que minha empresa precisa ter um?

Para crescer e vender mais, oras! Todo o restante deste texto foi dedicado a mostrar para você as mais diversas formas através das quais os CRMs podem fazer sua empresa ser mais organizada. Consequentemente, você pode atender mais clientes, atender melhor os clientes, fidelizá-los e fazer mais dinheiro!

No final das contas, isso é o que todos queremos para nossas empresas, certo? Esperamos que você tenha entendido muito bem o que é CRM e não tenha dúvidas do quão importante ele é para sua empresa!

 

Mas, e aí, o que achou do texto? Gostou dessas informações? Toda semana, a WEBi traz um texto diferente falando sobre marketing digital e soluções para melhorar ainda mais a sua empresa.

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