Jornada do herói: 12 dicas para contar uma boa história

Jornada do herói: 12 dicas para contar uma boa história

Jornada do herói é uma poderosa forma de contar histórias, reunindo todos os elementos essenciais para impactar positivamente.

Então, se você gosta de filmes de super-heróis, fique aqui: você finalmente entenderá o que todos eles têm em comum!

Continue abaixo para entender o que é Jornada do Herói, e como você pode usar esse super poder a favor da sua estratégia de marketing.

Vamos lá? 

O que é jornada do herói? 

Jornada do herói é uma estrutura narrativa que funciona como um sistema: há fases pelas quais o personagem percorre até finalmente conquistar seu desejo

O primeiro a sistematizar esses elementos no que hoje conhecemos como Jornada do Herói, foi o antropólogo Joseph Campbell, em sua obra ‘’O herói de mil faces’’ (1949).

Assim, intrigado pelos elementos narrativos de mitos e religiões de todo o globo, Campbell buscou encontrar uma ”unidade”, entre todas as histórias sob um olhar psicanalítico

Para tanto, Joseph lançou mão de recursos da psicologia analítica, como o conceito de arquétipos de Carl Jung.

Segundo o pai fundador da psicologia analítica, Jung percebia que os indivíduos tinham suas perspectivas influenciadas pelo inconsciente coletivo.

Por isso, incorporam visões ”padronizadas” de pessoas e seus papéis sociais (profissões, por exemplo). 

Desse modo, é no inconsciente coletivo que estão os arquétipos: visões padronizadas das coisas. 

Quer um exemplo? Quando você pensa em uma mãe, possivelmente as palavras-chave que sobrevêm à mente são afeto, cuidado e carinho, não é?

Esse seria o arquétipo da mãe, percebido com certa uniformidade por toda a sociedade

Nesse sentido, um dos arquétipos junguianos é justamente o herói.

Levando em consideração os estudos de Campbell e suas inspirações, como Jung e Freud, anos mais tarde, em 1992, foi Christopher Vogler quem os transformou em roteiros para Hollywood

Assim, o modelo da estrutura narrativa da Jornada do Herói de Vogler assumiu 12 passos para sua reprodução, tão utilizada pela sétima arte.

Conheça-as a seguir! 

Jornada do herói: conheça os 12 passos para contar uma boa história 

Entenda os 12 passos da Jornada do Herói adaptados por Vogler, e seja o super herói por trás do sucesso das suas campanhas de marketing digital.

Jornada do herói etapas
Na primeira etapa, conheceremos o mundo comum do personagem.

1. Mundo comum

Na primeira etapa, conheceremos o mundo comum do personagem: quem é, suas crenças, principais laços afetivos, trabalho, entre outros.

Em outras palavras, apresentam-se sua vida acinzentada pelo monótono dia a dia, suas dores, forças e desejos. 

2. Chamado à aventura 

Aqui, há uma quebra de paradigmas: o personagem encontra o conflito que o removerá do mundo quotidiano, inserindo-o em um novo desafio

3. Recusa do chamado 

Os medos falam mais alto, e em um momento de conformidade, o personagem nega o chamado

Aqui, a zona de conforto se choca com o conflito.

Isto é, o conformismo do conhecido com o desejo de combater rumo ao novo

4. Encontro com o mentor 

Para finalmente tomar sua decisão, o personagem encontra o seu mentor.

Ele irá conferir ao personagem aquilo que lhe faltava para tomar sua decisão: um super poder, um ensinamento, ou aquela frase marcante que irá determinar uma ação (lembrou do Tio Ben, né?). 

5. Travessia do primeiro limiar 

Com o empurrãozinho final, agora o personagem toma a sua decisão: ele atravessará o limite entre o mundo comum e aquele que ele precisa conhecer. 

6. Provas, aliados e inimigos 

Nenhuma jornada é fácil, certo?

É nessa etapa que o herói passará pelos percalços necessários para sua evolução, enfrentando obstáculos, armadilhas, inimigos, riscos, e por aí vai. 

Nesse sentido, suas habilidades e crenças serão postas à prova.

7. Aproximação da caverna secreta 

É nesta etapa que o personagem ”balança” entre seguir em frente, ou voltar à zona de conforto, o mundo comum do início da jornada. 

Nesse sentido, a metáfora do recolhimento pode se manifestar fisicamente (personagem se refugia em um abrigo secreto), ou não (personagem reflete sozinho, com direito a flashbacks). 

Agora, o personagem precisa sanar suas dúvidas e moldar sua mente para o momento crítico da sua jornada, aceitando seus erros e acertos para seguir em frente

8. Provação

Aqui, o personagem enfrentará o seu inimigo mais temido, de uma vez por todas.

Isso pode significar combater demônios interiores, passar por uma prova física de proporções extremas, ou literalmente combater o poderoso inimigo em um combate mortal

Assim, o herói passará por sua transformação absoluta, utilizando todo o aprendizado da jornada a seu favor. 

9. Recompensa

Uma vez vencido o inimigo, o herói finalmente receberá a sua recompensa

E ela poderá ser tanto um estado de espírito (paz), quanto algo físico (prêmios, ouro, tesouros), ou mesmo títulos de nobreza, um Reino, entre tantos outros.

Entretanto, ainda não é o fim. O herói ainda precisa retornar para onde veio. 

10. O caminho de volta 

Agora vencedor, contra todos os desafios e circunstâncias, o herói retorna para casa.

11. Ressurreição 

Tudo parecia finalmente concluído, mas o inimigo derrotado ressurge para uma última batalha.

Já com o peso sobre os ombros, o herói precisa vencer, e dará tudo de si até o último fôlego para vencê-lo novamente. 

Esse plot-twist pode surpreender, contra as expectativas do público. 

Por fim, o herói cortará o mal pela raíz, recuperando o estado anterior de vitória. 

12. O retorno com o elixir 

Vitorioso, definitivamente, o herói retorna ao seu local de origem, renovando-o. 

Assim, a dinâmica das coisas muda: ele retorna triunfante do local que outrora o desprezava, com o elixir da verdade.

Por outro lado, aqueles que lhe prejudicaram são punidos

Com a missão cumprida, o herói conclui sua jornada como uma nova pessoa, suscitando reflexões importantes para todos. 

Uma das aplicações mais incríveis e efetivas da Jornada do Herói se dá nas redes sociais, através de campanhas de lançamentos. 

Mas antes de utilizá-la, é imprescindível entender o papel das redes sociais na estratégia de marketing digital da sua empresa. 

Por isso, baixe agora o nosso Infográfico ‘’A importância das redes sociais para o seu negócio’’, totalmente gratuito, e seja o super-herói da sua marca! 

Texto escrito por Lucas Stadnik, redator da WEBi.