Por que você deve investir em Marketing de Experiência?

Por que você deve investir em Marketing de Experiência?

Se você tem um negócio e ainda não sabe o que é o Marketing de Experiência, sinto te informar, mas você está deixando de acelerar sua jornada empreendedora. 

Não importa o tamanho da sua empresa ou, até mesmo, se você é um profissional autônomo. O Marketing de Experiência vai te ajudar.

É provável que você já tenha ouvido falar sobre “o jeito Disney de encantar clientes”. Magia, experiência, inovação e atendimento impecável, são as palavras mais associadas ao método Disney. 

Para você ter uma ideia, em 2018, os parques receberam mais de 157 milhões de pessoas, contra 67 milhões do seu maior concorrente. O faturamento da Disney girou em torno de 60 bilhões de dólares.

E qual o segredo de tanto sucesso? Acredite: nível de excelência no atendimento ao cliente, isto é, a experiência que é promovida para as pessoas. 

Nós buscamos e somos movidos por boas experiências.

É claro que você deve investir em Marketing Digital, mas não falhe no seu contato com o público. Ofereça a melhor experiência para os seus clientes.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para te explicar tudo sobre o assunto. Pronto para essa experiência? Vem com a gente!

O que é Marketing de Experiência?

O primeiro passo é entender que você ter um produto ou serviço de qualidade não é suficiente para você fidelizar seus clientes. É necessário criar caminhos que resultem em experiências positivas.

E esse é o principal objetivo do marketing de experiência: usar as emoções dos clientes para conquistar, engajar e, principalmente, fidelizar.

O processo de compras acontece no cérebro e é baseado em emoções, como medo, dor, desejo e prazer. 

O marketing de experiência é a estratégia que vem para organizar essa confusão de sentimentos que as pessoas têm diante do processo de buscar, comparar e comprar um produto ou contratar um serviço.

Se você entende como seu cliente se sente, você tem mais chances de entregar a ele uma experiência positiva, não é verdade?

Pensa comigo. O que a Coca-Cola vende? Refrigerante? Não. Eles vendem felicidade, momentos de união entre amigos e familiares. Vendem a experiência de curtir esses momentos perto das pessoas que você ama.

Viu como o marketing de experiência é uma ferramenta valiosa para atrair e conquistar clientes?

Falando em atrair clientes, aproveite para aprender mais sobre esse assunto no nosso blog, clicando aqui.

Quais as vantagens?

Até aqui você já deve ter percebido inúmeras vantagens de estudar e aplicar as estratégias de marketing de experiência. Então, sem mais delongas, vamos direto ao ponto. Veja algumas vantagens:

  • Atrai mais clientes;
  • Aumenta a fidelização;
  • Ajuda a receber mais feedbacks;
  • Gera conexão com a sua marca;
  • Diminui o custo de aquisição de clientes (CAC); e
  • Gera vantagem competitiva no mercado, te diferenciando da concorrência.
Trabalhe o marketing de experiência para trazer relevância para o seu negócio

Como aplicar no meu negócio?

Para usar a estratégia de marketing de experiência, você vai precisar:

1. Entender como é a experiência no processo de compras hoje

É preciso mapear no seu negócio como são conduzidos os processos atuais da jornada do cliente. Essa análise é imprescindível para estruturar uma experiência de relacionamento agradável entre a empresa e o cliente em todos os pontos de contato.

2. Identificar quais são as dificuldades do seu cliente

Conheça de verdade o seu público, o que eles buscam, o que eles mais valorizam, suas “pedras no sapato”. 

Aqui a palavra é: empatia. Coloque-se no lugar do seu público e identifique quais fases do processo geram opiniões negativas. 

3. Realizar as mudanças necessárias

Depois de identificar os pontos negativos da experiência no processo de compras, é preciso propor as possíveis melhorias.

A dica é: tenha os dados em mãos. Não fique só com suposições. Identifique, analise e aplique as melhorias necessárias.

4. Acompanhar o desenvolvimento das mudanças

É imprescindível continuar acompanhando esse processo. Você já está no caminho certo. Continue monitorando. Atualize-se. Foque no cliente. Preste atenção aos detalhes. Supere as expectativas.

Cases de sucesso

O filósofo Montesquieu escreveu que: “só se conhece, o que se pratica”. Por isso, reunimos alguns cases de sucesso de empresas que aplicaram as estratégias de Marketing de Experiência e tiveram resultados impressionantes.

Sprite

Em 2012, a Sprite fez algo que surpreendeu os consumidores. Foram instaladas, nas praias e calçadões do Rio de Janeiro, chuveiros que imitavam as máquinas de refil de refrigerantes encontradas em redes fast food.

Em um calor de quase 40º no Rio de Janeiro, os clientes tomavam banho de água doce ao sair da praia e associavam essa sensação de refrescância à marca. A Sprite ainda teve uma sacada muito criativa ao chamar os chuveiros de Sprite Shower.

Saraiva

Nesse caso, uma simples ideia fez toda diferença. A livraria descobriu uma maneira de entregar uma experiência diferenciada para os clientes nas lojas da sua rede. 

Eles apostaram em uma iluminação única e ideal para a leitura. O objetivo foi criar um ambiente agradável e confortável para que os clientes pudessem ler os livros disponíveis.

Para a experiência de leitura ficar ainda mais agradável, a Saraiva disponibiliza, além da iluminação adequada, cafezinho e poltronas. Não sei vocês, mas é uma experiência bacana para comprar um livro, não é?

Nubank

O Nubank vem quebrando barreiras em relação ao serviço bancário. Além de não cobrar as taxas mensais de manutenção da conta, comuns em outras instituições, o banco tem um atendimento mais informal, educado, alegre, valorizando a empatia.

Além disso, trazem um controle financeiro simples, prático e eficaz. Reforçando ainda mais a experiência do cliente que tem uma conta no Nubank e resolve todos os seus problemas pelo celular, sem precisar se deslocar ao banco.

O Nubank quebra a objeção de que todas as instituições bancárias tratam mal seus clientes e tem um atendimento demorado e ruim.

Cantora Anitta

Quem achou que não ia ter Anitta por aqui? Para quem não sabe, a Anitta além de cantora, é considerada uma grande empreendedora brasileira, gerenciando a própria carreira. Se liga na ação de marketing que ela pensou:

A cantora promoveu uma ação de lançamento do seu álbum, que aconteceu em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O nome do álbum era checkmate, fazendo referência a jogada de xadrez em que o rei adversário fica encurralado. Não tem saída, o jogador que conseguir dar o checkmate ganha a partida.

O que a Anitta fez foi, antes do lançamento, espalhar peças enormes do jogo de xadrez em locais públicos das capitais do país. Assim que a atenção e a curiosidade das pessoas eram despertadas, um novo clipe do álbum era lançado nas redes sociais.

Essa ação aumentou a visibilidade do lançamento do álbum, mantendo o público sempre atento ao novo vídeo que estava por vir. Divertido, não é?

Agora me conta, curtiu o conteúdo? O nosso blog está recheado de dicas que podem ajudar sua empresa a conquistar, engajar e fidelizar clientes!

Conheça outros conteúdos como esse no nosso blog, clicando aqui. Para aprender sobre marketing de um jeito descontraído e alegre, acesse nossas dancinhas e memes no Instagram, Facebook, TikTok e YouTube! A vergonha é por nossa conta.

* Texto produzido pelo Redator da Webi, Sérgio Aiache.