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Como fazer SEO para IA?

Como fazer SEO para IA?

Recentemente, temos visto como as formas de busca tem se adaptado às inteligências artificiais, sendo imprescindível para as empresas entender como é possível fazer SEO para IA e ser encontrado por essas novas ferramentas, no intuito de conquistar espaço e visibilidade nesse novo cenário. 

Afinal, não podemos fechar os olhos para a realidade de que IAs como o ChatGPT e Gemini estão sendo excelentes ferramentas de busca e, por isso, a sua empresa deve se preocupar em conquistar o seu espaço por lá também.

Nesse sentido, os números não mentem: segundo informação do blog Neil Patel, somente o ChatGPT gera mais de 1,4 bilhões de visitantes por mês, para diversas tarefas: fazer perguntas, escrever conteúdos, códigos de programação, reescrever frases, e muito mais. 

A Agência WEBi, especializada em inbound marketing e SEO, já está atenta a estas mudanças há algum tempo, e hoje vamos dar algumas dicas para você aprender a fazer SEO para IA de forma que você seja recomendado através das respostas geradas por inteligência artificial. 

Vamos lá? Siga a leitura!

O que significa fazer SEO para IA? 

SEO para IA é a prática de otimização de conteúdos e presença online para que eles apareçam e sejam utilizados por modelos de linguagem como o ChatGPT, Gemini, Bing AI e outros assistentes virtuais, além das novas formas de busca com IA integradas no Google. 

Nesse sentido, informamos desde já que o SEO para IA envolve garantir que o conteúdo, a autoridade e clareza das suas informações estejam prontos para ser resumidos, citados e utilizados pelas inteligências artificiais, referenciando as empresas como recomendação de serviço ou como referência de conteúdo. 

💡Leia também: Entenda a diferença entre tráfego orgânico e pago

Quais fatores o ChatGPT utiliza para recomendar empresas e conteúdos? 

Com base em pesquisa, experiência e também perguntas ao próprio ChatGPT, temos que para fazer SEO para IA e ser recomendado por ela, é importante ter:

  • Reputações e avaliações em dia, como no Google Meu Negócio, por exemplo, com comentários detalhados e consistência de feedbacks positivos;
  • Especialização e autoridade em um assunto, com foco claro na área solicitada pelo o que o usuário busca e autoridade percebida pelo conteúdo que publicam em blogs, por exemplo;
  • Relevância geográfica: o ChatGPT dá preferência para empresas com sede ou operação local;
  • Estrutura de serviços e cases de resultados: empresas que oferecem serviços completos têm mais chances de aparecer nas buscas do gpt, assim como as que possuem cases com depoimentos reais;
  • Presença forte online: um site otimizado e completo tem preferência nas buscas.

Como escrever para aparecer na IA?

Aqui vão algumas orientações que você deve seguir ao criar conteúdos para aparecer nos mecanismos de inteligência artificial:

  • Foque em trazer todo o contexto do conteúdo, escreva com base na intenção da busca, e não somente na palavra-chave;
  • Estruture os conteúdos com uso de títulos e subtítulos (h1,h2,h3,h4);
  • Tenha conteúdos que sejam direto ao ponto e com uma linguagem natural;
  • Use estruturas de perguntas e respostas, como FAQ, que respondam dúvidas comuns das pessoas;
  • Construa autoridade em nichos específicos, com conteúdos profundos e especializados, com referências de outras fontes;
  • Otimize o seu conteúdo para SGE – Search Generative Experience;
  • Inclua dados e fontes confiáveis no seu conteúdo. 

💡Leia também: WEBi responde: o que é o Google Core Update?

Como você pode perceber, não há tantas atualizações diferentes da prática de SEO que ensinamos continuamente por aqui: são apenas algumas adaptações, porém, as estratégias continuam sendo quase as mesmas que utilizamos de SEO para o Google. 

Sendo assim, se você é cliente da WEBi, tenha a certeza de que colherá os frutos de SEO para IA também, pois trabalhamos continuamente para que a estratégia seja aplicada a todos os mecanismos de busca. 

E, se você chegou até aqui, nós temos um presente para você: acesse o nosso E-book Guia Definitivo para o Topo do Google: um material que tem feito sucesso e é um compilado de praticamente quase todas as nossas estratégias de SEO para os nossos clientes. Nos vemos por lá!

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