Nova versão do Google Analytics: conheça a ferramenta e o que ela oferece para seu negócio

Postado em 15 de dezembro de 2020 por Agência WEBI na categoria Blog

Tempo de Leitura:
Quantidade de palavras:

O Google é conhecido por ser o maior buscador do mundo. No entanto, seus recursos vão muito além disso. É a partir de suas plataformas, como, por exemplo, o Google Ads, que é possível criar anúncios para que apareçam nas páginas mais conhecidas. Além dele, existe também o Google Analytics, tema que é destaque no nosso blog de hoje. Ou melhor, o novo Google Analytics 4. 

Continue a leitura e confira todas as novidades que a ferramenta pode oferecer para seu negócio! 

 

O que é o Google Analytics? 

Antes de falarmos sobre os diferenciais desta nova plataforma do Google, é necessário entender os princípios do Google Analytics. Trata-se de uma das ferramentas mais importantes para análise de eficiência do site da sua marca no ambiente online, para que assim seja possível criar as melhores estratégias de marketing e vendas. 

Com ele você consegue monitorar os principais aspectos do perfil de quem visita seu site, além, é claro, de conferir as páginas mais acessadas, cidades que mais se destacam na procura pelos serviços oferecidos pela sua empresa, por quais dispositivos vieram esses acessos, as conversões e diversas outras métricas. 

 

O que a nova versão do Google Analytics oferece para sua empresa? 

Se você chegou até aqui, é bem provável que sua empresa já conte com a ferramenta, não é mesmo? E sabe de todas as vantagens que ela proporciona para o monitoramento do seu site. Afinal, hoje, analisar os resultados se tornou uma estratégia ímpar para o sucesso da sua marca, principalmente para oferecer ao seu cliente o que ele realmente procura e quer. 

E é exatamente por esse motivo que o Google Analytics resolveu se reinventar e deixar a ferramenta ainda melhor para seus usuários. Em especial como forma de trazer facilidade e agilidade na busca por resultados. A nova versão do Google Analytics apresenta insights mais inteligentes e uma melhor compreensão do comportamento do cliente durante a navegação no site. 

 

3 benefícios do Google Analytics 4 para seu site 

 

1. Produzido para longo prazo 

A primeira vantagem da nova versão do Google Analytics é ser feito para longo prazo. O que isso quer dizer? Significa que sua abordagem é diferente (mais aprimorada), em especial para o controle de dados. Com isso você consegue coletar e usar os dados da ferramenta com maior facilidade. 

Um dos exemplos é a possibilidade de personalização dos anúncios. Isso mesmo, agora é possível que você escolha quando utilizar os seus dados para otimização dos anúncios, limitar o uso dos mesmos para medição, além, é claro, do controle no compartilhamento das atividades na ferramenta.

Pensado para o futuro, o Google Analytics 4 foi feito para se adaptar tanto com cookies quanto identificadores, ou até mesmo sem eles. Esse é um fator favorável também para você que conta com um serviço de marketing na empresa. Agora analisar os resultados é mais prático. 

 

2. Insights inovadores 

Inteligência em insights: esse é mais um dos benefícios do Google Analytics 4. No momento que inserir a nova ferramenta no seu site, é possível que você antecipe ações futuras, caso o cliente queira realizá-las daqui algum tempo. Outro destaque da ferramenta é o alerta em tendências sobre os dados, como, por exemplo: 

  • um serviço ou produto que apresenta uma demanda crescente às urgências de clientes novos.

Outros diferenciais são:   

  • Calcular a probabilidade de rotatividade: Dessa maneira, você pode investir na captação de novos possíveis clientes, principalmente se o orçamento para o marketing estiver limitado; 
  • Métricas preditivas: para que você obtenha um grupo de clientes mais específico em relação ao setor que atua; 
  • Criar um público segmentado: possibilita que você alcance um público de clientes com poder aquisitivo maior, caso esse seja seu objetivo; 
  • Resultado qualificado: que ajuda você a entender melhor porque determinado público consome mais que o outro; 
  • Verificar interações: em relatórios, é possível inserir conversões engajadas feitas em aplicativos como o Youtube; 

 

3. Análise completa de como os clientes interagem com sua marca 

Por fim… o novo Google Analytics garante uma análise mais completa de interação dos clientes com a sua marca. Isso ocorre da seguinte forma! Diferente do que já ocorre, agora a ferramenta faz suas medições e compreensões totalmente centralizadas no seu cliente, e não somente no dispositivo ou plataforma. 

Isso proporciona que você descubra por onde o cliente conheceu a sua empresa, garantindo um entendimento especial sobre todo o percurso que ele percorreu até chegar a conversão de algum produto ou serviço no site da sua marca. 

Hoje, esse fator é fundamental, já que as necessidades das pessoas estão mudando a todo momento, e sua marca precisa tomar decisões rápidas de estratégias para manter os clientes e captar novos, num mercado cada vez mais concorrido.

 De acordo com informações dos próprios diretores do Google, em entrevista, isso ocorre porque a plataforma foi reorganizada para apresentar relatórios que mostram todo ciclo de vida do cliente, o que antes estava na versão beta de App + Web. 

 

Como é a adaptação à nova ferramenta? 

Com melhorias significativas, a adaptação ao novo Google Analytics também sofreu alguns ajustes. Conforme recomendações do próprio Google, é preciso criar uma nova conta no Google Analytics 4, sem a necessidade de excluir a configuração do Google Analytics antiga, afinal muitas outras novidades estão por vir em relação à ferramenta. Por isso é importante deixar a atual em stand-by. 

O Google Analytics 4 fará toda diferença no dia a dia da sua empresa, com resultados mais satisfatórios e detalhados. Com uma coleta de dados precisa, para que você usufrua de todas as novidades da ferramenta com toda segurança e agilidade. Com uma visão ampla e completa do ciclo percorrido por seu cliente no site. 

 

E aí, gostou da nova versão do Google Analytics 4? Se você já faz o uso do Google Analytics no seu site, sabe os diferenciais que ele apresenta no momento do relatório final. Com a nova versão, essa é mais uma oportunidade de trazer inovação e melhores resultados para sua marca, principalmente para atingir exatamente o que seu cliente procura. 

Gostou deste conteúdo? Para conferir muitos outros, siga a WEBi nas redes sociais: Facebook e Instagram.