Criação de sites: saiba em quais tendências investir

Criação de sites: saiba em quais tendências investir

Assim como acontece com todo o universo do marketing digital de forma mais generalizada, a área de criação de sites exige de seus profissionais uma constante atualização. A cada ano, mais novidades e tendências de mercado surgem, abrindo novas possibilidades para se destacar em meio a um cenário tão competitivo.

E, para obter tal destaque, é preciso não apenas saber de tudo o que está em alta; deve-se também colocar cada pequena ação em prática. Afinal, muitas vezes a menor das melhorias pode fazer toda a diferença para a experiência do usuário e, consequentemente, para o seu SEO e desempenho nos mecanismos de busca.

No entanto, a quantidade de inovações não para de crescer, o que pode acabar causando certa confusão na hora de escolher o que deve ser feito no seu trabalho de criação de sites. Da mesma forma, como as informações disponíveis na internet são praticamente inacabáveis, a indecisão fica ainda maior. No final das contas, nós sempre queremos buscar o melhor para o nosso site, certo?

E é claro que, pensando nisso, a WEBi preparou uma lista especial para você! Nela, você verá algumas das últimas e principais tendências para a criação de sites. Enquanto umas são apostas para 2019 em diante, outras já vêm sendo implementadas nos últimos anos e continuam crescendo. Quer fazer com que seu site seja o melhor perante a concorrência? Então vem com a WEBi!

 

Mas e aí, qual a importância de ter um site?

Se você ainda não sabe o tamanho da importância de ter um site próprio para sua empresa, nós temos uma ótima maneira de responder a essa pergunta. É simples: abra o Google e busque pelas empresas mais famosas e de maior sucesso que você conhece e lembra. Já percebeu o que elas têm em comum? Exatamente, todas possuem um site – na maioria das vezes, otimizado e responsivo.

É claro que ter um bom site não é a fórmula mágica do sucesso. Porém, com certeza, é um dos grandes fatores. Uma empresa que se mostra atenta com sua presença online mostra também que ela está sempre aberta a diferentes tipos de inovações, o que é essencial para a sobrevivência e crescimento em qualquer mercado.

É somente através de um canal de comunicação próprio – proporcionado pelo trabalho de criação de sites – que sua empresa poderá, ao mesmo tempo, ser encontrada, ganhar autoridade em seu segmento e se relacionar de maneira mais pessoal com a sua audiência. Então mãos à obra!

 

Vamos começar a entender as principais tendências para criação de sites!

 

  • Mobile first

Lembra quando falamos acima que algumas tendências da nossa lista já estavam sendo postas em prática? Talvez também uma das mais importantes, o conceito de mobile first é uma delas. Como o próprio nome sugere, aplicar o mobile first é priorizar as plataformas móveis em detrimento dos desktops.

Seguindo o crescimento do uso de smartphones e tablets (enquanto eles representam 52% do tráfego na web, os desktops estão em 43%, com diminuição de cerca de 3% ao ano), o Google lançou no ano passado o “mobile-first index”. Com ele, as versões mobile de sites passaram a ser mais relevantes que as desktop para a avaliação de rankeamento.

Assim, o que já era importante para a experiência do usuário se tornou essencial para os buscadores.

 

  • Hotsites

A exemplo do mobile first, os hotsites também já são utilizados há certo tempo. Contudo, o potencial de crescimento só aumenta a cada ano. Com estrutura semelhante a uma página na internet como qualquer outra, a principal distinção é que eles são de aplicação pontual.

Resumidamente, os hotsites são perfeitos para divulgar lançamentos de produtos, novas campanhas, promoções temporárias, eventos, enfim.

 

  • Transição de páginas

Talvez isso não seja algo reparado por todos, mas você já percebeu como a transição entre páginas de um site é extremamente sem graça em quase todos os casos? Você clica em um botão, a tela fica branca por um tempo e o destino seguinte aparece em seguida.

A velocidade de navegação dos usuários é cada vez maior, o que faz com que as pessoas tenham menos paciência para esperar uma página abrir e, consequentemente, fechem a aba em questão. Apostar em transições diferentes, sejam animações simples ou até mesmo uma pequena mensagem com humor é o tipo de detalhe que faz diferença.

 

  • Single Page Application (SPA)

Por vezes chamado apenas de SPA, o Single Page Application (inglês para aplicativo de página única), já é utilizado por algumas das plataformas mais acessadas do mundo. De maneira simplificada, quando o trabalho de criação de sites faz uso do SPA, todo o conteúdo presente é mostrado em apenas uma página.

É o caso de sites como o Twitter, nos quais basta descer a página para que o restante do material disponível apareça. Além de ter uma estética mais agradável e uma navegação mais ágil, a velocidade de carregamento aumenta significativamente.

 

  • Cabeçalho em vídeo

Se você acompanha nosso blog, deve saber que o cabeçalho em vídeo foi uma das grandes – e eficientes – mudanças adotadas pelos nossos heróis para o novo site da WEBi. Seja na página inicial ou em qualquer outra, vídeos já são uma forma de conteúdo obrigatória há um certo tempo, independente do lugar onde estiverem.

Isso porque, em uma internet a cada dia mais rápida, a facilidade de consumo do formato agrada os visitantes. Uma grande vantagem aqui é que o vídeo escolhido pode ajudar a passar uma imagem que a maioria dos textos e fotos não conseguiria sozinha.

 

 

Com a crescente presença das empresas no ambiente online, a concorrência só aumenta. Para que se saia na frente, a criação de sites nunca foi tão importante quanto é hoje. A WEBi, especializada no universo do marketing digital, tem a criação de sites como um de seus módulos, oferecendo sites responsivos e com navegabilidade dinâmica. Acesse nosso site e conheça!

Gostou do texto de hoje? Siga a WEBi no Facebook e no Instagram e continue nos acompanhando!