O Google Search Console (GSC) é uma das ferramentas mais importantes e gratuitas que o Google oferece.
Para acompanhar o desempenho de páginas nos mecanismos de busca, corrigir falhas técnicas e entender o comportamento dos usuários, a ferramenta é indispensável, especialmente se você deseja alcançar as primeiras posições do Google.
Por isso, se você tem um site ou trabalha com marketing digital, saber como usar o GSC pode transformar a forma como você otimiza o seu conteúdo e a sua estrutura.
Através deste artigo, você vai aprender como monitorar o seu site pelo Google Search Console e como interpretar as métricas mais relevantes.
Vamos lá? Siga a leitura!
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que fornece dados, alertas e sugestões relacionadas à presença de um site na busca orgânica do Google.
Ele mostra, por exemplo, se suas páginas estão sendo indexadas corretamente, como os usuários chegam até elas e quais palavras-chave geram mais visitas. É como se fosse um painel de controle do SEO técnico e de performance orgânica.
Além disso, fornece dados sobre o desempenho do site, como cliques, impressões, posição média e taxa de cliques (CTR).
💡Leia também: SEO local: conheça os fatores de rankeamento
Quem deve usar o GSC?
- Proprietários de empresas que desejam saber e acompanhar os princípios básicos de otimização do site para os mecanismos de pesquisa;
- Especialistas em SEO ou profissionais de marketing que precisam monitorar o tráfego do site e tomar decisões baseadas em dados;
- Administradores do site, já que o GSC permite o monitoramento do site em tempo real e em alguns casos resolver problemas com o servidor, com o carregamento do site e problemas de segurança;
- Desenvolvedores da Web que desejam resolver problemas comuns de marcação, erros nos dados estruturados, etc.
Funcionalidades do Google Search Console
O Google Search Console permite diversas funcionalidades, sendo que as principais e mais utilizadas são:
Inspeção de URL
Através dessa opção, é possível inspecionar qualquer página do site, incluindo se ela está indexada, se possui erros, o último momento de rastreamento do Google, etc.
Ela também é útil para acelerar a indexação de uma página: basta clicar em ‘’solicitar indexação’’ após a inspeção para que o Google reavalie o conteúdo rapidamente.
Monitoramento de desempenho
O Google Search Console permite que você veja, quase em tempo real, como uma página específica ou o site como um todo está se saindo nas pesquisas do Google.
É possível analisar os seguintes dados:
- Cliques
- Impressões
- CTR
- Posição média
Assim, é possível identificar quais páginas têm o melhor desempenho, além de fazer a análise por dispositivos ou países, no sentido de descobrir onde o site tem uma performance melhor.
Isso permite o ajuste de estratégias, de forma a otimizar melhor as páginas para auxiliar no ranqueamento.
Verificação de backlinks
A partir da ferramenta, é possível verificar quais sites estão referenciando o seu, através dos links, que são chamados nesse caso de backlinks, importantes para gerar autoridade no site e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico.
💡Leia também: Link building como estratégia de SEO Off Page para melhor ranqueamento de sites no Google

Identificação de melhorias
Existe a possibilidade de verificar as melhorias que precisam ser feitas no site, que impactam a experiência do usuário e a performance do SEO.
Assim, é possível saber exatamente quais problemas é necessário corrigir, de forma a otimizar o site.
Para isso, verifique relatórios e corrija os problemas de acordo com o que a ferramenta indica que precisa ser ajustado, para garantir que seu site atenda aos padrões de ranqueamento do Google.
Chegamos ao final deste artigo, e esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre as funcionalidades do Google Search Console para monitoramento de site e acompanhamento das principais métricas.
Se você deseja um serviço de SEO completo para a sua empresa, a WEBi é especialista no assunto e pode te ajudar! Confira nossa página e saiba mais!