A importância de um BLOG CORPORATIVO

Postado em 28 de janeiro de 2014 por Agência WEBI na categoria Blog

Uma pergunta clássica por parte de vários empresários que querem ingressar no mundo virtual: porque minha empresa precisa de um blog? Os motivos você vai conhecer logo abaixo no decorrer deste artigo, mas antes vamos definir alguns detalhes.
O primeiro passo é escolher o nosso público-alvo: interno ou externo? Você pode atingir os seus colaboradores no dia-a-dia do seu negócio ou criar um conteúdo focado em clientes, parceiros e mercado. Geralmente, em quase 100% dos casos, os blogs corporativos internos, isto é, para os funcionários, são fechados e não acontece uma divulgação para o público em geral. O motivo é simples, trata-se da rotina dos mesmos, logo interessa apenas a eles e mais ninguém. Já no outro caso a ideia é jogar no ventilador e deixar fluir cada vez mais mundo a fora, em outras palavras, procurar se tornar viral dentro do seu nicho de mercado.
Já definimos o nosso target, vamos agora expor aqui, em tópicos, os principais motivos para você ter um blog corporativo, vem com a gente.

  1. VOCÊ QUE MANDA! Ele é praticamente o seu jornal e nele quem escolhe as notícias é você. Pagando o domínio e a hospedagem ninguém pode tirar você do ar, seu negócio estará online 24 horas de segunda a segunda, com seu conteúdo publicado. Além disso é você quem define toda a estrutura de comentários, atualizações, layout, temas, entre outros, que pouquíssimas outras mídias te disponibilizaram com tanta liberdade.
  2. UM INVESTIMENTO RENTÁVEL! Um artigo publicado hoje ficará disponível para o seu público para sempre. Melhor do que isto, ele vai gerar links e tráfego para o seu site ou loja virtual a cada dia que passa. Se manter ativo nos buscadores, principalmente no Google, Bing e Yahoo! é fundamental para manter suas vendas ativas.
  3. FÁCIL ACESSO! Uma das poucas mídias sociais em que o seu cliente consegue ter acesso sem precisar fazer um cadastro. Sim, é um ponto forte e vale a pena destacar, pois sabemos que nem todos estão em todas as redes sociais e assim por diante. Também, vale ressaltar que hoje em dia é super barato de manter um blog, tanto fazendo isto sozinho ou contratando profissionais como os nosso heróis aqui na WEBi.
  4. COMUNICAÇÃO DIRETA! Com a possibilidade de comentários, uma conversa é iniciada a partir do momento que você cria um artigo. Seus clientes poderão conversar com a empresa, dar sugestões, reclamar, elogiar, compartilhar e isso vai longe. Outros consumidores podem visitar e por causa das opiniões de outros, você acaba atraindo ainda mais vendas para o seu negócio.
  5. MORAL LÁ EM CIMA! Uma auto-promoção dos seus produtos nunca é demais, hein? Com o seu blog corporativo, ninguém te proíbe de criar conteúdo relacionado aos seus produtos. Explique como funciona aquilo que você vende, ensine seus clientes a usar e vá com tudo! Sim, porque com o blog a equipe fica com a moral lá em cima, isso gera retorno dentro da empresa, também. A auto-estima dos funcionários com certeza vai aumentar quando eles lerem sobre a empresa ou até mesmo sobre eles no blog, quem não gosta de um mimo ou elogio?

  • ESCREVA: mantenha sua mídia atualizada, crie uma rotina, aquela frequência de atualizações que comentamos anteriormente. Um blog sem conteúdo é exatamente isso aí que você pensou, um outdoor no deserto.
  • CONTEÚDO: cuidado com o que você publicar, fique atento as fontes, erros de português e principalmente cópias. Copiar e colar, o famoso ctrl c + v não vai te ajudar em nada, os buscadores são inteligentes e excluem esse tipo de coisa, as tornando irrelevantes.
  • RESPOSTAS: responda seus clientes, mas tome cuidado! O cliente sempre tem razão, sim na internet, também. A mentira tem perna curta, se recebeu uma resposta negativa, não adianta apagar, procure conversar com o usuário e tentar reverter a situação, aceite seus erros e procure melhorar com eles.

Então é isso né, pessoal? Esperamos realmente ter ajudado vocês com esse artigo e nossos heróis nos colocam a sua disposição para ajudar. Vamos blogar? Fale com a gente e faremos um super blog corporativo para o seu negócio alavancar ainda mais as vendas 😀