Estatísticas de e-mail marketing que comprovam a sua eficácia

Estatísticas de e-mail marketing que comprovam a sua eficácia

Muitos não acreditam na eficácia que as campanhas de e-mails possuem ainda nos dias de hoje. Portanto, hoje nós iremos apresentar estatísticas de e-mail marketing, que demonstram como essa ferramenta é bem recebida entre os usuários.

Nós sabemos que diversos fatores influenciam no sucesso do e-mail marketing, como a qualidade dos leads, a capacidade de criar comunicação e relacionamento com eles, entrega de conteúdo relevante e call to actions (chamadas para ação) claras. 

Tendo esses pontos alinhados, as chances de gerar oportunidades para a sua empresa são ainda maiores. 

E, se você deseja aprimorar ainda mais esse meio de comunicação poderoso com o seu cliente, não pode ignorar as estatísticas de como o seu público se comporta, para aprimorar ainda mais suas estratégias!

Então, hoje nós vamos apresentar números para você repaginar sua estratégia de e-mail marketing, e aproveitar ainda mais os contatos que chegam até você. 

Afinal, uma coisa é certa: os números não mentem, não é mesmo?! 

Então partiu conhecer as principais estatísticas de e-mail marketing, o queridinho das conversões! ❤️

Uso do e-mail

As contas ativas de e-mails em 2019 chegaram a mais de 5,6 bilhões, o dado mais recente colhido, sendo que, após a pandemia e o fortalecimento da internet nesse período, as estatísticas devem apontar dados ainda maiores. 

Segundo pesquisa feita pela Hubspot, empresa de softwares para marketing digital, apenas 12% dos usuários de e-mail possuem caixas de entrada separadas (uso pessoal, acadêmico e profissional), sendo que 50% dos entrevistados afirmaram que lêem a maioria dos e-mails da sua caixa de entrada.

Quanto à frequência, 99% de consumidores checam seus e-mails todos os dias, segundo DMA Insight, sendo que 80% das aberturas de e-mail no Brasil ocorrem através do celular. 

Taxa de abertura 

De acordo com as pesquisas, a taxa de abertura dos e-mails possui influência de alguns fatores, como o título do e-mail, o dia da semana e o horário de envio, a qualidade do público segmentado, entre outros.  

Conforme a pesquisa Hubspot, há aumento na taxa de cliques de abertura quando o título do e-mail contém o nome do destinatário. 

Além disso, as estatísticas de e-mail marketing também apontam que as chances de abertura dos e-mails também aumentam com o uso de perguntas, com assuntos relacionados a hobbies e títulos com base em dados do lead, como profissão, data de aniversário, cargo que ocupa, etc. 

No que diz respeito aos dias e horário de envio, a Sendinblue, empresa especializada em marketing de relacionamento, levantou dados de que terça e quinta são os melhores dias de envio, especialmente no período da manhã. 

Os piores horários, que representaram taxas de aberturas baixas, foram das 19 às 2h da manhã, aos sábados e domingos.

Já no que diz respeito à média de abertura de e-mails no Brasil, o estudo da GetResponse aponta 20,39% de taxa média de abertura. 

Engajamento e Conversão 

Conforme a Convince and Convert, o e-mail marketing aumenta as vendas em 138%. Estatística alta, não é mesmo? Além disso, a pesquisa indica que 44% dos americanos fizeram ao menos uma compra após receber uma mensagem promocional. 

Em relação a plataformas de redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, o e-mail marketing é 40 vezes mais eficiente do que elas em termos de conversão, transformando leads em clientes até três vezes mais. 

Em relação às chamadas para ação, que levam o usuário a engajar ou diretamente para a página de vendas, o termo ‘’clique aqui’’ é a call to action com maior taxa de cliques em relação à outras CTAs.  

Vale mencionar que os resultados são obtidos aos poucos, mas à medida que você conquista a sua base e se relaciona com ela, as chances de venda aumentam exponencialmente. 

Dito isso… Aqui vai um check-list para a sua estratégia de e-mail marketing:

  • E-mail marketing é relacionamento. Ainda que você seja uma empresa, ou se comunique com empresas, foque em se relacionar com pessoas;
  • Crie títulos chamativos, instigantes e curiosos para aumentar a taxa de abertura;
  • Entregue um conteúdo fácil de ler, envolvente e objetivo em suas campanhas;
  • Segmente as campanhas de acordo com as informações do seu lead, para ter mensagens mais assertivas;
  • Otimize as mensagens com design responsivo para facilitar a leitura em dispositivos móveis, tendo em vista a sua relevância nas estatísticas;
  • Monitore com frequência as métricas de entrega e de abertura. 

Você precisa de ajuda para utilizar essas estatísticas de e-mail marketing e potencializar ainda mais o relacionamento com os seus clientes? 

A WEBi é uma agência de inbound marketing que pode ajudar você. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre nós!

Texto escrito por Letícia Loize Cardoso, redatora da WEBi.