05 ferramentas de marketing digital para grandes empresas

05 ferramentas de marketing digital para grandes empresas

As ferramentas de marketing são essenciais para quem deseja planejar, monitorar e analisar suas estratégias. Segundo a TechTrends, 97% das empresas usam pelo menos uma ferramenta de marketing, especialmente para mensurar resultados. 

Essas ferramentas podem ser aplicativos, plataformas em site ou software e são capazes de realizar desde a automação de e-mails até a coleta e análise de dados. 

Nesse artigo, exploraremos as principais ferramentas de marketing do momento, suas funcionalidades e a importância de utilizá-las. 

Principais ferramentas de marketing no Brasil 

Segundo o relatório realizado pela TechTrends, as principais ferramentas de marketing utilizadas no Brasil são: 

  • Automação de Marketing – RD Station Marketing;
  • Email Marketing – Mailchimp e RD Station Marketing;
  • Landing Page – RD Station Marketing;
  • SEO – Google Search Console;
  • Análises – Google Analytics;
  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) – WordPress;
  • Monitoramento de Redes Sociais – RD Station Marketing.

Essa pesquisa foi realizada como um benchmarking e contou com a participação de mais de 400 empresas de tecnologia de todo o Brasil, sendo que, para verificar as tendências, foram divididas as ferramentas em 6 categorias: marketing digital, vendas, comunicação, gestão de projetos, desenvolvedores e suítes de produtividade. 

Siga a leitura para, abaixo, conhecer um pouco mais sobre algumas dessas ferramentas, com a inclusão de outras que achamos essencial para o desenvolvimento de um bom plano de marketing.

Google Analytics

O Google Analytics apareceu nas pesquisas com utilização de 88% das empresas, sendo uma das ferramentas de marketing mais populares. 

E não é surpresa, já que é fundamental para monitorar o tráfego e comportamento dos usuários no site, facilitando a compreensão do engajamento de visitantes, como quantas pessoas estão no seu site em tempo real, de onde elas vieram, o que estão visualizando, qual caminho percorrem, etc. 

A partir dessa ferramenta, a empresa consegue medir o ROI (retorno sobre investimento) das ações que estão sendo realizadas, bem como quais delas têm funcionado ou não para atrair, manter e converter a audiência no site. 

RD Station Marketing

A ferramenta possui uma ampla funcionalidade nas áreas do marketing digital, e a vantagem disso é poder centralizar todas as informações e dados em um único lugar. 

Além disso, o RD Station Marketing é excelente para empresas que desejam nutrir leads e automatizar funis de vendas. 

Outras funcionalidades da plataforma são: criação de landing pages,formulários inteligentes, campanhas de e-mail marketing, análise de palavras-chave, agendamento de publicações nas redes sociais, criação de pop-ups, testes A/B, gestão de contatos e lead scoring, e muito mais!

SEMrush

O SEMrush é uma das ferramentas mais completas de auditoria de SEO que existem no mercado.

Através dela, é possível realizar a pesquisa de palavras-chave com alto volume de busca e baixa concorrência, análise competitiva, bem como acompanhar o desempenho das suas próprias palavras-chave nos resultados de busca. 

Além disso, ela é capaz de identificar backlinks apontando para o seu site e para a concorrência, bem como identifica erros técnicos e demais problemas de SEO que podem prejudicar a sua colocação na primeira página do Google. 

Ubersuggest

Esta também é uma ferramenta de SEO criada pelo Neil Patel, excelente para a pesquisa de termos e melhores palavras-chave para trabalhar na sua estratégia de conteúdo.

Você ainda consegue ter uma visão geral do seu domínio e de outros concorrentes, podendo verificar quais as melhores estratégias estão sendo utilizadas em sites no seu nicho, para que você possa aprimorá-las e ganhar uma vantagem competitiva. 

Outra funcionalidade é o relatório das principais páginas na busca orgânica, onde você descobre quais são as páginas dos seus concorrentes que mais lideram em termos de popularidade, além de descobrir quais são os conteúdos mais consumidos em sites como o Facebook, por exemplo. 

mLabs

A mLabs é uma ferramenta de marketing digital que gerencia todas as mídias sociais em um só lugar.

Suas principais funcionalidades são o agendamento de posts, relatórios e dashboards automatizados, gestão de fluxo de trabalho, além de poder potencializar os posts com o uso de inteligência artificial

Ainda é possível dar uma olhadinha no que a sua concorrência está fazendo, descobrindo a frequência de posts de cada um deles, os horários e formatos mais utilizados, a performance dos posts, hashtags e muito mais!

Conclusão

Como visto acima, as ferramentas de marketing são importantes para qualquer estratégia bem sucedida. E muito além disso, ter analistas experientes utilizando-as pode fazer o seu posicionamento digital ir para um novo patamar!

A Agência WEBi, especializada em Inbound Marketing, possui 25 anos de experiência e está pronta para te ajudar a conseguir excelentes resultados!

Confira nossos serviços e veja como podemos ajudar a sua empresa a escalar um novo patamar no marketing digital. Até mais!

Artigo criado por Letícia Loize Cardoso – redatora da agência WEBi.