Segmentação e Diferenciação. O que é posicionamento de marca?

Segmentação e Diferenciação. O que é posicionamento de marca?

Qual é o segredo das grandes empresas que conseguem se destacar no mercado? A resposta está no posicionamento de marca. Você provavelmente sabe que a concorrência está cada vez mais acirrada. Todo dia nascem milhares de marcas e a necessidade de se diferenciar é praticamente uma obrigação. 

Se você compreende a importância de um bom posicionamento, saiba que está um passo à frente na corrida pela preferência do consumidor. Isso porque não se trata apenas de oferecer um produto ou serviço, é necessário criar uma percepção única e de valor na mente do público-alvo. Mas você sabe como funciona isso?

Hoje, a Agência WEBi vai explicar todos os detalhes para você. Acompanhe a seguir!

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é como sua empresa ou produto é percebido no mercado e na mente do consumidor. Em outras palavras, é o espaço que sua marca ocupa em meio às opções de concorrentes, e de forma ela consegue se diferenciar para ser vista como única. 

Muitas pessoas pensam que isso se resume ao logotipo ou slogan. Na verdade, o posicionamento de marca envolve a experiência, promessa e proposta de valor. Ou seja, é toda a identidade única que uma empresa constrói para si. Conseguiu entender?

Aqui, o principal objetivo é criar uma imagem única na cabeça do consumidor e torná-la a primeira a ser lembrada em alguma categoria específica. Por exemplo, qual é a primeira marca de refrigerante que vem à sua mente? E qual é a palha de aço mais conhecida no Brasil? Coca-Cola e Bombril são exemplos de marcas que trabalham muito bem o seu posicionamento há décadas.

A diferença entre posicionamento e reconhecimento de marca

Muitas pessoas se confundem neste ponto. O posicionamento de marca vai além do simples reconhecimento. Isso porque o reconhecimento é a capacidade de uma pessoa identificar e saber sobre a sua marca. 

Já o posicionamento é mais abrangente, sendo que está relacionado a valores, diferenciações, participação de mercado, avaliações de consumidores, entre outros. 

As empresas que trabalham um posicionamento de marca estratégico conseguem se destacar por sua autenticidade no mercado. Porém, isso leva bastante tempo, exige paciência e diversas ações ao longo do tempo.

Quais as vantagens de trabalhar o posicionamento de marca?

Ok, agora vamos conhecer as 5 principais vantagens de investir em um posicionamento sólido para sua marca:

1. Diferenciação no mercado

Um posicionamento bem definido é uma peça-chave para se diferenciar em meio à concorrência. Quando se comunicam seus diferenciais, é possível criar uma proposta de valor única que atrai a atenção do público-alvo.

2. Fortalecimento da identidade

O posicionamento de marca reforça a identidade da empresa, o que a torna mais coesa e reconhecível. Isso facilita a comunicação com o público e cria uma imagem consistente em todos os pontos de contato.

3. Aumento da fidelização

Quando o posicionamento de marca é bem feito, ele cria um vínculo emocional com o público. Assim, aumenta a lealdade dos clientes e eles confiam com mais facilidade na sua empresa. A fidelização é importante para garantir que as pessoas voltem a comprar com você, gerando uma base de clientes recorrentes.

4. Maior percepção de valor

Uma marca bem posicionada também tem chances de ser vista como valiosa. Quando os consumidores começam a perceber sua marca como superior ou única, eles estão dispostos a pagar mais por seus produtos ou serviços. 

5. Facilidade na tomada de decisão

Além dos benefícios anteriores, um posicionamento de marca claro também ajuda as pessoas a entenderem que o seu produto ou serviço é mais agregado do que o do concorrente. O resultado disso é um processo de decisão de compra mais rápido.

4 marcas que trabalham muito bem o seu posicionamento

Existem muitas marcas boas no mercado, porém só algumas conseguiram construir um posicionamento sólido e na mente das pessoas. Separamos 4 marcas que se destacam magnificamente bem:

Coca-Cola

A Coca-Cola é um exemplo clássico de posicionamento de marca bem-sucedido. Seu posicionamento vai muito além de ser apenas um refrigerante, a marca se posiciona como um símbolo de felicidade, união e momentos especiais. 

Com o slogan “Abra a felicidade”, a Coca-Cola criou uma conexão emocional forte com seus consumidores em todo o mundo. E nem precisamos comentar que a gigante dos refrigerantes consolidou a imagem do Papai Noel trajado de vermelho e branco, né? 

McDonald’s

O McDonald’s se posicionou como uma opção de fast-food que entrega uma experiência familiar onde quer que você esteja no mundo. O posicionamento do McDonald’s é tão simbólico que o famoso “M” amarelo é reconhecido em qualquer canto do mundo.

Além disso, a marca tem trabalhado para se adaptar às mudanças nas preferências dos consumidores. Ela busca introduzir opções mais saudáveis e sustentáveis sem perder sua essência.

Starbucks

O posicionamento de marca do Starbucks é revolucionário para o segmento de cafés. A marca não se posiciona apenas como uma cafeteria, mas como se fosse uma “terceira casa” entre o trabalho e seu lar. 

Toda a experiência do Starbucks está na qualidade do café, atendimento personalizado e ambiente aconchegante. 

Nubank

No Brasil, o Nubank tem um posicionamento de marca disruptivo no setor financeiro. A fintech se posiciona como uma alternativa moderna, transparente e centrada no cliente. 

A empresa trabalha a simplicidade, a desburocratização e a tecnologia para oferecer uma experiência bancária acima da média. O Nubank conseguiu criar uma forte identificação com um público jovem e ‘tech-savvy’. Com mais de 10 anos no mercado, a fintech é considerada o maior banco digital do mundo.

Como criar uma boa estratégia de posicionamento de marca

A criação de um posicionamento de marca necessita de estudo, planejamento e atenção em diversas etapas. Os principais passos do processo são:

  • Pesquisa de público-alvo: faça pesquisas de mercado, crie personas e analise o comportamento do consumidor;
  • Análise de mercado e concorrência: entenda o mercado em que a empresa está inserida e seus concorrentes, identifique tendências, oportunidades e ameaças. Aqui, vale muito a pena fazer uma análise SWOT;
  • Identificação de diferenciais: com base nas análises anteriores, veja o que torna sua marca única, ou seja, se é o atendimento, a experiência de entrega, inovação ou qualquer outro aspecto que você vê como relevante e diferente;
  • Definição da proposta de valor: crie um documento claro e conciso sobre qual é o valor única que sua marca oferece aos clientes;
  • Crie uma estratégia de comunicação: defina o tom de voz, valores e personalidades que a marca deseja transmitir nas redes sociais, e-mails, materiais offline, etc.

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Na Agência WEBi, entendemos perfeitamente a importância do posicionamento de marca para cada cliente. Por isso, no início de cada projeto, realizamos uma análise aprofundada do posicionamento atual da marca. 

Caso identifiquemos a necessidade de uma mudança ou refinamento no posicionamento, são criadas campanhas e jornadas específicas para alinhar a marca com a nova estratégia definida.

Viu como o posicionamento de marca é poderoso? Quando você define claramente como quer ser percebido pelos consumidores e trabalha isso, é totalmente possível se tornar competitivo no mercado. 

Se você precisa de ajuda para definir o posicionamento da sua empresa, conte com a Agência WEBi para isso! E também aproveite para acompanhar o nosso blog e ficar por dentro das melhores dicas de marketing digital. Até mais! 🧡