O marketing interno costuma ser adotado por empresas multinacionais, considerando o alto investimento em recursos humanos.
Afinal, embora estratégias de Inbound Marketing gerem 4x mais visitas e 5x mais leads para as empresas, segundo a Content Trends (Rock Content), implementá-las requer infraestrutura.
Por isso, de pequenos a médios empresários, a pulga atrás da orelha, em algum momento, aparecerá: devo contratar uma agência ou implementar o marketing interno?
Você está nesse time? Então continue lendo abaixo para entender as diferenças e benefícios de cada um, e tome a melhor decisão possível.
O que é Marketing Interno?
O Marketing Interno pode ser entendido como a área especializada em um departamento, para atender a todas as demandas estratégicas da empresa.
Nesse sentido, entram em cena todos os custos envolvidos na departamentalização do Marketing, como:
- Contratação de colaboradores qualificados (Copywriter, Designer, Gestor de Tráfego, Automação de e-mail, etc);
- Contratação de ferramentas de marketing (SEMRush, RD Station, MailChimp, PhotoShop, Illustrator, etc);
- Infraestrutura (rede interna, computadores adequados a cada função, internet, aluguel do imóvel ou espaços de coworking, sistema operacional como o Microsoft 365, etc);
- Entre outros.
Como você reparou, são vários os custos para levar em conta quando o objetivo é viabilizar o Marketing Interno, certo?
Desse modo, o principal empecilho para quem pensa em internalizar o marketing na empresa, é o alto investimento necessário.
Por outro lado, os benefícios do Marketing Interno são inegáveis, e merecem sua consideração:
- Equipe unicamente dedicada ao seu negócio e suas demandas;
- Comunicação veloz e praticamente imediata entre o time;
- Maior agilidade na lapidação da linguagem técnica do seu nicho.
Agora que você já entendeu o que é Marketing Interno, suas vantagens e desvantagens, que tal irmos para a segunda parte do que a ‘’pulga atrás da orelha’’ fala no pé do ouvido?
O que é Agência de Marketing?
A Agência de Marketing é uma empresa especializada em oferecer serviços completos de consultoria de marketing e marketing direto.
Na prática, é uma empresa capaz de construir a estratégia de marketing da sua empresa, planejando e operacionalizando tudo que é necessário para destacar o seu negócio.
Isso é, construir um posicionamento de marca (Branding) coerente, com identidade visual única, linguagem e tom de voz alinhados à sua marca, e muito mais.
Além disso, como principais vantagens de contar com uma Agência de Marketing, destacam-se:
- Equipe altamente especializada à disposição do seu negócio, sem precisar esperar a curva de aprendizado de novos colaboradores contratados;
- Custo-benefício: inúmeros custos são poupados, como a infraestrutura e contratação de recursos humanos capacitados;
- Larga experiência: a agência lida com diferentes nichos de mercado e acumula cases, sabendo o que funciona melhor para cada;
- Foque no que importa: enquanto você foca no ‘’coração’’ do seu negócio, a agência é capaz de coordenar as ações de marketing e assegurar o seu crescimento;
- Economia com ferramentas de marketing: a agência já possuirá a maior parte das ferramentas de marketing necessárias para iniciar os trabalhos. Ou seja, menos gasto para você!
Até aqui, você já entendeu o que é cada um, não é?
Agora vamos para o grand finale:
Marketing Interno ou Agência: qual devo escolher?
Marketing Interno ou agência: eis a questão… Trocadilhos de Shakespeare à parte, a resposta é: ambos.
Mas calma, eu explico.
Todos podem usufruir de estratégias de Inbound Marketing com a junção entre Marketing Interno e agência, que foge do preto ou branco e entrega o melhor dos dois mundos.
Não é raro encontrar empresas, como startups, que tomam essa decisão: incluem um gestor de marketing ao passo que contratam uma agência para auxiliá-lo.
Desse modo, a empresa conta com um estrategista internalizado na empresa, que capta suas dores e necessidades in loco, além de possuir atribuições de gestão de marketing.
Assim, ele encontra na agência de marketing um braço direito, com o qual irá planejar, avaliar e coordenar ações de marketing digital com muito mais eficiência.
Por outro lado, mesmo pequenas empresas sem gestores de marketing podem aproveitar a agência para construírem do 0 uma estratégia completa e assertiva, contando com sua experiência.
Mas e você: curtiu o conteúdo? Já tomou sua decisão? Compartilhe com quem também está com essa pulga atrás da orelha!
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*Texto produzido pelo redator da WEBi, Lucas Stadnik.