O Google Meu Negócio foi lançado em 2014 e é uma das ferramentas que mais auxiliam pessoas a se conectarem com negócios de forma rápida e eficaz.
Atualmente, ter a empresa cadastrada no Google Meu Negócio é uma porta de entrada e uma vitrine no mundo digital. Afinal, se você possui um negócio próprio, essa é a principal forma de ser encontrado na rede de pesquisa do Google e no Google Maps.
Além disso, ficam disponíveis para os usuários informações importantes, como por exemplo a avaliação de outros clientes, a localização do negócio, telefone, horário de funcionamento, serviços, fotos, e muito mais.
Hoje, ter o cadastro na plataforma é uma necessidade para se destacar: cerca de 8 em cada 10 pessoas utilizam o Google para buscar informações sobre empresas locais.
Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
Principais passos de criação e verificação do perfil
Inicialmente, acesse o site oficial e clique em ‘’gerenciar agora’’. Insira as informações do seu negócio, como nome, tipo de negócio, categoria, endereço, informações de contato e mais.
Selecione os serviços que você presta para alcançar os clientes certos. Nesse momento, é importante ser específico e até mesmo escolher a opção de adicionar um serviço personalizado, se for o caso.
Em seguida, adicione o horário de funcionamento da empresa e uma descrição ao seu Perfil da Empresa na Pesquisa, no Maps e em outros Serviços do Google para que os cliente saibam mais sobre você.
Dica: seja estratégico e adicione palavras-chave que farão os clientes acharem o seu negócio de forma mais facilitada que a concorrência! Capriche nessa etapa 🙂
Adicione também fotos do seu negócio e faça a verificação do seu perfil. Essa etapa é essencial, pois o seu perfil somente ficará visível para os clientes após a verificação. A verificação pode ser realizada por meio de cartão postal, telefone, e-mail ou vídeo, dependendo do caso.
Após a verificação, se certifique de manter as informações sempre atualizadas e também responder à avaliação dos clientes, para manter o perfil ativo, atualizado e bem informado.
E, falando em avaliações, cuide para que a experiência do cliente seja sempre a melhor possível, para atrair ainda mais clientes: cerca de 55% dos consumidores levam em consideração as avaliações online tanto quanto as recomendações pessoais.
💡Leia também: Como ser encontrado no Google? Apareça nos resultados de busca!
Não se esqueça de caprichar nas fotos, viu? Perfis com fotos recebem 42% mais solicitações de direções no Google Maps e 35% mais cliques para acessar o site da empresa do que aquelas sem fotos.
Dicas para otimizar seu perfil no Google Meu Negócio
Aqui vão algumas dicas para você melhorar o seu perfil no Google Meu Negócio e se destacar da concorrência:
- Mantenha sempre as informações atualizadas: certifique-se de que o horário, endereço e informações de contato estejam sempre corretos.
- Incentive as avaliações: peça aos clientes satisfeitos que deixem suas avaliações, assim como responda elas de forma profissional, pois isso demonstra que você se importa com a opinião deles e pode resolver possíveis problemas.
- Adicione fotos de qualidade: como já dito, imagens do estabelecimento, produtos e serviços atraem mais clientes.
- Utilize a ferramenta de postagens: publique conteúdos, compartilhe atualizações, promoções e novidades para manter os clientes informados e engajados.
Ainda sobre as avaliações, as empresas costumam ver uma média de avaliação no Google Meu Negócio. Empresas abaixo de 3 estrelas podem passar despercebidas, sendo assim, uma boa classificação é essencial para aumentar a visibilidade no Google.
Confira nosso vídeo no YouTube um pouco mais sobre o assunto:
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Texto escrito por Letícia Loize Cardoso, redatora da WEBi.