A análise de comportamento do cliente no futuro das vendas  

A análise de comportamento do cliente no futuro das vendas  

Você sabe fazer a análise de comportamento dos seus clientes? Compreender isso é muito importante, porque é uma necessidade em um mercado cada vez mais competitivo. A análise de dados é a principal forma para você personalizar experiências, conquistar e reter bons clientes de maneira eficiente. 

Mas como essa análise funciona na prática? E por que ela é tão essencial para o futuro das vendas? 

Neste artigo, a Agência WEBi vai explicar para você tudo sobre a análise de comportamento do consumidor no futuro das vendas e qual o papel dessa prática na criação de novos produtos. Boa leitura!

O que é análise de comportamento do cliente?

É um estudo detalhado sobre as ações, preferências e engajamento dos consumidores com uma marca. Na análise, são utilizados dados quantitativos e qualitativos para entender como as pessoas tomam as decisões de compra. Ou seja, quais são suas motivações, suas preferências, seus gostos pessoais, e assim por diante. 

A análise do comportamento do cliente é feita de diversas formas, sendo que o uso do CRM (Customer Relationship Management) e de tecnologias com Big Data, por exemplo, ajudam nessa tarefa a centralizar informações, organizar os dados e obter estratégias interessantes para o futuro. 

A importância da análise de comportamento do cliente

O mercado de vendas no Brasil está cada vez mais sofisticado, principalmente em relação à consciência dos consumidores sobre as estratégias de marketing. Por isso é indispensável analisar o comportamento do seu cliente para sair da frente da concorrência!

Abaixo, separamos algumas vantagens de aplicar essa análise:

Personalização da experiência do consumidor

Essa é a maior vantagem ao analisar o comportamento do consumidor. Você consegue entender perfeitamente os gostos, as escolhas e as necessidades de cada cliente, podendo criar estratégias de marketing mais direcionadas. Isso significa que você tem a chance de vender exatamente aquilo que o cliente procura. 

Segundo estudos, cerca de 80% dos consumidores escolhem marcas que oferecem experiências personalizadas. Essa é uma forma comprovada de ganhar o coração do cliente. 

Aumento da retenção 

Qual é a melhor forma de aumentar LTV (Lifetime Value) de um cliente? É retê-lo para vender mais vezes a ele. Dessa forma, além de conquistá-lo, você gera mais lucro para o caixa da empresa. 

Com a análise de comportamento, é possível identificar as razões pelas quais os clientes permanecem ou optam por produtos ou serviços de concorrentes. 

A inserção de estratégias de upsell e cross sell, por exemplo, podem ser melhoradas com base nos dados coletados sobre o comportamento do consumidor. 

Desenvolvimento e melhoria de produtos 

Essa análise também é ótima para desenvolver novos produtos ou melhorar aqueles existentes. Você e outros gestores compreendem com mais facilidade sobre as necessidades e expectativas dos clientes, o que tomam como base para melhorar a concepção dos produtos e não perder espaço para a concorrência.

Aumento das taxas de conversão

Com os insights obtidos sobre a jornada de compra do cliente, as empresas também conseguem ajustar as abordagens de vendas para aumentar as taxas de conversão. 

Os dados, por exemplo, são essenciais para fazer o refinamento de funis de conteúdos, verificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Dessa forma, otimiza a jornada do cliente até a decisão de compra, aumentando positivamente as campanhas de marketing

Aumento do ROI

E, claro, quanto todas as estratégias estão focadas para os clientes certos, o aumento do retorno sobre investimento (ROI) vem! 

As organizações que fazem a análise de comportamento do cliente tendem a alcançar ótimos resultados financeiros, chegando a um aumento de até 115% no ROI. Nada mal, não é mesmo?!

💡Leia também — Passo a passo para a sua empresa ter uma presença digital eficiente

Análise do comportamento do cliente

Qual a influência do Big Data e CRM neste tipo de análise?

O uso do Big Data e do CRM são fundamentais no processo de análise de comportamento. 

Com o Big Data, você pode coletar e analisar grandes volumes de dados sobre as preferências dos consumidores. Identificar padrões, prever tendências e adaptar com mais facilidade as estratégias de marketing são alguns benefícios dessa tecnologia. 

Já um sistema de CRM é responsável por centralizar informações sobre os clientes, principalmente feedbacks, histórico de engajamento, de compras e de preferências. Dessa forma, há maiores chances de personalização do atendimento e da criação de novas campanhas de marketing. 

Além disso, o CRM melhora a comunicação entre os setores da empresa, garantindo um alinhamento mais eficiente para atender as necessidades dos clientes. 

Viu como a análise de comportamento do cliente é importante? Investir em tecnologias como Big Data e CRM não é mais uma opção, mas é uma necessidade de qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. 

Aqui, na Agência WEBi, atendemos diversos segmentos de empresas. Somos especialistas em marketing digital, oferecendo soluções personalizadas de acordo com o objetivo de cada organização. Tudo isso fazemos com base em dados e métricas para garantir sucesso aos nossos clientes!

Conheça todos os serviços da Agência WEBi e entre em contato com nosso time de atendimento para mais informações! 🚀