Upsell: aumentar o faturamento oferecendo mais

Postado em 19 de Maio de 2020 por Agência WEBI na categoria Blog

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Em um mercado onde a competitividade por uma parcela das vendas é cada vez maior, tem vantagem quem utiliza um número maior de técnicas diferenciadas. Afinal, elas estão entre as melhores formas de se diferenciar perante a visão dos clientes em potencial. Uma destas técnicas, muito utilizada para aumentar o faturamento da empresa, é o upsell.

Se você nunca ouviu falar nela ou não sabe exatamente o que esta palavra significa, não se preocupe! No texto de hoje, a WEBi te explica! Além de definirmos o conceito de upsell, nós ainda te mostramos quando fazê-lo, suas principais vantagens e damos um exemplo real de aplicação de upsell: O NOSSO. Continue e confira!

Boa leitura!

 

O que é upsell

De uma forma bem simples, upsell é uma técnica de vendas que consiste em oferecer aos clientes um produto ou serviço melhor (e, consequentemente, mais caro) do que o que eles queriam a princípio. Quando paramos para pensar na técnica, ela faz muito sentido por ser vantajosa para ambas as partes — a empresa ganha mais dinheiro e o consumidor sai com um produto ou serviço melhor.

Um exemplo muito claro, clássico e que já foi até retratado em um famoso documentário é o do McDonald’s. Especialmente nos restaurantes da rede nos Estados Unidos, sempre que um cliente chega ao balcão e pede um lanche, uma versão maior é oferecida. Às vezes as diferenças nem são no hambúrguer em si, mas no tamanho da batata ou do refrigerante. De qualquer forma, o pedido fica maior, com mais comida e mais caro.

O upsell funciona muito bem porque muitas vezes o que é oferecido é algo que o cliente em potencial nem sabia que poderia pedir. Além disso, sempre que vemos uma oferta melhor, a tendência é a de que optemos por ela. Como a técnica simplesmente agrega mais valor ao produto ou serviço em questão, e não necessariamente oferece um produto novo, o preço final acaba compensando — mesmo sendo, quando falamos em valores brutos, mais alto.

 

Quando fazer

É inegável que é mais fácil realizar uma venda para um cliente fiel, para aquele consumidor que já comprou com você, já conhece sua empresa e confia nela. Tendo isso em mente, o momento ideal de aplicar um upsell é quando você se depara com este tipo de cliente. Já que ele já conhece o produto ou serviço da sua empresa, é muito mais provável que exista a confiança de que o que está sendo oferecido realmente será melhor que o previamente buscado.

No caso específico do McDonald’s, é praticamente impossível saber quem é ou não cliente fiel. E é exatamente por isso que a estratégia adotada pela empresa é bem mais agressiva, tentando praticar o upsell com todos, sempre que possível. Não surpreendentemente, isso faz a empresa vender muito mais por ano. Se este for o seu caso, uma empresa grande que não tem como controlar muito bem quem é cliente fiel e quem não é, talvez esta estratégia seja algo interessante a ser tentado.

 

Principais vantagens

Para ser uma técnica que realmente vale o esforço, o upsell tem que apresentar vantagens claras. Confira as principais:

 

Benefícios para todos

Como já citamos, a principal vantagem do upsell é o fato de ele trazer benefícios para todos os envolvidos no negócio. Enquanto o cliente adquire um produto ou serviço mais completo por um valor um pouquinho maior, a empresa vende algo mais bem elaborado, aumentando o seu ticket médio e, consequentemente, o faturamento.

No final das contas, esta vantagem sumariza o porquê de aplicar a técnica de upsell — todo mundo sai ganhando.

 

Maior fidelização com pouco investimento

Lembra que falamos que o upsell tem chances maiores de funcionar quando é aplicado com aqueles clientes fiéis? Ainda que isso seja um fato, o outro caminho também ocorre e é uma das vantagens da técnica: com o upsell, é possível que a sua empresa fidelize mais clientes e os traga para mais perto de você.

Além disso, o investimento necessário aqui não é alto. Isso porque o produto ou serviço de base já é oferecido pela empresa. Basta acrescentar o algo a mais que seja interessante ao público e pronto.

 

Como a WEBi aplica o upsell

E aqui na Agência WEBi nós também aplicamos o upsell! Estamos sempre buscando trazer o melhor para os nossos clientes e para nossa empresa também. Afinal, é tudo um ciclo — quanto melhores forem as nossas condições, mais podemos oferecer para nossos clientes, conquistando novos e fidelizando antigos, e continuar crescendo.

Tendo como principal serviço o marketing digital, por aqui nossos clientes podem escolher entre diversos ‘pacotes’. Nosso serviço mais básico é a gestão de redes sociais, através do qual nós gerenciamos os perfis e páginas dos clientes em redes como Facebook, Instagram e YouTube, melhorando o relacionamento com o público e trazendo novas oportunidades de negócios.

Funcionando como uma espécie de upsell, o nosso serviço principal e mais completo é o de inbound marketing — que também inclui a gestão das redes sociais. No entanto, além dela, o inbound da WEBi também conta com a criação e a otimização de sites, a produção de conteúdo para blogs, a automação de marketing, os links patrocinados e, opcionalmente, o vídeo marketing. Agregado a esses módulos, temos ainda uma diversa gama de ações e acompanhamento de tendências, para deixar o marketing dos nossos clientes sempre à frente.

Através da técnica do upsell, nós oferecemos soluções completas para o marketing digital de empresas, aumentando a sua presença digital e transformando-a em uma referência no segmento em que atua. Você pode conhecer cada uma de nossas soluções aqui mesmo em nosso site, através deste link.

 

 

E aí, já conhecia o conceito de upsell? Sabia o que ele significa e como ele é aplicado? Se você se interessou pelas possibilidades que ele oferece, talvez agora seja o momento ideal para aplicá-lo, fidelizar seus clientes e aumentar o faturamento! E se quiser acompanhar a WEBi para continuar recebendo este tipo de conteúdo, siga nossas redes sociais!

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