Marketing e vendas: entenda a importância de aliar as duas estratégias

No meio empresarial, ainda é comum enxergar marketing e vendas como duas áreas que não estão interligadas por, supostamente, terem metas e objetivos diferentes. Mas o que nós podemos te garantir é que esses dois setores precisam estar alinhados e trabalhar em conjunto para aumentar a lucratividade da empresa.

Este alinhamento é ainda mais importante para empresas que querem crescer sua presença no meio digital, já que os novos consumidores estão cada vez mais buscando informações relevantes antes de optar pela compra de um serviço ou produto.
Marketing e vendas, então, devem estar interligados para serem capazes de entregar uma boa experiência ao usuário, antes, durante e após o fechamento de um negócio. Confira como esses dois setores se relacionam e como alinhar as duas estratégias em sua empresa!

Como o marketing pode ajudar o setor de vendas?

O marketing é uma das etapas anteriores à concretização das vendas e, se realizado de maneira efetiva, é capaz de contribuir significativamente para o aumento das vendas. Saiba como ele pode colaborar para otimizar o setor de vendas.

Atração de público

O marketing pode ter diversos objetivos para uma empresa: fortalecimento de marca, divulgação de produtos, geração de tráfego para o site, dentre tantos outros. Mas tudo isso se resume em um único objetivo final: atrair mais público para gerar mais receita para a empresa.
Quanto mais pessoas estão sendo impactadas pela sua presença digital, maiores são as chances de que elas lembrem do seu negócio quando precisarem de seu serviço ou produto. E aí, quem ganha é o time de vendas!

Entrega de leads qualificados

Após atrair mais público, o marketing precisa prepará-lo e nutri-lo com informações relevantes para que ele percorra toda a jornada de compra e chegue preparado para o momento de fechamento de um negócio.
Essa entrega de leads qualificados facilita muito o trabalho da equipe de vendas, já que eles irão lidar com pessoas que estão prontas para comprar, ou seja, a chance de que esses leads fechem negócio são muito grandes.
O que acontece em muitos casos em que marketing e vendas não estão alinhados é que este último setor recebe leads que ainda podem estar no topo do funil e vão se sentir invadidos e irritados com a tentativa de uma venda no momento que ainda não estão preparados para isso.

Pós-venda mais efetivo

Quando sua equipe de vendas consegue fechar um negócio, a relação da sua empresa com o cliente não deve acabar aí. E é nesse momento que a equipe de marketing deve entrar com ações de pós-venda para fidelizar aquele cliente e fazer com que ele volte a fazer negócio com sua empresa, e quem sabe se tornar um defensor de sua marca.
Quando essas estratégias de pós-venda são realizadas com eficácia pelo time de marketing, a possibilidade de que a equipe de vendas realize um novo fechamento de negócio são bem efetivas, ainda mais para empresas que costumam realizar mais de uma venda para o mesmo cliente.

Como o setor de vendas pode ajudar o marketing?

Bom, agora que você sabe como o marketing pode ajudar o setor de vendas, pode estar se perguntando como as vendas podem otimizar o setor de marketing. Parece mais difícil de relacionar, certo? Mas calma que nós te explicamos.

Auxilia no processo final de venda

Para leads que estão qualificados, é hora de o time de vendas entrar em ação. Em muitos casos, aquele lead pode estar precisando de apenas um empurrãozinho que o marketing não consegue oferecer.
E justamente por isso o setor de vendas é tão importante. É ele que irá dar sequência ao trabalho realizado pelo marketing, e se conseguir fechar um negócio, todo o esforço da equipe de marketing terá valido a pena.

Entrega um perfil de público bem definido

Por mais que o setor de marketing tenha feito estudos e levantamentos sobre a persona da empresa, as informações obtidas podem ficar ainda mais completas com a ajuda do time de vendas.
Quem tem contato direto com os clientes pode coletar dados importantes para otimizar a delimitação de personas para aquela empresa. E com personas bem definidas, o marketing pode pensar em estratégias mais efetivas para atingir esse público de maneira certeira.

Repassa os produtos ou serviços mais vendidos

O marketing pode traçar estratégias para a divulgação de produtos ou serviços que, na prática, podem acabar não sendo os mais procurados pelo mercado. Somente quem está na parte de vendas, em contato direto com os clientes, sabe quais são os produtos ou serviços mais vendidos.
Com essa informação em mãos, o time de vendas pode repassar o que está sendo mais procurado, para que o setor de marketing possa pensar em estratégias para aumentar ainda mais as vendas desses produtos ou serviços.

Como alinhar marketing e vendas?

Para empresas que possuem os processos de marketing e vendas atuando de forma não conjunta, unir as duas estratégias pode ser um desafio. Mas para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas abaixo. Confira!

Estabeleça objetivos comuns

Lembra que no início do texto falamos que em alguns casos, marketing e vendas trabalham com metas e objetivos diferentes? Pois é, essa estratégia pode ser maléfica para seu negócio. Pense bem: de nada adianta o marketing lançar uma ação inovadora se o time de vendas não está a par de todas as informações relevantes sobre essa ação para conseguir traçar técnicas efetivas na hora da venda.
O ideal é estabelecer objetivos comuns para ambos os setores. Dessa forma, eles podem se unir e pensar em estratégias mais assertivas e somar forças para ir em busca de um único objetivo.

Compartilhe dados

Os dados de leads e clientes precisam ser compartilhados entre as equipes para que as ações e estratégias possam ser pensadas mais efetivamente. Nesse sentido, utilizar um software de gestão pode ser uma boa estratégia para que dados e informações relevantes do time de marketing e do time de vendas possam ser compartilhadas entre os dois setores.
Dados sobre clientes coletados pelo time de vendas podem ser utilizados pela equipe de marketing para otimizar o perfil do público da empresa, por exemplo. Da mesma forma, dados sobre leads coletados pelo time de marketing podem ser aproveitados pelo setor de vendas para traçar estratégias mais assertivas no momento da abordagem.

Faça reuniões frequentes

Reunir os times é fundamental para um melhor alinhamento entre os dois setores. Nesses encontros, é importante reforçar que ambas as equipes precisam trabalhar com o intuito de atingir um objetivo em comum e aproveitar para trocar o máximo de informações possíveis.
Esse alinhamento pode ser feito uma vez por mês, mas é importante que fique claro para todos como irá funcionar a integração na prática. O entendimento do papel de cada pessoa é fundamental para o sucesso da estratégia como um todo. Por isso, aproveite muito bem esses encontros e não deixe sobrar dúvidas.
A perfeita sincronia entre o time de marketing e vendas colabora para o aumento das vendas e, consequentemente, gera mais receita para a empresa. É importante que essas duas áreas caminhem juntas para garantir o melhor desempenho da sua empresa como um todo.

E aí, que tal otimizar o alinhamento entre esses dois setores? Nós podemos te ajudar. A WEBi é uma agência de marketing digital com quase 20 anos de mercado, atuando com foco em resultados e priorizando os objetivos do cliente. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!
Obrigado e até a próxima!