A escolha de palavras-chave para os seus conteúdos é essencial para um bom trabalho de SEO, devendo ser feito de forma estratégica e também pensado de acordo com os objetivos de marketing que pretendem ser atingidos.
Afinal, apesar das constantes atualizações do Google e até mesmo com as recentes pesquisas realizadas via inteligência artificial, as palavras-chave ainda são relevantes para posicionar o seu negócio no topo do Google e das IA’s.
Vamos conferir, através deste artigo, como estruturar uma pesquisa de palavras-chave, a escolha de planejadores, e muito mais.
Siga a leitura!
O que é uma palavra-chave?
As palavras-chave são termos, compostos de uma ou mais palavras, que revelam a intenção, dúvida ou problema do usuário no momento da busca, no intuito de obter uma resposta.
Assim, são exemplos de palavras-chave, por exemplo, ‘’restaurante próximo de mim’’, ou ‘’restaurante em São Paulo’’, ou ainda ‘’qual o melhor restaurante de São Paulo’’.
Elas são importantes para um negócio porque o aparecimento da sua empresa ou conteúdo nas primeiras posições do Google pode resultar em alcance, reconhecimento de marca e até mesmo vendas.
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A intenção por trás da pesquisa da palavra-chave
Apesar das palavras-chave serem extremamente importantes para estruturar conteúdos, a intenção do usuário quando realiza a busca é muito importante para a classificação e entrega dos resultados no topo do Google.
Isso é muito importante para enriquecer o conteúdo e entender o que está por trás das palavras, entendendo o que realmente a pessoa deseja com a busca.
Nesse contexto também entra o SEO Semântico, que nada mais é do que entender o significado e o contexto por trás das palavras-chave, entendendo o conteúdo de forma mais profunda, graças aos algoritmos cada vez mais refinados e capazes de compreender a semântica das palavras.
Critérios para a escolha das palavras-chave
Acredite, não é somente escolher palavras-chave aleatoriamente para o seu negócio: é preciso analisar uma série de critérios, além de saber qual o momento certo de utilizá-las em sua estratégia.
Além disso, alguns pontos devem ser considerados para a escolha, como, por exemplo:
- persona;
- volume de busca;
- dificuldade de ranqueamento da palavra-chave;
- CPC;
- head tail x long tail.
Conhecimento da persona
Antes de qualquer decisão, é fundamental conhecer bem sua persona, ou seja, o perfil semifictício do seu cliente ideal.
Quais são suas dores, desejos, dúvidas e comportamentos de busca? A escolha das palavras-chave deve estar diretamente ligada à forma como a persona se comunica e pesquisa na internet.
Volume de busca
É importante verificar quantas pessoas pesquisam por determinada palavra-chave mensalmente.
Palavras com alto volume podem atrair mais tráfego, mas também tendem a ter maior concorrência. O ideal é buscar um equilíbrio entre volume e relevância para o seu público.
Dificuldade de ranqueamento
Nem sempre vale a pena focar em termos altamente competitivos.
Avaliar o nível de dificuldade para ranquear uma palavra-chave nos mecanismos de busca ajuda a definir estratégias mais realistas e eficientes, especialmente se o seu site ainda está ganhando autoridade.
CPC (Custo por Clique)
Mesmo que sua estratégia não envolva anúncios pagos, entender o CPC de uma palavra-chave pode revelar o valor comercial dela.
Palavras com alto custo por clique indicam que são termos valorizados no mercado, o que pode ser um indicativo de alta conversão.
Head tail vs. Long tail
As palavras-chave head tail (curtas e amplas, como “marketing digital”) tendem a ter maior volume de busca, mas são mais genéricas e competitivas. Já as palavras-chave long tail (mais específicas, como “estratégias de marketing digital para pequenas empresas”) atraem um público mais qualificado, com maior intenção de conversão e menor concorrência. Uma boa estratégia envolve o uso equilibrado entre esses dois tipos.

Tipos de palavras-chave por intenção
Cada busca realizada no Google tem um objetivo. Elas podem ser classificadas em:
- Informativas: o usuário está aprendendo algo novo. Neste caso, vale a pena investir em conteúdos de ‘’dicas’’, ‘’como fazer’’, ‘’tutoriais’’, etc.;
- Transacionais: o usuário tem a intenção de contratar ou comprar algo. Aqui, sugerimos utilizar palavras-chave de fundo de funil;
- Navegacionais: o usuário já conhece a marca e deseja acessá-la de forma direta, digitando especificamente seu nome nos mecanismos de busca.
Em cada uma dessas etapas, vale a pena criar conteúdo estratégico e específico, de forma que o usuário encontre aquilo que está buscando.
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