Você também pode ouvir este post através do player acima!
Um site é a principal presença de uma marca no mundo da internet. Ainda que as redes sociais sejam ótimas plataformas, somente o site é um local que você pode chamar de seu — e ele deve estar sempre em ordem. Para ter certeza de que está tudo em ordem no seu “terreno digital”, existem algumas ferramentas para a análise de sites.
É exatamente sobre elas que o texto de hoje da WEBi fala. Vamos te mostrar 5 ferramentas para análise de sites que podem e devem ser usadas por quem quer avaliar o desempenho do seu. Além disso, relembramos também a importância de um site com alta performance. Continue a leitura abaixo e confira!
A importância do desempenho e da análise de sites
Já passou a fase em que os sites eram vistos como um “cartão de visitas digital”. Hoje, eles precisam ser dinâmicos, dando ao usuário tudo que ele precisa e ainda oferecendo um bom conteúdo. Ainda assim, no âmbito online eles costumam ser um dos primeiros contatos que as pessoas terão com a empresa, o que faz com que alguns aspectos, como a velocidade de carregamento e o layout, por exemplo, também sejam importantes e causem uma boa primeira impressão.
E tem mais: antes mesmo de agradar o usuário, é preciso agradar os buscadores. Afinal, é através deles que as pessoas normalmente chegam a um site. Ou seja, é fundamental estar alinhado com as normas de SEO utilizadas por eles. Dessa forma, seu site será satisfatório tanto para os buscadores quanto para os usuários.
Isso mostra a relevância não só do desempenho, como também da análise de sites. É por meio dela que você saberá o que está certo no seu site, o que não está e como corrigir os erros para deixá-lo cada vez melhor.
Se você quer saber ainda mais sobre a importância do desempenho de um site para o seu SEO e, consequentemente, para ser encontrado em buscas no Google por seus clientes em potencial, nós temos todo um texto sobre o assunto. Leia mais sobre a performance de sites neste link.
5 ferramentas para análise de sites
E você mesmo pode analisar o seu site rapidamente com o auxílio de algumas ferramentas, sabia? Trouxemos uma lista abaixo com essas 5 ferramentas que nós também usamos por aqui na WEBi, para constantemente analisar tanto o nosso site quanto dos nossos clientes; assim você pode conhecê-las e fazer o mesmo. Acompanhe:
1. Pagespeed Insights
A primeira ferramenta que trazemos é, provavelmente, uma das mais importantes de toda a lista. Afinal, o Pagespeed Insights é oferecido pelo Google, e não há nada melhor para fazer uma avaliação de eficiência perante aos buscadores, que um serviço oferecido pelo maior e melhor buscador do mundo, não acha?
Seu uso é muito simples: basta digitar o endereço do site desejado e pronto. Depois de uns segundos de carregamento, a ferramenta dá uma nota de 0 a 100 para o site — em ambas as versões, desktop e mobile — e mostra todos os pontos que devem ser melhorados para atingir uma performance mais adequada.
2. Análise e Diagnóstico do Site — Resultados Digitais
A Resultados Digitais já é uma referência no segmento do marketing digital há alguns anos. São eles os criadores e responsáveis pelo RD Station, uma das ferramentas de automação de marketing mais utilizadas em todo o país. Não é de se estranhar que um dos serviços de análise de sites que devem ser utilizados para quem quer melhorar sua performance seja dela.
Ela funciona de maneira similar à do Pagespeed Insights, porém identifica alguns dos principais fatores, pedindo que você insira o site que deseja analisar. Um diferencial em relação ao anterior, porém, é que ela também pede o site de um concorrente e o compara com o seu. Por outro lado, a página da ferramenta também solicita que um e-mail corporativo seja inserido, funcionando como uma espécie de landing page, captando novos leads.
3. Pingdom Tools
O Pingdom Tools funciona de forma semelhante às ferramentas que já citamos. A diferença é que, além da URL, ele pede também a região de onde o site está sendo testado e oferece todos os continentes, em alguns casos de partes diferentes deles. Um dos subtítulos do site vai direto ao ponto que explica por que fazemos análises de sites e melhorias a partir delas: ninguém gosta de um site lento.
O Pingdom também se descreve como uma ferramenta que busca apresentar usabilidade tanto para novatos quanto para experts, ajudando desenvolvedores a otimizar a seus sites em qualquer lugar que eles estejam. A análise do Pingdom é gratuita, mas ele oferece um serviço de monitoramento constante com diferentes planos pagos.
4. Analisador de SEO — Neil Patel
O Neil Patel, referência mundial quando o assunto é SEO, também tem uma ferramenta de análise de sites, completamente focada em Search Engine Optimization. Também chamada de Ubersuggest, a ferramenta tem diversas outras funções, incluindo sugestão de palavras – chave e analisadores de tráfego.
Ao colocar o endereço do site e fazer a busca, ele mostra uma pontuação de 0 a 100 com base no SEO on-page, as quantidades de palavras-chave orgânicas com ranqueamento no Google e backlinks, além de apontar erros críticos, advertências e recomendações.
5. Social Insider
Fugindo um pouco do padrão, trouxemos também uma ferramenta que foca não nos sites, mas sim nas redes sociais. A americana Social Insider é capaz de analisar o Facebook, o Instagram e o Twitter de empresas, mostrando métricas como o engajamento e o aumento de curtidas/seguidores.
Seu ponto negativo é que, diferentemente dos anteriores, esta ferramenta é gratuita apenas no seu período de testes, que dura 7 dias.
Cada uma dessas ferramentas faz sua própria análise, mas não seria melhor ainda se fosse possível receber diferentes resultados em somente um lugar? Saiba que você pode, com a nossa análise de sites gratuita! Com a utilização de ferramentas como essas, nós podemos mostrar a você como está o desempenho do seu site e indicar o que você pode melhorar.
Faça sua análise gratuita preenchendo o formulário abaixo!
Quer continuar recebendo conteúdo sobre marketing digital? Então acompanhe a WEBi nas redes sociais! Encontre-nos no Facebook e no Instagram!