O marketing digital conquista clientes?

O marketing digital conquista clientes?

First Step

Para compreendermos com clareza como o marketing digital – organicamente – pode atrair pessoas e, por consequência, convertê-las em leads, precisamos, inicialmente, definir como funciona essa técnica.

A WEBi define marketing digital como: “conjunto de técnicas, estratégias e ações de marketing aplicado ao meio digital e que tem por objetivo melhorar o ranqueamento de sites previamente definidos na busca orgânica do Google. A utilização de palavras-chave (keywords) estrategicamente analisadas e validadas por ferramentas próprias, além conteúdos relevantes criados utilizando técnicas SEO, promove a conquista de novos clientes e o fortalecimento da marca trabalhada”.

Precisamos entender que, para o atingimento das metas pré-estabelecidas em um determinado plano de marketing digital, trabalharemos com diversas estratégias, do tipo:

  • Definição de métricas e KPIs (Key Performance Indicators);
  • Análise de palavras-chave, ambiente, segmento e forças de mercado;
  • Desenvolvimento de site responsivo e espelhado fielmente em plataformas mobile;
  • Análise minuciosa e validação da usabilidade do site;
  • Geração de conteúdo estratégico, relevante e orientado por técnicas de SEO;
  • Criação de link buildings e backlinks;
  • Customização e gestão de redes sociais;
  • Monitoramento, acompanhamento de métricas, ajustes e retroalimentação;
  • Investimento e gestão de conteúdos patrocinados – AdWords, Facebook Ads, Instagram Ads, etc.

Agora que a WEBi definiu o que é marketing digital, saberemos como esse poderoso conjunto de técnicas ajudará a sua empresa a conquistar mais clientes, aumentando assim, vendas e faturamento.

Are u ready?! Let´s get it on!

Mudança dos hábitos do consumidor

Como sabemos, o marketing digital é estratégia fundamental para uma empresa conquistar clientes e vender mais. Antes de tudo, precisamos considerar que os hábitos de consumo da população em geral mudou muito – principalmente – ao longo dos últimos 10 anos. Hoje, as pessoas utilizam cada vez mais as plataformas digitais para, além de tomar decisões, comprar.

Marketing 4.0

O marketing, enquanto pilar de uma ciência social aplicada – a administração, passou por várias mudanças ao longo dos anos. Precisamente, surgiu no final do século XIX com o “boom” da Revolução Industrial. Nessa época, o foco das ações era no produto – que tratavam preponderantemente das suas características. Com o passar dos anos, deixamos para trás o marketing 2.0 – que deu voz ao rádio e à televisão – e chegamos no 3.0.

O marketing 3.0 estabeleceu uma relação diferente entre consumidores e empresas. Com o advento – internet – que mudou o rumo das relações intersociais e dos hábitos de consumo da sociedade contemporânea [why not?], marcas sentiram a necessidade de estar mais próximas do seu público-alvo. Conversando, sentindo e trocando feedbacks e insights. Empresas tiveram que se adaptar à nova realidade, senão – obviamente – ficariam à sombra da concorrência.

“No marketing 3.0, quem não se reposicionou e relacionou com o cliente de maneiras próxima e “íntima” – perdeu mercado, clientes, faturamento e, provavelmente, não existe mais”

No vácuo do terceiro, o tão poderoso marketing 4.0 aconteceu – tecnologias e mais tecnologias foram criadas “a toque de caixa”… o mundo inteiro começou a se relacionar mutuamente e exigiu respostas rápidas para todas as suas demandas.

Nessa versão ultramoderna do marketing, o cliente está ainda mais no “olho do furacão”, é a persona que baliza todas as ações de mercado e comunicação que empresas realizam diariamente com os objetivos de crescer, vender e gerar valor.

“É nesse percurso que 3 grandes fronts ganharam muita força: Google, redes sociais e negócios digitais”

Attracting customers – Conquistando clientes

Pronto, a premissa está dita! O marketing digital surgiu para estreitar relação entre clientes e empresas. Com a diminuição de “tempos e movimentos”, as plataformas digitais colocaram frente a frente esses dois protagonistas.

Atualmente, aquele velho ciclo mercadológico “ataca” com um “baita” plus: opiniões e feedbacks sobre produtos e serviços permeiam as estratégias vencedoras de empresas e negócios.

Um velho conceito do marketing pregava: “para sair de uma situação atual e chegar à situação desejada, é necessário planejamento”.

O inbound marketing como estratégia de atração

Empresas parceiras da WEBi conseguem reduzir esforços e investimentos em campanhas patrocinadas em até 60% e – por meio do inbound marketing – atingir excelentes resultados, convertendo 30% dos leads em novos negócios.

Utilizando técnicas de SEO em conteúdos atraentes e relevantes, boas estratégias em redes sociais, sites altamente responsivos em sinergia com suas versões mobile, formulários bem desenvolvidos por ferramentas de automação para a geração de leads, dentre outras inúmeras possibilidades do marketing digital – é que despertamos no usuário a necessidade de compra: de um novo serviço ou produto.

“Todas essas ações, técnicas e ferramentas são para resolver algum tipo de problema do cliente… e o inbound resolve”

Com um planejamento realizado pela WEBi e as ações de inbound executadas por sua equipe de profissionais, você e sua empresa transformarão visitas em oportunidades de venda. #vemprawebi

Gestão de redes sociais

As redes sociais são importantes ferramentas de inbound marketing. Equivocadamente, muitos confundem redes sociais com plataformas destinadas apenas ao market place – e não é nada disso!

A essência das redes sociais é promover interação e relacionamento entre pessoas, marcas e empresas. A partir dessa troca, de impressões e sentimentos, o usuário – consumidor – busca informações e feedbacks de outros clientes para tomar decisões sobre compra de produtos ou serviços.

A aproximação de potenciais clientes a marcas de interesse requer tratamento e cuidado diferenciados. Carinho e atenção precisam ser maiores. É por meio de uma boa relação que empresas consolidam suas carteiras e conquistam novos clientes.

“A espiral do relacionamento precisa acontecer, necessariamente, em uma via de mão dupla. Qualquer passo em falso (ruído) durante a comunicação cliente-empresa pode ser um grande “tiro no pé” e configurar perdas: financeira, share e marca”

Automação de marketing

O que queremos com o inbound marketing? Sempre, sempre… sempre [mesmo]!

Resultados … sucesso!

Automação de marketing é mais uma grande estratégia de inbound marketing para a atração/geração e conversão de leads. Essa é uma ação – que se trabalhada  adequadamente – permite, junto as demais, conquistar muito mais clientes.

Dentro da automação de marketing, podemos promover diversas ações – de acordo com o resultado que queremos alcançar e o tipo de lead que queremos converter. O grande alicerce de uma boa estratégia de automação é a landing page ou página de aterrissagem.

É nela que atrairemos leads para uma consecutiva conversão. Na landing page podemos trabalhar com formulários, quizzes, newsletters, dentre outros –  e por meio de um CTA (Call to Action) atraente, disponibilizar materiais gratuitos – de interesse do target.

Caramba! Adorei essa estratégia que atrai, converte e vende! Quero uma para a minha empresa… como faço?

Just relax! KEEP CALM! 😉

A agência WEBi, sua parceira de negócios em marketing digital, mostra como fazer. Se liga!

É mais do que plausível que você tenha se apaixonado à primeira vista por essa técnica. O inbound é uma das estratégias mais espetaculares do marketing digital, é utilizada – principalmente – para: aumentar vendas, fortalecer marcas e gerar receitas.

Mas… nada acontece assim, em um “piscar de olhos”. Antes de mais nada, você e sua empresa precisarão de uma agência de marketing digital que apresente: altas performance e expertise no mercado, carteira de clientes contemplando respeitadas em seus segmentos, provas sociais incontestes, além de projetos vitoriosos e de sucesso.

Nesse momento, você não tem mais dúvida! Está pensando na WEBi, a sua agência de marketing digital. #vemprawebi

Sabemos que você quer muito falar com os nossos Heróis – e é claro – queremos defendê-lo e fazer da sua marca, a número 1 – em vendas e resultados. Não perca mais tempo e fale já conosco, a nossa Liga de Heróis está a postos aguardando o seu contato.