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Para que seja possível avaliar os resultados de determinadas ações, métricas específicas devem ser estabelecidas. Através delas, consegue-se entender se o resultado foi positivo ou negativo e, com isso, planejar os próximos passos. No universo do marketing digital — assim como no de negócios em geral —, o ROI é um dos principais indicadores.
Se você já pesquisou pelo menos um pouco a respeito de marketing digital ou negócios, é provável que já tenha se deparado com esta sigla. Caso não faça ideia do que estamos falando, não precisa se preocupar; o conceito básico é simples de entender.
ROI significa Return Over Investment, que, no português, pode ser traduzido para “retorno sobre investimento”. Mas, para além do significado da sigla, o que é importante de verdade é entender o que ela realmente significa.
Neste texto, além de trazer uma definição mais detalhada, a WEBi ainda te explica por que esta métrica é tão importante, mostra como calcular o retorno sobre o investimento e, para encerrar, apresenta um case que evidencia um ótimo ROI na prática.
Continue a leitura e saiba mais!
O que é ROI?
Como citamos, ROI é a sigla em inglês para retorno sobre investimento. Através do registro dos valores que saem e dos que entram, o ROI permite descobrir se determinados investimentos estão valendo a pena para a empresa ou não.
É importante citar que, ainda que o nosso foco com o ROI sejam as ações de marketing digital, o cálculo do retorno pode (e deve) ser feito sobre qualquer que seja o investimento realizado pela empresa — incluindo treinamentos e até mesmo aquisição de ferramentas.
Na prática, o que você realmente precisa saber a respeito do ROI é que ele é o indicativo que mostra se o dinheiro da empresa está sendo bem investido.
Por que esta métrica é importante?
Porque ela ajuda a descobrir o que deve ser feito com o dinheiro da empresa. Se o ROI de determinada ação for positivo, você sabe que aquele investimento compensou e que deve continuar investindo em ações similares — visto que sabe que elas trarão um bom retorno para a empresa.
E o mesmo vale para o contrário. Se o ROI não compensa — ou é negativo —, talvez a melhor alternativa seja encontrar outros investimentos para fazer com que a empresa cresça — pois aquele já se provou ineficiente.
Basicamente, estamos falando de uma métrica que inutiliza os tiros no escuro. Com ela, tudo pode ser muito mais assertivo, garantindo um presente e um futuro mais seguros para a empresa como um todo.
Como calcular o retorno sobre o investimento?
Depois de entender o que é o retorno sobre o investimento e sua importância, é certo que você também quer aplicar esta métrica em sua empresa, não? Pois saiba que este é um material completo, e que você não precisará ir a outro lugar para aprender a calcular o ROI de seus investimentos.
A boa notícia é que estamos falando de um cálculo relativamente simples. A imagem abaixo, retirada do blog de Neil Patel, autoridade mundial em SEO e marketing digital, mostra a fórmula utilizada para o cálculo do retorno:
Para entender melhor, vamos substituir as variáveis por números. Troque a receita pelo valor que o investimento gerou e troque o custo pelo valor investido. Supondo que o uso de uma determinada ferramenta por um ano custou R$ 2.400,00 e que, graças a ela, o lucro foi de R$ 10.000,00. Neste caso, a fórmula ficaria a seguinte:
ROI = (10000-2400)
————— x 100
2400
O resultado deste cálculo é uma porcentagem. Em nosso exemplo, podemos afirmar que o ROI da utilização da ferramenta foi de aproximadamente 316% — um ótimo número.
ROI na prática: conheça o case FS Yachts
De todos os cases com números incríveis que nós conquistamos aqui na WEBi, o ROI do caso da FS Yachts é o melhor exemplo que podemos citar para mostrar o poder do inbound marketing — e, mais especificamente, da produção de conteúdo.
Todos sabemos como 2020 foi, graças ao começo da pandemia, um ano complicado para empresas de praticamente todos os setores. Mas este não foi o caso da FS Yachts. Para começar, a empresa viu um crescimento de 70% em suas vendas ao longo daquele ano. No entanto, não paramos por aí.
Você imagina qual foi o principal responsável por tamanho sucesso? Ele mesmo: o marketing digital. Confira, no gráfico abaixo, as divisões de origem do faturamento bruto da empresa durante o primeiro semestre de 2020:
Na prática, o que os números acima estão dizendo é que, durante 2020, apenas 30% do faturamento da FS Yachts não veio do marketing digital (estando representado na legenda por “desconhecido”). Todo o restante foi fruto deste trabalho — com destaque para o tráfego orgânico, que, sozinho, superou todos os outros canais de aquisição.
Neste caso, é seguro dizer que o ROI da empresa ao investir na parceria com a WEBi foi altíssimo, visto que seu faturamento total poderia ter sido 70% menor, sem os serviços contratados.
E você, gostaria de conquistar números parecidos com esses para sua empresa? Pois saiba que a WEBi pode te ajudar! Para conhecer melhor tudo que nós oferecemos para sua empresa, é só entrar em contato conosco!
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