Instagram: 6 dicas para pequenas empresas

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários que permite a aplicação de diversos filtros, além do compartilhamento com diversas outras redes sociais, como: Facebook, Twitter, etc.

Lançado em 6 de outubro de 2010, o Instagram rapidamente se notabilizou como uma das redes sociais mais populares do mundo.

Hoje, em 2018, a plataforma já conta com mais de 1 bilhão de usuários, número surpreendente e que mostra claramente a força da mídia.

Vamos a alguns dados para termos a exata dimensão do que significa isso. Vejam:

  • Muito popular entre os brasileiros que possuem internet;
  • A partir de 2015, a presença de brasileiros ultrapassou a média global, 55% contra 32%;
  • Já em 2016, a rede cresceu no País mais ainda – 75% contra 42%;
  • A grande presença de brasileiros é devida à sua natureza social e à popularização dos smartphones;
  • Um dado bem curioso: 57% dos usuários de internet no Brasil (faixa de 55 a 65 anos) utilizam o Instagram.

Assim como acontece nas demais redes sociais, o Instagram também é utilizado como estratégia de negócio por empresas dos mais variados segmentos e tamanhos.

Por se tratar de uma ferramenta “intuitiva”, de fácil manuseio e com [relativo] baixo custo de publicidade, o foco nesse texto será pequenas empresas. Em nenhum momento, quando falamos ferramenta intuitiva ou de fácil manuseio, descartamos a técnica necessária para gerir a respectiva

plataforma.

“Portanto, criar um perfil sem o planejamento adequado e um conteúdo de qualidade pode não ser a melhor escolha para a sua marca”

Algumas características do Instagram podem parecer em um primeiro momento pontos negativos para estratégias de marketing que utilizam a rede como geradora de leads, como por exemplo: não permitir a inserção de links nas postagens e a plataforma operar com 100% de suas funcionalidades no mobile. Porém, não é bem assim!

Vamos com calma!

Profissionais autônomos e liberais, micro e pequenas empresas ou empresas que ainda estejam dando os seus primeiros passos no marketing digital podem se confundir com a forma de se comunicar da ferramenta e a gama de recursos que o aplicativo oferece.

Abaixo, a WEBi apresenta para você ou seu negócio algumas dicas que podem facilitar a construção de um perfil [ajustado às suas necessidades] com visibilidade e potencial de venda dos seus produtos ou serviços.

As dicas são:

1- O “basicão”, criar o perfil da empresa

Acreditamos que essa nem precisávamos falar, mas como somos o seu grande parceiro de negócios e, ao seu lado, trabalharemos para alcançar os melhores resultados, deixamos aqui: “o caminho das pedras”.

Vamos lá, a primeiríssima coisa a se fazer é criar um perfil. Não deixe nenhum campo em branco, preencha tudo. Quanto mais completo o perfil estiver, mais atrativo ele será. Pense e crie uma logo bacana, bonita e atrativa – que tenha a ver com o seu negócio.

Lembre-se: o perfil é o único lugar que permite inserir um link acessável (clicável).

Em sua bio, escreva um pequeno texto falando sobre o que você ou sua empresa faz, o seu core business (essência do negócio). Ouse, inove, invente, mas sem fugir à ideia de credibilidade e profissionalismo.

Caso sua empresa possua outros perfis em redes sociais, que tal iniciar a criação da conta no Instagram importando seus contatos?

Fique atento! Cada rede social possui características próprias: linguagem, forma, usabilidade, compartilhamento, etc. Portanto, o que serve para uma – não necessariamente – serve para a outra.

2- Defina um público para o conteúdo

Bom, o primeiro passo foi dado. Agora, você já pode começar a postar conteúdos. Será que pode mesmo? Tenha certeza que você conhece o exatamente o seu público ou, ao menos, garanta que tenha as informações necessárias para atingir o seu target.

Se você detém todas essas informações, é possível que já tenha desenhado a persona do seu business, acertei?

[Hmmm…]

Quais são as características típicas do seu consumidor ideal? Possui o hábito da leitura? O que gosta de ler? Tem algum hobby específico? Acessa redes sociais? Com que frequência? De qual lugar? Quais as suas preferências quando navega por elas?

Viu só?! São inúmeras as perguntas que podem ser feitas por meio de pesquisas, enquetes, entrevistas e, até mesmo, examinando os dados das suas redes sociais, como por exemplo, o engajamento.

Sensibilidade, percepção e capacidade analítica mostrarão a você as características comuns do seu público-alvo.

É de posse dessas informações que você tomará decisões sobre conteúdos, legendas, hashtags e estratégias sobre o seu produto ou serviço.

Tenha em mente uma coisa: a linha editorial das suas publicações precisam fazer sentido, ter lógica, manter padrão e unidade. Posts muito diferentes entre si não atraem clientes e também, não fortalecem sua marca.

3- Acompanhe o comportamento dos seguidores

Como em um Teste A/B, onde testamos para um mesmo público variações diferentes de uma determinada publicação, por exemplo – monitorar o comportamento do público mediante às práticas adotadas mostrará qual a melhor decisão a ser tomada ou que estratégias deverão ser implementadas para o melhor desempenho na comunicação com o cliente.

Dica da WEBi: nunca utilize estratégias de outras empresas. Crie as suas baseadas nas informações do seu público, do seu monitoramento e das suas análises.  

4- Use e abuse do Instagram Stories

Outra função que virou febre e foi amplamente difundida nas redes sociais foi o stories. O que começou no Snapchat, está presente no Facebook e Whatsapp, ganhou destaque de verdade no Instagram.

Nos stories, você tem a possibilidade de compartilhar fotos e vídeos, fazer lives, inserir links, fazer enquetes e muito mais.

A grande sacada do storie é criar a narrativa de que o cliente faz parte da sua família, é íntimo da sua marca e tem em sua empresa uma referência do segmento.

5- Não economize nas hashtags!

As famosas e companheiras hashtags surgiram no Twitter e logo se espalharam para outras redes sociais. Elas não são apenas “#” com um nome “legalzinho” aleatório do lado, servem também para indexar conteúdos e fotos e possibilitar pesquisas mais rápidas e precisas.

No caso do Instagram, a sua função é ainda mais importante – o mecanismo da plataforma só permite localizar hashtags. Portanto, use com moderação!

[Um perfil poluído, além de comprometer a marca, pode afastar potenciais clientes]

Super Dica WEBi: como a sua empresa ainda não é conhecida, não possui visibilidade e tem poucos seguidores, utilize hashtags afins ao seu negócio, de acordo com o seu propósito. Só não esqueça que a sua empresa [nesse momento] não possui relevância, então, busque hashtags comuns entre o seu negócio e empresas já estabelecidas no mercado.

6- Anúncios no Instagram: os patrocinados que dão certo!

Às vezes, quando empreendemos em algo ou estamos no início de algum negócio, nem sempre reservamos um orçamento ou temos um plano de marketing, básico que seja. Mas faça um esforço, realoque algum recurso para que você possa investir em anúncios no Instagram. O grande diferencial das publicações patrocinadas é que você pode ter excelentes resultados com investimentos modestos até.

Para que o seu negócio veicule publicidade paga na rede será necessário criar uma conta de anúncios no Facebook e realizar os impulsionamentos por lá. Todas as publicações apresentam um botão para impulsionamento. Será a partir desse botão que você editará, promoverá e selecionará o público da sua campanha.

Reparou? Não é nada difícil para um pequeno negócio iniciar suas atividades em uma rede como o Instagram. Mesmo com baixo investimento, boas ideias podem ter resultados bem expressivos.

Lembrando: a gestão de redes sociais é um processo cíclico, que não para. Estaremos sempre mensurando os resultados e ajustando as estratégias para que as empresas atendidas pela WEBi transformem oportunidades em vendas e fortaleçam sua marca.

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