Recentemente, temos visto como as formas de busca tem se adaptado às inteligências artificiais, sendo imprescindível para as empresas entender como é possível fazer SEO para IA e ser encontrado por essas novas ferramentas, no intuito de conquistar espaço e visibilidade nesse novo cenário.
Afinal, não podemos fechar os olhos para a realidade de que IAs como o ChatGPT e Gemini estão sendo excelentes ferramentas de busca e, por isso, a sua empresa deve se preocupar em conquistar o seu espaço por lá também.
Nesse sentido, os números não mentem: segundo informação do blog Neil Patel, somente o ChatGPT gera mais de 1,4 bilhões de visitantes por mês, para diversas tarefas: fazer perguntas, escrever conteúdos, códigos de programação, reescrever frases, e muito mais.
A Agência WEBi, especializada em inbound marketing e SEO, já está atenta a estas mudanças há algum tempo, e hoje vamos dar algumas dicas para você aprender a fazer SEO para IA de forma que você seja recomendado através das respostas geradas por inteligência artificial.
Vamos lá? Siga a leitura!
O que significa fazer SEO para IA?
SEO para IA é a prática de otimização de conteúdos e presença online para que eles apareçam e sejam utilizados por modelos de linguagem como o ChatGPT, Gemini, Bing AI e outros assistentes virtuais, além das novas formas de busca com IA integradas no Google.
Nesse sentido, informamos desde já que o SEO para IA envolve garantir que o conteúdo, a autoridade e clareza das suas informações estejam prontos para ser resumidos, citados e utilizados pelas inteligências artificiais, referenciando as empresas como recomendação de serviço ou como referência de conteúdo.
💡Leia também: Entenda a diferença entre tráfego orgânico e pago
Quais fatores o ChatGPT utiliza para recomendar empresas e conteúdos?

Com base em pesquisa, experiência e também perguntas ao próprio ChatGPT, temos que para fazer SEO para IA e ser recomendado por ela, é importante ter:
- Reputações e avaliações em dia, como no Google Meu Negócio, por exemplo, com comentários detalhados e consistência de feedbacks positivos;
- Especialização e autoridade em um assunto, com foco claro na área solicitada pelo o que o usuário busca e autoridade percebida pelo conteúdo que publicam em blogs, por exemplo;
- Relevância geográfica: o ChatGPT dá preferência para empresas com sede ou operação local;
- Estrutura de serviços e cases de resultados: empresas que oferecem serviços completos têm mais chances de aparecer nas buscas do gpt, assim como as que possuem cases com depoimentos reais;
- Presença forte online: um site otimizado e completo tem preferência nas buscas.
Como escrever para aparecer na IA?
Aqui vão algumas orientações que você deve seguir ao criar conteúdos para aparecer nos mecanismos de inteligência artificial:
- Foque em trazer todo o contexto do conteúdo, escreva com base na intenção da busca, e não somente na palavra-chave;
- Estruture os conteúdos com uso de títulos e subtítulos (h1,h2,h3,h4);
- Tenha conteúdos que sejam direto ao ponto e com uma linguagem natural;
- Use estruturas de perguntas e respostas, como FAQ, que respondam dúvidas comuns das pessoas;
- Construa autoridade em nichos específicos, com conteúdos profundos e especializados, com referências de outras fontes;
- Otimize o seu conteúdo para SGE – Search Generative Experience;
- Inclua dados e fontes confiáveis no seu conteúdo.
💡Leia também: WEBi responde: o que é o Google Core Update?
Como você pode perceber, não há tantas atualizações diferentes da prática de SEO que ensinamos continuamente por aqui: são apenas algumas adaptações, porém, as estratégias continuam sendo quase as mesmas que utilizamos de SEO para o Google.
Sendo assim, se você é cliente da WEBi, tenha a certeza de que colherá os frutos de SEO para IA também, pois trabalhamos continuamente para que a estratégia seja aplicada a todos os mecanismos de busca.
E, se você chegou até aqui, nós temos um presente para você: acesse o nosso E-book Guia Definitivo para o Topo do Google: um material que tem feito sucesso e é um compilado de praticamente quase todas as nossas estratégias de SEO para os nossos clientes. Nos vemos por lá!