Jornada do herói é uma poderosa forma de contar histórias, reunindo todos os elementos essenciais para impactar positivamente.
Então, se você gosta de filmes de super-heróis, fique aqui: você finalmente entenderá o que todos eles têm em comum!
Continue abaixo para entender o que é Jornada do Herói, e como você pode usar esse super poder a favor da sua estratégia de marketing.
Vamos lá?
O que é jornada do herói?
Jornada do herói é uma estrutura narrativa que funciona como um sistema: há fases pelas quais o personagem percorre até finalmente conquistar seu desejo.
O primeiro a sistematizar esses elementos no que hoje conhecemos como Jornada do Herói, foi o antropólogo Joseph Campbell, em sua obra ‘’O herói de mil faces’’ (1949).
Assim, intrigado pelos elementos narrativos de mitos e religiões de todo o globo, Campbell buscou encontrar uma ”unidade”, entre todas as histórias sob um olhar psicanalítico.
Para tanto, Joseph lançou mão de recursos da psicologia analítica, como o conceito de arquétipos de Carl Jung.
Segundo o pai fundador da psicologia analítica, Jung percebia que os indivíduos tinham suas perspectivas influenciadas pelo inconsciente coletivo.
Por isso, incorporam visões ”padronizadas” de pessoas e seus papéis sociais (profissões, por exemplo).
Desse modo, é no inconsciente coletivo que estão os arquétipos: visões padronizadas das coisas.
Quer um exemplo? Quando você pensa em uma mãe, possivelmente as palavras-chave que sobrevêm à mente são afeto, cuidado e carinho, não é?
Esse seria o arquétipo da mãe, percebido com certa uniformidade por toda a sociedade.
Nesse sentido, um dos arquétipos junguianos é justamente o herói.
Levando em consideração os estudos de Campbell e suas inspirações, como Jung e Freud, anos mais tarde, em 1992, foi Christopher Vogler quem os transformou em roteiros para Hollywood.
Assim, o modelo da estrutura narrativa da Jornada do Herói de Vogler assumiu 12 passos para sua reprodução, tão utilizada pela sétima arte.
Conheça-as a seguir!
Jornada do herói: conheça os 12 passos para contar uma boa história
Entenda os 12 passos da Jornada do Herói adaptados por Vogler, e seja o super herói por trás do sucesso das suas campanhas de marketing digital.

1. Mundo comum
Na primeira etapa, conheceremos o mundo comum do personagem: quem é, suas crenças, principais laços afetivos, trabalho, entre outros.
Em outras palavras, apresentam-se sua vida acinzentada pelo monótono dia a dia, suas dores, forças e desejos.
2. Chamado à aventura
Aqui, há uma quebra de paradigmas: o personagem encontra o conflito que o removerá do mundo quotidiano, inserindo-o em um novo desafio.
3. Recusa do chamado
Os medos falam mais alto, e em um momento de conformidade, o personagem nega o chamado.
Aqui, a zona de conforto se choca com o conflito.
Isto é, o conformismo do conhecido com o desejo de combater rumo ao novo.
4. Encontro com o mentor
Para finalmente tomar sua decisão, o personagem encontra o seu mentor.
Ele irá conferir ao personagem aquilo que lhe faltava para tomar sua decisão: um super poder, um ensinamento, ou aquela frase marcante que irá determinar uma ação (lembrou do Tio Ben, né?).
5. Travessia do primeiro limiar
Com o empurrãozinho final, agora o personagem toma a sua decisão: ele atravessará o limite entre o mundo comum e aquele que ele precisa conhecer.
6. Provas, aliados e inimigos
Nenhuma jornada é fácil, certo?
É nessa etapa que o herói passará pelos percalços necessários para sua evolução, enfrentando obstáculos, armadilhas, inimigos, riscos, e por aí vai.
Nesse sentido, suas habilidades e crenças serão postas à prova.
7. Aproximação da caverna secreta
É nesta etapa que o personagem ”balança” entre seguir em frente, ou voltar à zona de conforto, o mundo comum do início da jornada.
Nesse sentido, a metáfora do recolhimento pode se manifestar fisicamente (personagem se refugia em um abrigo secreto), ou não (personagem reflete sozinho, com direito a flashbacks).
Agora, o personagem precisa sanar suas dúvidas e moldar sua mente para o momento crítico da sua jornada, aceitando seus erros e acertos para seguir em frente.
8. Provação
Aqui, o personagem enfrentará o seu inimigo mais temido, de uma vez por todas.
Isso pode significar combater demônios interiores, passar por uma prova física de proporções extremas, ou literalmente combater o poderoso inimigo em um combate mortal.
Assim, o herói passará por sua transformação absoluta, utilizando todo o aprendizado da jornada a seu favor.
9. Recompensa
Uma vez vencido o inimigo, o herói finalmente receberá a sua recompensa.
E ela poderá ser tanto um estado de espírito (paz), quanto algo físico (prêmios, ouro, tesouros), ou mesmo títulos de nobreza, um Reino, entre tantos outros.
Entretanto, ainda não é o fim. O herói ainda precisa retornar para onde veio.
10. O caminho de volta
Agora vencedor, contra todos os desafios e circunstâncias, o herói retorna para casa.
11. Ressurreição
Tudo parecia finalmente concluído, mas o inimigo derrotado ressurge para uma última batalha.
Já com o peso sobre os ombros, o herói precisa vencer, e dará tudo de si até o último fôlego para vencê-lo novamente.
Esse plot-twist pode surpreender, contra as expectativas do público.
Por fim, o herói cortará o mal pela raíz, recuperando o estado anterior de vitória.
12. O retorno com o elixir
Vitorioso, definitivamente, o herói retorna ao seu local de origem, renovando-o.
Assim, a dinâmica das coisas muda: ele retorna triunfante do local que outrora o desprezava, com o elixir da verdade.
Por outro lado, aqueles que lhe prejudicaram são punidos.
Com a missão cumprida, o herói conclui sua jornada como uma nova pessoa, suscitando reflexões importantes para todos.
Uma das aplicações mais incríveis e efetivas da Jornada do Herói se dá nas redes sociais, através de campanhas de lançamentos.
Mas antes de utilizá-la, é imprescindível entender o papel das redes sociais na estratégia de marketing digital da sua empresa.
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Texto escrito por Lucas Stadnik, redator da WEBi.