SEO para Youtube: o que é? Como usar?

SEO para Youtube: o que é? Como usar?

O SEO para Youtube reúne as principais técnicas para criadores de conteúdo serem achados com maior facilidade por usuários qualificados, realmente interessados nos seus vídeos. 

Afinal, após sua aquisição em 2016 pelo Google, por ​​US$1,65 bilhões, a plataforma de vídeos vem se consolidando como um buscador de extrema importância para marcas e negócios. 

Nesse sentido, criadores, marcas e empresas encontram no Youtube o lugar ideal para compartilhar vídeos informativos, empregando ainda técnicas de Marketing de Conteúdo para conquistar leads qualificados e formar fãs.

Entretanto, para tudo isso, é preciso saber como aplicar o SEO para Youtube, de maneira a facilitar que o seu conteúdo seja achado pelos usuários certos

Quer entender o que é e como usar o SEO no Youtube? Então fique comigo, e leia abaixo!  

O que é SEO para Youtube?

O SEO para youtube é o conjunto de técnicas para facilitar o ranqueamento dos seus vídeos nos resultados de pesquisa da plataforma. 

Ou seja, funciona de modo muito similar ao SEO para sites, cujas técnicas buscam facilitar o posicionamento orgânico, principalmente, nos resultados de busca do Google. 

Vale a pena esclarecer que há dois algoritmos principais que impactam seus resultados no Youtube: um relacionado à recomendação dos vídeos na página inicial, e outro relacionado à pesquisa dentro da plataforma. 

Nesse sentido, trataremos somente sobre o segundo tipo aqui, certo? 

Bom, tal qual o maior buscador do mundo, o Google, aqui no Youtube também encontraremos fatores de ranqueamento.

Agora que você já sabe o que é SEO para Youtube, bora ver como aplicar na prática? Siga abaixo!

Como fazer SEO no Youtube?

Como fazer SEO no Youtube

Para saber como fazer SEO no Youtube, é necessário prestar atenção em diferentes técnicas que farão a diferença para que você apareça nas buscas dos usuários.

Vamos lá?!

Defina a palavra-chave

Já sabe sobre o que quer falar? Ótimo! Mas agora, é a hora de pesquisar, analisar e definir a sua palavra-chave

Esse é o primeiro passo em toda a sua estratégia de SEO, e irá sustentar todas as técnicas que veremos a seguir. 

Para isso, é possível recorrer a alguns métodos e ferramentas, como:

  • Benchmark: veja o que os seus concorrentes estão trabalhando em termos de palavras-chave. Qual título de vídeo chama mais atenção? Quantas visualizações teve?
  • Use a barra de busca do próprio Youtube: pense em como você pesquisaria sobre aquele tema e veja como o Youtube completa ou sugere a busca. Afinal, esse buscador recomenda o que mais é procurado. 
  • Utilize ferramentas de SEO: assim como o SEO para sites, ter à mão uma ferramenta de SEO será de fundamental importância para encontrar e analisar palavras-chave importantes para o seu nicho.
  • Google Trends: diferentemente do SEO para sites, o SEO para Youtube é muito influenciado por acontecimentos de momento (ao contrário das pautas evergreen a que redatores como este, que vos fala, está acostumado). Por isso, aproveite a ferramenta gratuita do Google Trends, veja tendências de busca e aproveite o hype

Anotou? Então vamos para o próximo passo

Título do vídeo 

Já tem a palavra-chave certa? Agora é hora de criar um título atrativo com ela (eu não disse que seria fácil, hehe).

Veja que não basta possuir a palavra-chave certa, com alto volume de buscas e baixa competitividade, é preciso criar títulos atrativos, para que o usuário clique no vídeo.  

Quer um exemplo prático?

Se você pesquisar a palavra-chave ‘’receita de brigadeiro caseiro’’, há 1.600 buscas mensais com este termo.

Mas, simplesmente colocá-la desse modo no título será efetivo? Sabemos que não.

Agora, e se mudarmos o título para: ‘’? Receita de brigadeiro caseiro em 10 minutos!’’.  

Modéstia à parte, meu estômago já começou a pedir brigadeiro…

Entretanto, sem viajar muito, ok? 

Evite títulos muito longos e mantenha a forma original da palavra-chave principal (eu não escrevi ‘’receita com brigadeiro caseiro’’, por exemplo). 

Além disso, atente-se ao limite de caracteres. Títulos serão melhor visualizados em dispositivos móveis com uma média de 47 a 48 caracteres.

Descrição

Assim que você estiver dando upload do seu vídeo no Youtube, será disponibilizada uma área de ‘’descrição’’, na qual você tem um limite de até 5.000 caracteres para informar o seu público sobre aquilo que é tratado. 

Aqui vão algumas considerações para você levar em conta na descrição dos vídeos: 

  • Utilize a palavra-chave principal na sua descrição, de preferência, no primeiro parágrafo;
  • Utilize uma linguagem persuasiva e interessante para o seu público no seu primeiro parágrafo, considerando que somente um trecho dele será mostrado sem que o usuário clique;
  • Adicione links úteis para o seu usuário, como seu site, landing page, link do produto apresentado, redes sociais, entre outros. 
  • Não esqueça de recomendar uma ação para o usuário (CTA), seja convidar a se inscrever, ou conhecer seus outros canais. 
  • Insira hashtags relevantes para o seu canal e segmento, elas poderão ser uma boa origem de tráfego.

Thumbnail

Quem nunca clicou em um vídeo por conta de uma capa chamativa, que atire a primeira pedra.

As thumbnails (capas dos vídeos), são cruciais para atrair a atenção dos usuários e levá-los a clicar no seu vídeo. 

Por isso, aqui vão algumas dicas para construir uma thumbnail forte:

  • Utilize a palavra-chave principal que você escolheu na capa;
  • Utilize imagens contextuais, que ilustram aquilo que será falado e facilite o entendimento do assunto;

Analise suas métricas

Como não poderia ser diferente, SEO é sobre dados, certo?

Por isso, quando você já tiver um ou mais vídeos no ar, é hora de analisar os dados e produzir conhecimento (o que você fez certo, pontos de melhoria, erros, etc). 

Aqui estão alguns pontos de atenção neste momento: 

  • Retenção de público: momentos do seu vídeo que efetivamente prenderam a atenção dos usuários;
  • Alcance: origens de tráfego, total de visualizadores únicos, mostrados no feed, etc;
  • Engajamento: tempo de exibição, duração média de visualizações, retenção do público, etc;
  • Público: dados sobre o público do seu canal, como sexo, localização, idade e inscrito ou não.

Agora eu preciso saber de você: este conteúdo foi útil?

Se você curtiu e quer saber mais sobre qual canal é o ideal para você, mas ainda tem dúvidas, baixe agora nosso material 100% gratuito, ‘’Guia do investimento em Marketing Digital’’ e invista no que traz resultados!

Texto escrito por Lucas Stadnik, redator da WEBi.