Uma pergunta clássica por parte de vários empresários que querem ingressar no mundo virtual: porque minha empresa precisa de um blog? Os motivos você vai conhecer logo abaixo no decorrer deste artigo, mas antes vamos definir alguns detalhes.
O primeiro passo é escolher o nosso público-alvo: interno ou externo? Você pode atingir os seus colaboradores no dia-a-dia do seu negócio ou criar um conteúdo focado em clientes, parceiros e mercado. Geralmente, em quase 100% dos casos, os blogs corporativos internos, isto é, para os funcionários, são fechados e não acontece uma divulgação para o público em geral. O motivo é simples, trata-se da rotina dos mesmos, logo interessa apenas a eles e mais ninguém. Já no outro caso a ideia é jogar no ventilador e deixar fluir cada vez mais mundo a fora, em outras palavras, procurar se tornar viral dentro do seu nicho de mercado.
Já definimos o nosso target, vamos agora expor aqui, em tópicos, os principais motivos para você ter um blog corporativo, vem com a gente.
- VOCÊ QUE MANDA! Ele é praticamente o seu jornal e nele quem escolhe as notícias é você. Pagando o domínio e a hospedagem ninguém pode tirar você do ar, seu negócio estará online 24 horas de segunda a segunda, com seu conteúdo publicado. Além disso é você quem define toda a estrutura de comentários, atualizações, layout, temas, entre outros, que pouquíssimas outras mídias te disponibilizaram com tanta liberdade.
- UM INVESTIMENTO RENTÁVEL! Um artigo publicado hoje ficará disponível para o seu público para sempre. Melhor do que isto, ele vai gerar links e tráfego para o seu site ou loja virtual a cada dia que passa. Se manter ativo nos buscadores, principalmente no Google, Bing e Yahoo! é fundamental para manter suas vendas ativas.
- FÁCIL ACESSO! Uma das poucas mídias sociais em que o seu cliente consegue ter acesso sem precisar fazer um cadastro. Sim, é um ponto forte e vale a pena destacar, pois sabemos que nem todos estão em todas as redes sociais e assim por diante. Também, vale ressaltar que hoje em dia é super barato de manter um blog, tanto fazendo isto sozinho ou contratando profissionais como os nosso heróis aqui na WEBi.
- COMUNICAÇÃO DIRETA! Com a possibilidade de comentários, uma conversa é iniciada a partir do momento que você cria um artigo. Seus clientes poderão conversar com a empresa, dar sugestões, reclamar, elogiar, compartilhar e isso vai longe. Outros consumidores podem visitar e por causa das opiniões de outros, você acaba atraindo ainda mais vendas para o seu negócio.
- MORAL LÁ EM CIMA! Uma auto-promoção dos seus produtos nunca é demais, hein? Com o seu blog corporativo, ninguém te proíbe de criar conteúdo relacionado aos seus produtos. Explique como funciona aquilo que você vende, ensine seus clientes a usar e vá com tudo! Sim, porque com o blog a equipe fica com a moral lá em cima, isso gera retorno dentro da empresa, também. A auto-estima dos funcionários com certeza vai aumentar quando eles lerem sobre a empresa ou até mesmo sobre eles no blog, quem não gosta de um mimo ou elogio?
- ESCREVA: mantenha sua mídia atualizada, crie uma rotina, aquela frequência de atualizações que comentamos anteriormente. Um blog sem conteúdo é exatamente isso aí que você pensou, um outdoor no deserto.
- CONTEÚDO: cuidado com o que você publicar, fique atento as fontes, erros de português e principalmente cópias. Copiar e colar, o famoso ctrl c + v não vai te ajudar em nada, os buscadores são inteligentes e excluem esse tipo de coisa, as tornando irrelevantes.
- RESPOSTAS: responda seus clientes, mas tome cuidado! O cliente sempre tem razão, sim na internet, também. A mentira tem perna curta, se recebeu uma resposta negativa, não adianta apagar, procure conversar com o usuário e tentar reverter a situação, aceite seus erros e procure melhorar com eles.
Então é isso né, pessoal? Esperamos realmente ter ajudado vocês com esse artigo e nossos heróis nos colocam a sua disposição para ajudar. Vamos blogar? Fale com a gente e faremos um super blog corporativo para o seu negócio alavancar ainda mais as vendas 😀