Marketing interno ou agência: entenda como tomar a melhor decisão

Marketing interno ou agência: entenda como tomar a melhor decisão

O marketing interno costuma ser adotado por empresas multinacionais, considerando o alto investimento em recursos humanos.

Afinal, embora estratégias de Inbound Marketing gerem 4x mais visitas e 5x mais leads para as empresas, segundo a Content Trends (Rock Content), implementá-las requer infraestrutura

Por isso, de pequenos a médios empresários, a pulga atrás da orelha, em algum momento, aparecerá: devo contratar uma agência ou implementar o marketing interno? 

Você está nesse time? Então continue lendo abaixo para entender as diferenças e benefícios de cada um, e tome a melhor decisão possível

O que é Marketing Interno?

O Marketing Interno pode ser entendido como a área especializada em um departamento, para atender a todas as demandas estratégicas da empresa. 

Nesse sentido, entram em cena todos os custos envolvidos na departamentalização do Marketing, como:

  • Contratação de colaboradores qualificados (Copywriter, Designer, Gestor de Tráfego, Automação de e-mail, etc);
  • Contratação de ferramentas de marketing (SEMRush, RD Station, MailChimp, PhotoShop, Illustrator, etc);
  • Infraestrutura (rede interna, computadores adequados a cada função, internet, aluguel do imóvel ou espaços de coworking, sistema operacional como o Microsoft 365, etc);
  • Entre outros. 

Como você reparou, são vários os custos para levar em conta quando o objetivo é viabilizar o Marketing Interno, certo?

Desse modo, o principal empecilho para quem pensa em internalizar o marketing na empresa, é o alto investimento necessário. 

Por outro lado, os benefícios do Marketing Interno são inegáveis, e merecem sua consideração: 

  • Equipe unicamente dedicada ao seu negócio e suas demandas;
  • Comunicação veloz e praticamente imediata entre o time;
  • Maior agilidade na lapidação da linguagem técnica do seu nicho.

Agora que você já entendeu o que é Marketing Interno, suas vantagens e desvantagens, que tal irmos para a segunda parte do que a ‘’pulga atrás da orelha’’ fala no pé do ouvido? 

O que é Agência de Marketing?

O que é Agência de Marketing
Agência de Marketing é uma empresa capaz de construir a estratégia de marketing da sua empresa.

A Agência de Marketing é uma empresa especializada em oferecer serviços completos de consultoria de marketing e marketing direto.

Na prática, é uma empresa capaz de construir a estratégia de marketing da sua empresa, planejando e operacionalizando tudo que é necessário para destacar o seu negócio.

Isso é, construir um posicionamento de marca (Branding) coerente, com identidade visual única, linguagem e tom de voz alinhados à sua marca, e muito mais. 

Além disso, como principais vantagens de contar com uma Agência de Marketing, destacam-se: 

  • Equipe altamente especializada à disposição do seu negócio, sem precisar esperar a curva de aprendizado de novos colaboradores contratados;
  • Custo-benefício: inúmeros custos são poupados, como a infraestrutura e contratação de recursos humanos capacitados;
  • Larga experiência: a agência lida com diferentes nichos de mercado e acumula cases, sabendo o que funciona melhor para cada;
  • Foque no que importa: enquanto você foca no ‘’coração’’ do seu negócio, a agência é capaz de coordenar as ações de marketing e assegurar o seu crescimento;
  • Economia com ferramentas de marketing: a agência já possuirá a maior parte das ferramentas de marketing necessárias para iniciar os trabalhos. Ou seja, menos gasto para você! 

Até aqui, você já entendeu o que é cada um, não é?

Agora vamos para o grand finale:

Marketing Interno ou Agência: qual devo escolher?

Marketing Interno ou agência: eis a questão… Trocadilhos de Shakespeare à parte, a resposta é: ambos.

Mas calma, eu explico. 

Todos podem usufruir de estratégias de Inbound Marketing com a junção entre Marketing Interno e agência, que  foge do preto ou branco e entrega o melhor dos dois mundos

Não é raro encontrar empresas, como startups, que tomam essa decisão: incluem um gestor de marketing ao passo que contratam uma agência para auxiliá-lo. 

Desse modo, a empresa conta com um estrategista internalizado na empresa, que capta suas dores e necessidades in loco, além de possuir atribuições de gestão de marketing.

Assim, ele encontra na agência de marketing um braço direito, com o qual irá planejar, avaliar e coordenar ações de marketing digital com muito mais eficiência

Por outro lado, mesmo pequenas empresas sem gestores de marketing podem aproveitar a agência para construírem do 0 uma estratégia completa e assertiva, contando com sua experiência. 

Mas e você: curtiu o conteúdo? Já tomou sua decisão? Compartilhe com quem também está com essa pulga atrás da orelha! 

Mantenha-se sempre em dia com o universo em expansão chamado marketing digital, acompanhando nossos conteúdos de blog!

*Texto produzido pelo redator da WEBi, Lucas Stadnik.